Compromisso dos turistas com o turismo cultural de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/13998 |
Resumo: | O principal objetivo desta dissertação consiste em determinar o grau de compromisso (“engagement”) dos turistas com o turismo cultural em Lisboa. Para atingir o objetivo em causa, o presente estudo, parte de uma revisão literária e de estudos empíricos realizados anteriormente sobre o turismo cultural em Lisboa e sobre o conceito de “engagement”, bem como tópicos relacionados. Adicionalmente foi feita uma análise estatística para perceber o modo como os turistas se relacionam com os espaços culturais em Lisboa. Esta análise foi elaborada a partir da recolha de questionários, junto a diversos espaços culturais em Lisboa. A mesma permitiu testar as hipóteses de um modelo presente na dissertação. Depois de realizado todo o trabalho empírico, este estudo permitiu perceber que é fundamental que os turistas tenham um nível relativamente elevado de “engagement” com os espaços culturais, para que os mesmos passem uma imagem positiva dos mesmos, para outros indivíduos, o que levará, os segundos a também visitarem esses espaços, ou seja, o nível de “engagement” influência a frequência a espaços culturais. Outras conclusões foram igualmente retiradas, deste estudo e apresentadas na dissertação. Esta dissertação apresenta ainda sugestões e implicações para estudos futuros. |
id |
RCAP_f5b195966b2b81b047e180ecf7640c2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13998 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Compromisso dos turistas com o turismo cultural de LisboaGestãoTurismo culturalEngagementEspaço artísticoEmoçãoPublicidadeLisboaTurismo culturalÓcio sérioEmoção agradávelPassa palavraIntenções de comportamentoCultural TourismLisbonSerious leisurePleasant arousalWord of mouthIntentions behaviorO principal objetivo desta dissertação consiste em determinar o grau de compromisso (“engagement”) dos turistas com o turismo cultural em Lisboa. Para atingir o objetivo em causa, o presente estudo, parte de uma revisão literária e de estudos empíricos realizados anteriormente sobre o turismo cultural em Lisboa e sobre o conceito de “engagement”, bem como tópicos relacionados. Adicionalmente foi feita uma análise estatística para perceber o modo como os turistas se relacionam com os espaços culturais em Lisboa. Esta análise foi elaborada a partir da recolha de questionários, junto a diversos espaços culturais em Lisboa. A mesma permitiu testar as hipóteses de um modelo presente na dissertação. Depois de realizado todo o trabalho empírico, este estudo permitiu perceber que é fundamental que os turistas tenham um nível relativamente elevado de “engagement” com os espaços culturais, para que os mesmos passem uma imagem positiva dos mesmos, para outros indivíduos, o que levará, os segundos a também visitarem esses espaços, ou seja, o nível de “engagement” influência a frequência a espaços culturais. Outras conclusões foram igualmente retiradas, deste estudo e apresentadas na dissertação. Esta dissertação apresenta ainda sugestões e implicações para estudos futuros.The main objective of this work is to determine the degree of "engagement" of tourists with cultural tourism in Lisbon. To achieve the goal in question, this study, part of a literature review and empirical studies previously conducted on cultural tourism in Lisbon and on the concept of engagement, as well as related topics. In addition it made a statistical analysis to see how tourists relate to cultural venues in Lisbon. This analysis was drawn from the collection of questionnaires, along with various cultural spaces in Lisbon. The same has tested the hypotheses of this model in the dissertation. After performing all the empirical work, this study allowed us to realize that it is important that tourists have a relatively high level of "engagement" with cultural spaces, so that they pass a positive image of themselves to others, which will in the latter also visit these places, so, the level of "engagement" cultural influences the frequency space. Other findings were also taken, this study and presented in the dissertation. This thesis also presents suggestions and implications for future studies.2017-07-13T13:27:07Z2016-01-01T00:00:00Z20162016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/13998TID:201292530porMartins, Ana Patrícia Abreu Lopes Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:34:22Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:31.981918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compromisso dos turistas com o turismo cultural de Lisboa |
title |
Compromisso dos turistas com o turismo cultural de Lisboa |
spellingShingle |
Compromisso dos turistas com o turismo cultural de Lisboa Martins, Ana Patrícia Abreu Lopes Augusto Gestão Turismo cultural Engagement Espaço artístico Emoção Publicidade Lisboa Turismo cultural Ócio sério Emoção agradável Passa palavra Intenções de comportamento Cultural Tourism Lisbon Serious leisure Pleasant arousal Word of mouth Intentions behavior |
title_short |
Compromisso dos turistas com o turismo cultural de Lisboa |
title_full |
Compromisso dos turistas com o turismo cultural de Lisboa |
title_fullStr |
Compromisso dos turistas com o turismo cultural de Lisboa |
title_full_unstemmed |
Compromisso dos turistas com o turismo cultural de Lisboa |
title_sort |
Compromisso dos turistas com o turismo cultural de Lisboa |
author |
Martins, Ana Patrícia Abreu Lopes Augusto |
author_facet |
Martins, Ana Patrícia Abreu Lopes Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Patrícia Abreu Lopes Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Turismo cultural Engagement Espaço artístico Emoção Publicidade Lisboa Turismo cultural Ócio sério Emoção agradável Passa palavra Intenções de comportamento Cultural Tourism Lisbon Serious leisure Pleasant arousal Word of mouth Intentions behavior |
topic |
Gestão Turismo cultural Engagement Espaço artístico Emoção Publicidade Lisboa Turismo cultural Ócio sério Emoção agradável Passa palavra Intenções de comportamento Cultural Tourism Lisbon Serious leisure Pleasant arousal Word of mouth Intentions behavior |
description |
O principal objetivo desta dissertação consiste em determinar o grau de compromisso (“engagement”) dos turistas com o turismo cultural em Lisboa. Para atingir o objetivo em causa, o presente estudo, parte de uma revisão literária e de estudos empíricos realizados anteriormente sobre o turismo cultural em Lisboa e sobre o conceito de “engagement”, bem como tópicos relacionados. Adicionalmente foi feita uma análise estatística para perceber o modo como os turistas se relacionam com os espaços culturais em Lisboa. Esta análise foi elaborada a partir da recolha de questionários, junto a diversos espaços culturais em Lisboa. A mesma permitiu testar as hipóteses de um modelo presente na dissertação. Depois de realizado todo o trabalho empírico, este estudo permitiu perceber que é fundamental que os turistas tenham um nível relativamente elevado de “engagement” com os espaços culturais, para que os mesmos passem uma imagem positiva dos mesmos, para outros indivíduos, o que levará, os segundos a também visitarem esses espaços, ou seja, o nível de “engagement” influência a frequência a espaços culturais. Outras conclusões foram igualmente retiradas, deste estudo e apresentadas na dissertação. Esta dissertação apresenta ainda sugestões e implicações para estudos futuros. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2016-09 2017-07-13T13:27:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/13998 TID:201292530 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/13998 |
identifier_str_mv |
TID:201292530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134713492799488 |