Praia do Areão (Vagos, Centro de Portugal) – dinâmica e gestão da duna frontal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campar de Almeida, António; Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Largo da Porta Férrea, 3004-530 Coimbra. Investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território – CEGOT.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://www.apeq.pt/ojs/index.php/apeq/article/view/104
Resumo: Este trabalho pretende mostrar como nem sempre as medidas tomadas para obviar o forte ataque da dunafrontal, fruto do recuo da linha de costa na Região Centro de Portugal, têm sido as mais adequadas já quenão foram tidas em conta as dinâmicas dessa mesma duna e da praia que lhe está adjacente. A instalaçãode passadiços não veio resolver nada, podendo mesmo agravar a situação e preconiza-se uma série demedidas de procura de estabilização da duna, a fim de, pelo menos, afrouxar o forte avanço que a dunaestá a sofrer em direcção ao interior. Essas medidas passam pela suavização do contacto praia-duna, pelacolmatação dos corredores eólicos, pela plantação de vegetação no cimo da duna capaz de interceptar aareia em circulação e pela retirada dos apoios de praia desta duna.
id RCAP_f5c591046b124e2a9067863135675c47
oai_identifier_str oai:ojs.apeq.pt:article/104
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Praia do Areão (Vagos, Centro de Portugal) – dinâmica e gestão da duna frontalEste trabalho pretende mostrar como nem sempre as medidas tomadas para obviar o forte ataque da dunafrontal, fruto do recuo da linha de costa na Região Centro de Portugal, têm sido as mais adequadas já quenão foram tidas em conta as dinâmicas dessa mesma duna e da praia que lhe está adjacente. A instalaçãode passadiços não veio resolver nada, podendo mesmo agravar a situação e preconiza-se uma série demedidas de procura de estabilização da duna, a fim de, pelo menos, afrouxar o forte avanço que a dunaestá a sofrer em direcção ao interior. Essas medidas passam pela suavização do contacto praia-duna, pelacolmatação dos corredores eólicos, pela plantação de vegetação no cimo da duna capaz de interceptar aareia em circulação e pela retirada dos apoios de praia desta duna.Estudos do Quaternário / Quaternary Studies2014-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.apeq.pt/ojs/index.php/apeq/article/view/104Estudos do Quaternário / Quaternary Studies; n. 7reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://www.apeq.pt/ojs/index.php/apeq/article/view/104http://www.apeq.pt/ojs/index.php/apeq/article/view/104/101Campar de Almeida, António; Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Largo da Porta Férrea, 3004-530 Coimbra. Investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território – CEGOT.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T11:46:26Zoai:ojs.apeq.pt:article/104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:42.410479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Praia do Areão (Vagos, Centro de Portugal) – dinâmica e gestão da duna frontal
title Praia do Areão (Vagos, Centro de Portugal) – dinâmica e gestão da duna frontal
spellingShingle Praia do Areão (Vagos, Centro de Portugal) – dinâmica e gestão da duna frontal
Campar de Almeida, António; Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Largo da Porta Férrea, 3004-530 Coimbra. Investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território – CEGOT.
title_short Praia do Areão (Vagos, Centro de Portugal) – dinâmica e gestão da duna frontal
title_full Praia do Areão (Vagos, Centro de Portugal) – dinâmica e gestão da duna frontal
title_fullStr Praia do Areão (Vagos, Centro de Portugal) – dinâmica e gestão da duna frontal
title_full_unstemmed Praia do Areão (Vagos, Centro de Portugal) – dinâmica e gestão da duna frontal
title_sort Praia do Areão (Vagos, Centro de Portugal) – dinâmica e gestão da duna frontal
author Campar de Almeida, António; Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Largo da Porta Férrea, 3004-530 Coimbra. Investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território – CEGOT.
author_facet Campar de Almeida, António; Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Largo da Porta Férrea, 3004-530 Coimbra. Investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território – CEGOT.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campar de Almeida, António; Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Largo da Porta Férrea, 3004-530 Coimbra. Investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território – CEGOT.
description Este trabalho pretende mostrar como nem sempre as medidas tomadas para obviar o forte ataque da dunafrontal, fruto do recuo da linha de costa na Região Centro de Portugal, têm sido as mais adequadas já quenão foram tidas em conta as dinâmicas dessa mesma duna e da praia que lhe está adjacente. A instalaçãode passadiços não veio resolver nada, podendo mesmo agravar a situação e preconiza-se uma série demedidas de procura de estabilização da duna, a fim de, pelo menos, afrouxar o forte avanço que a dunaestá a sofrer em direcção ao interior. Essas medidas passam pela suavização do contacto praia-duna, pelacolmatação dos corredores eólicos, pela plantação de vegetação no cimo da duna capaz de interceptar aareia em circulação e pela retirada dos apoios de praia desta duna.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.apeq.pt/ojs/index.php/apeq/article/view/104
url http://www.apeq.pt/ojs/index.php/apeq/article/view/104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.apeq.pt/ojs/index.php/apeq/article/view/104
http://www.apeq.pt/ojs/index.php/apeq/article/view/104/101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Estudos do Quaternário / Quaternary Studies
publisher.none.fl_str_mv Estudos do Quaternário / Quaternary Studies
dc.source.none.fl_str_mv Estudos do Quaternário / Quaternary Studies; n. 7
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137062972030976