Segmentação de individuos no Facebook que gostam de música: abordagem exploratória, recorrendo à comparação entre dois algoritmos, k-means e fuzzy c-means

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinteiro, José António Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4338
Resumo: Mestrado em Gestão/MBA
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spelling Segmentação de individuos no Facebook que gostam de música: abordagem exploratória, recorrendo à comparação entre dois algoritmos, k-means e fuzzy c-meanssegmentaçãoclusterk-meansFuzzy C-MeansFacebookmarketingsegmentationMestrado em Gestão/MBAPara se poder definir os melhores planos estratégicos, as decisões de marketing que se têm que tomar, com o intuito de abordar o mercado, escolher a melhor campanha publicitária, seleccionar o segmento e o tipo de produto ou serviço a oferecer, têm que ter por base o resultado de uma boa análise técnica da informação ou dos dados disponíveis. A escolha do método de segmentação, é de primordial importância, pois os dados que se obtêm podem alterar a estratégia de selecção do mercado alvo e a estratégia de posicionamento dos produtos ou serviços, para além dos custos inerentes á tomada da decisão. Este estudo procura encontrar diferenças entre dois métodos de segmentação descritivos post-hoc, (k-means e Fuzzy C-Means), na obtenção dos clusters, tendo por base a população portuguesa que gosta de música e que tem conta activa no Facebook. No âmbito deste trabalho realizou-se uma revisão da literatura conhecida tendo-se efectuado a segmentação da amostra obtida através de dois algoritmos. Complementou-se o estudo com uma análise descritiva das frequências de modo, aquisição e audição dos vários tipos de música.In order to define the best strategic plans, marketing decisions that have to be taken in order to tackle the market, choose the best advertising campaign, select the thread and the type of product or service to offer, they have to be based on the result of a good technical analysis of available data or information. The choice of segmentation method is of paramount importance, since the data obtained may change the target market selection and the strategy of placement of products or services, in addition to the costs related to taking the decision. This study seeks to find differences between two methods of descriptive post-hoc segmentation (k-means clustering and Fuzzy C-Means clustering), in obtaining of clusters, based on the Portuguese population who likes music and have an active account on Facebook. This work there was a review of the literature known followed by the segmentation of the sample obtained through two algorithms. These were complemented with a descriptive analysis of usage situations, acquisition and hearing of various types of music.Instituto Superior de Economia e GestãoVaz, Jorge Landeiro deRepositório da Universidade de LisboaQuinteiro, José António Teixeira2012-05-07T13:41:11Z2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4338porQuinteiro, José António Teixeira. 2011. "Segmentação de individuos no Facebook que gostam de música: abordagem exploratória, recorrendo à comparação entre dois algoritmos, k-means e fuzzy c-means". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:01.410285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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