Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3º ciclo do Fundão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ricardo João Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3289
Resumo: Capítulo 1 É com enorme prazer que consigo ter a oportunidade e obrigatoriedade de realizar este documento. Foi sem dúvida um ano de realização pessoal e profissional, por se tratar de uma área de ensino e de trabalho que em muito está ligada à minha atividade profissional. O trabalho com crianças e os valores éticos, além de todas as situações técnicas de aprendizagem das modalidades lecionadas, pelas quais passo todos os dias, estiveram sempre neste estágio. Com o aproximar do final do estágio, começo a sentir saudades das horas de trabalho, apesar de em muitos momentos, terem sido difíceis de conciliar com o trabalho diário. Fazendo uma passagem rápida pelo ano desenvolvido e, depois de muitas reuniões iniciais, de modo a planificar o ano letivo, parti então para a planificação das minhas unidades didáticas para posteriormente as poder colocar em prática na lecionação das aulas. Não senti muitas dificuldades na liderança da aula e na lecionação da maior parte das unidades didáticas, talvez por já trabalhar na área e também por ter trabalhado em muitas das modalidades que lecionei ao longo do ano. Penso que, juntamente com os meus dois colegas de estágio, desenvolvemos um trabalho diário interessante, quer na lecionação onde sempre existiu entreajuda mas também nas atividades de seminário, interagindo com várias estruturas da escola de modo a tornar qualquer atividade mais abrangente e completa. De uma forma muito sucinta, esta foi a descrição de um ano enorme em termos de conhecimentos adquiridos, de experiências vividas e de trabalho realizado. Capítulo 2. Realizada a primeira reunião entre os alunos estagiários e a Universidade da Beira Interior (UBI), pude definir o meu tema da cadeira de Seminário II. Fui para essa reunião com um tema proposto sobre as motivações dos alunos para a prática do desporto escolar, no entanto, durante essa mesma reunião foi abordado um tema deficitário que existia no departamento. Este tema relaciona-se com as necessidades de formação dos profissionais da área de desporto na região centro (distrito de Castelo Branco e Guarda). Senti uma importância enorme em desenvolver esta temática, com a intenção de colmatar uma lacuna que sinto enquanto profissional da área e da região. Desenvolvi um trabalho em conjunto com a UBI e o CFIUTE (Centro de formação interação tecido empresarial). Desenvolvi um trabalho sempre presente e de uma forma muito assídua no centro de formação e sempre que necessário na UBI, de forma a esclarecer algumas duvidas que pudessem surgir. Consegui através de um questionário enviado por e-mail, recolher algumas informações para um posterior tratamento, que passarei a apresentar no presente relatório. Consegui através da minha amostra perceber algumas áreas de formação que estão em carência na nossa região.
id RCAP_f5b2fc7fc6be6ce78e01ba95a6a420ab
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3º ciclo do FundãoEducação Física - Estágio pedagógicoPrática desportiva - Ensino secundárioCapítulo 1 É com enorme prazer que consigo ter a oportunidade e obrigatoriedade de realizar este documento. Foi sem dúvida um ano de realização pessoal e profissional, por se tratar de uma área de ensino e de trabalho que em muito está ligada à minha atividade profissional. O trabalho com crianças e os valores éticos, além de todas as situações técnicas de aprendizagem das modalidades lecionadas, pelas quais passo todos os dias, estiveram sempre neste estágio. Com o aproximar do final do estágio, começo a sentir saudades das horas de trabalho, apesar de em muitos momentos, terem sido difíceis de conciliar com o trabalho diário. Fazendo uma passagem rápida pelo ano desenvolvido e, depois de muitas reuniões iniciais, de modo a planificar o ano letivo, parti então para a planificação das minhas unidades didáticas para posteriormente as poder colocar em prática na lecionação das aulas. Não senti muitas dificuldades na liderança da aula e na lecionação da maior parte das unidades didáticas, talvez por já trabalhar na área e também por ter trabalhado em muitas das modalidades que lecionei ao longo do ano. Penso que, juntamente com os meus dois colegas de estágio, desenvolvemos um trabalho diário interessante, quer na lecionação onde sempre existiu entreajuda mas também nas atividades de seminário, interagindo com várias estruturas da escola de modo a tornar qualquer atividade mais abrangente e completa. De uma forma muito sucinta, esta foi a descrição de um ano enorme em termos de conhecimentos adquiridos, de experiências vividas e de trabalho realizado. Capítulo 2. Realizada a primeira reunião entre os alunos estagiários e a Universidade da Beira Interior (UBI), pude definir o meu tema da cadeira de Seminário II. Fui para essa reunião com um tema proposto sobre as motivações dos alunos para a prática do desporto escolar, no entanto, durante essa mesma reunião foi abordado um tema deficitário que existia no departamento. Este tema relaciona-se com as necessidades de formação dos profissionais da área de desporto na região centro (distrito de Castelo Branco e Guarda). Senti uma importância enorme em desenvolver esta temática, com a intenção de colmatar uma lacuna que sinto enquanto profissional da área e da região. Desenvolvi um trabalho em conjunto com a UBI e o CFIUTE (Centro de formação interação tecido empresarial). Desenvolvi um trabalho sempre presente e de uma forma muito assídua no centro de formação e sempre que necessário na UBI, de forma a esclarecer algumas duvidas que pudessem surgir. Consegui através de um questionário enviado por e-mail, recolher algumas informações para um posterior tratamento, que passarei a apresentar no presente relatório. Consegui através da minha amostra perceber algumas áreas de formação que estão em carência na nossa região.Chapter 1 It is with great pleasure that I have the opportunity and the obligation to carry out this document. It was certainly a year of personal fulfillment and professional, as a teaching area and working that much is linked to my professional activity. Working with children and the ethical values, in addition to all situations of learning techniques, taught by that step every day to them, have always been at