Análise fisiológica da compra online para avaliar impulsividade com modulação MBTI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Inês Margarida Marques Correia da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/59391
Resumo: Tese de Mestrado Integrado, Engenharia Biomédica e Biofísica (Engenharia Clínica e Instrumentação Médica), 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
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Com a utilização das ferramentas do neuromarketing, mais especificamente o eletroencefalografia (EEG), fotoplestismografia (PPG), das personalidades de Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) e do inquérito da Escala de Impulsividade de Barratt (BIS-11), este estudo consistiu numa análise fisiológica da compra online consoante o tipo de personalidade. O objetivo foi perceber de que forma diferentes tipos de personalidade se comportavam. De forma a averiguar-se de que forma a personalidade se relaciona com a impulsividade, houve a necessidade de se dividir a experiência em duas partes. Numa primeira, onde se pediu aos 74 participantes para responderem ao questionário BIS-11. Numa segunda, onde se recolheram os dados de EEG e PPG de 35 participantes durante a simulação de uma compra online. Os resultados foram divididos em 3 partes. Quanto à tendência de compra online, verificou-se que a maioria dos participantes já teve uma experiência de compra. Além disso, também têm por hábito a realização de lista de compras. Quanto ao inquérito da BIS-11 verificou-se que as personalidades com a característica P tendem a ser mais impulsivas do que os com a característica J. Verificou-se ainda que o grupo dos exploradores é o que tem a maior pontuação média. Por último, verificaram-se resultados de EEG e PPG pouco significativos, no entanto, constatou-se que a personalidade ESTJ (tipo de personalidade MBTI com traços: extroversão, sensorial, pensador e julgador) foi a que demorou menos tempo a preencher o inquérito enquanto a personalidade INFP (tipo de personalidade MBTI com traços: introversão, intuitivo, sentimental e perceptor) demorou mais. Além disso, existe uma correlação (rs = 0.298; p<0.001) entre a pontuação da BIS-11 e o stress em todas as tarefas realizadas. Na tarefa 2 e na tarefa 4, que correspondem à realização de uma lista de compra numa categoria aleatória e a simulação da compra online da mesma, as correlações foram respetivamente de rs = 0.351; p = 0.049 e rs = 0.333; p = 0.067. Quanto à última tarefa, que correspondia ao preenchimento do inquérito de BIS-11 observou-se a maior correlação, rs = 0.388; p = 0.029.E-commerce has been increasingly growing in the last few years in Portugal. Hence, the importance of a company to understand the fundamentals of what leads a person to buy in a certain website is evident. Additionally, it is also interesting to address if there is a particularly impulsive personality, so that enterprises can focus on them their advertisement. With the utilization of neuromarketing tools, more specifically electroencephalography (EEG) and photoplethysmography (PPG) as well the Barratt Impulsiveness Scale (BIS-11) and the MyersBriggs type indicator (MBTI), this study aimed to statistically analyze the physiological response of online shopping according to each personality type, to determine the response of each type of personality. As to assess how each personality corelates with impulsivity, there was the need to divide the procedure in two. In the first part, we asked 74 of the participants to answer a questionnaire of the BIS11. In the second, EEG and PPG data of 35 participants were acquired during the simulation of an online shopping 'spree'. Whilst the procedure was divided in two parts, results were divided in three. Regarding the online shopping trend, it was determined that most of the participants had already experienced online shopping, also make shopping lists beforehand. Regarding the BIS-11 inquiry, it was seen that personalities with P characteristic have a greater tendency to be more impulsive than those with a J characteristic. Additionally, it was also observed that the explorer group is the one with the highest average score. Finally, minor-significant results in EEG and PPG were seen. However, it was determined that ESTJ personality (personality type characterized by the following functions: extroversion, sensory, thinker and judging) was the one that took the least time to answer the inquiry, whilst the INFP (personality type characterized by the following functions: introversion, intuitive, feeling and preceptor) the one that took the longest. There is a correlation (rs = 0.298; p< 0.001) between BIS-11 score and the stress in all tasks. In task 2 and 4, which correspond respectively to the realization of a purchase list in a random category and the simulation of online shopping of the same, the correlations were respectively of rs = 0.351; p = 0.049 e rs = 0.333; p = 0.067. As for the last task, corresponding to the BIS-11 filling, was observed the highest correlation (rs= 0.388; p=0.029).Ferreira, Hugo AlexandreRepositório da Universidade de LisboaCosta, Inês Margarida Marques Correia da202220222025-10-30T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59391porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:08:31Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:20.624637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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