Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Simone Toste
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3161
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 3 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.
id RCAP_f5c4067e22709e102c0cf034e3f7418a
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoAprendizagem CooperativaAutonomiaEducação Pré-EscolarEducação Básica (1º Ciclo)Prática EducativaPreschool EducationElementary EducationAutonomyCooperationLearning Process OrganizationMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 3 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.Serve o presente relatório de estágio para dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido no decorrer das Práticas Pedagógicas I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. O objetivo do presente relatório de estágio é investigar e analisar o desenvolvimento/progresso da autonomia e da cooperação, partindo das aprendizagens efetuadas pelos alunos, utilizando a organização do espaço de sala de aula como pilares, pelo que foi imprescindível analisar as atividades que foram desenvolvidas, quer no âmbito da Educação Pré-Escolar, quer no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, foram também tidas em conta as verbalizações das crianças, os instrumentos de pilotagem e as reflexões sobre as minhas intervenções. Ao longo de ambos os estágios, a estratégia posta em prática foi dar continuidade à estrutura de trabalho de ambas as cooperantes, ou seja, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Sendo assim, foi fulcral entender a lógica de toda a organização e compreender como o desenvolvimento da autonomia e da cooperação dependem do tipo de organização que é estabelecida dentro da sala de aulas. Através de todo o percurso de Prática Supervisionada I/II, foi possível a assimilação de conhecimentos e estratégias que me propiciaram o progresso da minha intervenção pedagógica.ABSTRACT: The purpose of this report is to show all of the work in the Pedagogical Practicum I and II internships of the Master’s program in Preschool Education and in Elementary Education, in context with Preschool Education and in Elementary Education, respectively. The objective of this internship report is to determine and analyze the ability to work independently and collaboratively during the students' learning process within an organized classroom setting with specific activities that pertain to the curriculum program for Preschool Education and Elementary Education. Moreover, the children's verbalizations, the pilot-study tools, reflexions and the evaluation of my interventions were also taken into consideration. During both internships, my strategy consisted of giving continuity to the specific structural knowledge applicable to the Preschool Education Program and to the Elementary Education Program. Thus it was crucial to understand the reasoning behind the entire pedagogical approach to the teaching-learning process and also to understand how the ability to work independently and collaboratively depends on the type of process established in the classroom environment. Throughout my entire supervised Practicum I and II, I was able to acquire knowledge and strategies that have contributed to the improvement of my pedagogical competence.González, Pedro FranciscoRepositório da Universidade dos AçoresMartins, Simone Toste2014-09-01T14:59:58Z2014-07-032014-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3161201419556porMartins, Simone Toste. "Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. v, 81 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:05Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:45.217484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Martins, Simone Toste
Aprendizagem Cooperativa
Autonomia
Educação Pré-Escolar
Educação Básica (1º Ciclo)
Prática Educativa
Preschool Education
Elementary Education
Autonomy
Cooperation
Learning Process Organization
title_short Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
author Martins, Simone Toste
author_facet Martins, Simone Toste
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv González, Pedro Francisco
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Simone Toste
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Cooperativa
Autonomia
Educação Pré-Escolar
Educação Básica (1º Ciclo)
Prática Educativa
Preschool Education
Elementary Education
Autonomy
Cooperation
Learning Process Organization
topic Aprendizagem Cooperativa
Autonomia
Educação Pré-Escolar
Educação Básica (1º Ciclo)
Prática Educativa
Preschool Education
Elementary Education
Autonomy
Cooperation
Learning Process Organization
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 3 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01T14:59:58Z
2014-07-03
2014-07-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3161
201419556
url http://hdl.handle.net/10400.3/3161
identifier_str_mv 201419556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Simone Toste. "Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. v, 81 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130708495564800