DOS PERCURSOS CLÍNICOS ÀS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM ENFERMAGEM DE SAÚDE INFANTIL E PEDIÁTRICA E A EMERGÊNCIA DA PROMOÇÃO DA HIGIENE DO SONO NA INFÂNCIA COMO ÁREA CRÍTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://web.esenfc.pt/?url=FlvGs0Ks |
Resumo: | O presente relatório final documenta os percursos clínicos efetuados na formação conducente ao grau de mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, que são decisivos ao desenvolvimento das competências específicas na área. Os percursos experienciados e refletidos, vertidos neste relatório final, produziram evidências significativas no desenvolvimento dessas competências. Ao longo destes percursos clínicos foi ainda possível verificar a emergência de focos, ainda pouco trabalhados, que necessitam de desenvolvimento pelos enfermeiros nesta área. Um deles é a promoção do sono saudável/higiene do sono na infância. Assim, a promoção de um sono saudável emerge como área focal no Relatório, tendo sido realizado um novo percurso clínico em contexto de ambulatório pediátrico hospitalar, por forma a desenvolver uma compreensão mais estruturada e pormenorizada sobre o assunto. Objetivos: Deste modo, pretendeu-se: discutir as experiências nos percursos clínicos conducentes à formação especializada em EESIP, conducente ao grau de mestre; conhecer a perceção dos pais, num contexto de ambulatório pediátrico, sobre a importância da higiene do sono na primeira infância; realizar proposta de melhoria das práticas, por forma a incorporar esta área, higiene do sono/ sono saudável, como central em todas as situações de crianças em ambulatório. Metodologia: Foi efetuada uma análise às experiências clínicas do percurso formativo, do curso de pós-licenciatura em enfermagem de saúde infantil e pediátrica e do curso de mestrado, colheita de dados através de entrevistas aos pais, durante o estágio final, observação participante e análise a documentos no serviço. Resultados: O relatório escrito demonstra evidências das competências desenvolvidas nos percursos clínicos, incluindo intervenções do enfermeiro numa área tão significativa quanto a promoção do sono saudável em crianças, sabendo-se que as crianças em idade pré-escolar revelam frequentemente deficitária higiene do sono, sendo fulcral o papel do EESIP na correção de hábitos menos saudáveis, maximizando a saúde da criança. Conclusões: Parece possível implementar na consulta em contexto de ambulatório hospitalar uma parte destinada a esta atividade de vida, desde um screening com instrumento adequado a uma intervenção direta em função da avaliação imediata, reforçando o papel parental por via do seu empoderamento. |
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