this stage. With the approach of the end of the stage, I begin to miss on hours of work, although in many moments have been difficult to reconcile with the daily work. Doing a quick passage by the year developed, and after many initial meetings to plan the school year, I move forward to plan out my didactic units to later be able to put them in practice in school lessons. Didn't feel a lot of difficulties in the classroom leadership and most of the didactic units, maybe because they are working in the area and also by having worked in many of the ways that I taught throughout the year. I think that, together with my two colleagues have developed a stage, either in daily work teaching where we always had self-help but also in seminar activities, interacting with various structures of the school so as to make any activity more comprehensive and complete. In a very succinctly way, this was the description of a huge year in terms of knowledge, experiences and work. Chapter 2 Held the first meeting between internal students and the University of Beira Interior (UBI), I was able to set my theme of Seminar Chair II. I went to this meeting with a theme about the motivations of the students for the practice of sport at school, however, during that same meeting was discussed a theme deficit that existed in the Department. This topic relates to the training needs of professionals in the field of sport in centre region (district of Castelo Branco and Guarda); I felt a huge importance in developing this theme, with the intent to bridge a gap that I feel as a pro. I developed a work jointly with the UBI and CFIUTE (Training Center business interaction). I developed a work in which I was always present and assiduous at the training centre and ever if necessary in UBI, in order to clarify some doubts that might arise. I managed through a questionnaire sent by email, to collect some information to a subsequent treatment, which I will present in this report. Through my sample, I was able to understand some training areas that are in need in our area.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumMorais, Ricardo João Almeida2015-04-16T15:03:07Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3289porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:45.180862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3º ciclo do Fundão
title Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3º ciclo do Fundão
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3º ciclo do Fundão
Morais, Ricardo João Almeida
Educação Física - Estágio pedagógico
Prática desportiva - Ensino secundário
title_short Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3º ciclo do Fundão
title_full Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3º ciclo do Fundão
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3º ciclo do Fundão
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3º ciclo do Fundão
title_sort Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3º ciclo do Fundão
author Morais, Ricardo João Almeida
author_facet Morais, Ricardo João Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Ricardo João Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física - Estágio pedagógico
Prática desportiva - Ensino secundário
topic Educação Física - Estágio pedagógico
Prática desportiva - Ensino secundário
description Capítulo 1 É com enorme prazer que consigo ter a oportunidade e obrigatoriedade de realizar este documento. Foi sem dúvida um ano de realização pessoal e profissional, por se tratar de uma área de ensino e de trabalho que em muito está ligada à minha atividade profissional. O trabalho com crianças e os valores éticos, além de todas as situações técnicas de aprendizagem das modalidades lecionadas, pelas quais passo todos os dias, estiveram sempre neste estágio. Com o aproximar do final do estágio, começo a sentir saudades das horas de trabalho, apesar de em muitos momentos, terem sido difíceis de conciliar com o trabalho diário. Fazendo uma passagem rápida pelo ano desenvolvido e, depois de muitas reuniões iniciais, de modo a planificar o ano letivo, parti então para a planificação das minhas unidades didáticas para posteriormente as poder colocar em prática na lecionação das aulas. Não senti muitas dificuldades na liderança da aula e na lecionação da maior parte das unidades didáticas, talvez por já trabalhar na área e também por ter trabalhado em muitas das modalidades que lecionei ao longo do ano. Penso que, juntamente com os meus dois colegas de estágio, desenvolvemos um trabalho diário interessante, quer na lecionação onde sempre existiu entreajuda mas também nas atividades de seminário, interagindo com várias estruturas da escola de modo a tornar qualquer atividade mais abrangente e completa. De uma forma muito sucinta, esta foi a descrição de um ano enorme em termos de conhecimentos adquiridos, de experiências vividas e de trabalho realizado. Capítulo 2. Realizada a primeira reunião entre os alunos estagiários e a Universidade da Beira Interior (UBI), pude definir o meu tema da cadeira de Seminário II. Fui para essa reunião com um tema proposto sobre as motivações dos alunos para a prática do desporto escolar, no entanto, durante essa mesma reunião foi abordado um tema deficitário que existia no departamento. Este tema relaciona-se com as necessidades de formação dos profissionais da área de desporto na região centro (distrito de Castelo Branco e Guarda). Senti uma importância enorme em desenvolver esta temática, com a intenção de colmatar uma lacuna que sinto enquanto profissional da área e da região. Desenvolvi um trabalho em conjunto com a UBI e o CFIUTE (Centro de formação interação tecido empresarial). Desenvolvi um trabalho sempre presente e de uma forma muito assídua no centro de formação e sempre que necessário na UBI, de forma a esclarecer algumas duvidas que pudessem surgir. Consegui através de um questionário enviado por e-mail, recolher algumas informações para um posterior tratamento, que passarei a apresentar no presente relatório. Consegui através da minha amostra perceber algumas áreas de formação que estão em carência na nossa região.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2012-06-01T00:00:00Z
2015-04-16T15:03:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3289
url http://hdl.handle.net/10400.6/3289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136344851611648