Análise do reflexo de Hoffmann: avaliação de indicadores de excitabilidade dos motoneurónios-a

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Rui Jorge Crisóstomo Cardoso de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11567
Resumo: Introdução: Alterações ao nível do controlo postural (CP), são consequências do Acidente Vascular Cerebral (AVC), por incapacidade do Sistema Nervoso Central (SNC) recrutar motoneurónios (MN-α) capazes de estabelecer níveis de excitabilidade adequados entre vias aferentes e eferentes. Vários métodos têm sido utilizados para a análise do reflexo de Hoffmann, Objetivo(s): Avaliar através do reflexo de Hoffmann a excitabilidade dos MN-α, em indivíduos pós-AVE da Artéria Cerebral Média (ACM) e em indivíduos sem patologia. Avaliar o rácio Hslp/Mslp e o declive das curvas H e M, e comparar entre os membros dos indivíduos com patologia e a comparação destes com o membro dominante dos indivíduos sem patologia. Métodos: Estudo observacional analítico transversal, com 11 indivíduos pós-AVE e 12 sem patologia. Induziu-se o reflexo de Hoffmann pela estimulação elétrica do nervo tibial com registo eletromiográfico do músculo Solear (SOL). Provocaram-se 3 estímulos de 0,5 mseg, desde o limiar de ativação das fibras Ia até a estabilização da curva M. Resultados: Foi possível verificar diferenças significativas no rácio Hslp/Mslp entre o membro dominante dos indivíduos saudáveis e o membro contralesional dos indivíduos pós- AVE (p=0.011). Também houve diferenças significativas entre membros dos indivíduos pós AVE (p=0.006). Não se verificou alterações significativas na comparação do membro dominante dos indivíduos saudáveis com o membro ipsilesional dos indivíduos pós-AVE. Quando analisadas o declive das curvas de forma isolada, não se verificou diferenças significativas. Conclusão: Verificaram-se diferenças significativas entre os membros contralesional e ipsilesional no grupo pós-AVE, bem como, entre contralesional e o dominante do grupo sem patologia, demonstrando que o membro contralesional pode contribuir para as alterações do controlo postural.
id RCAP_f5f207628f3c71803d4ca24aee36d18e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11567
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do reflexo de Hoffmann: avaliação de indicadores de excitabilidade dos motoneurónios-aMotoneuróniosAcidente vascular cerebralControlo posturalReflexo de HoffmannCiências MédicasCiências da SaúdeIntrodução: Alterações ao nível do controlo postural (CP), são consequências do Acidente Vascular Cerebral (AVC), por incapacidade do Sistema Nervoso Central (SNC) recrutar motoneurónios (MN-α) capazes de estabelecer níveis de excitabilidade adequados entre vias aferentes e eferentes. Vários métodos têm sido utilizados para a análise do reflexo de Hoffmann, Objetivo(s): Avaliar através do reflexo de Hoffmann a excitabilidade dos MN-α, em indivíduos pós-AVE da Artéria Cerebral Média (ACM) e em indivíduos sem patologia. Avaliar o rácio Hslp/Mslp e o declive das curvas H e M, e comparar entre os membros dos indivíduos com patologia e a comparação destes com o membro dominante dos indivíduos sem patologia. Métodos: Estudo observacional analítico transversal, com 11 indivíduos pós-AVE e 12 sem patologia. Induziu-se o reflexo de Hoffmann pela estimulação elétrica do nervo tibial com registo eletromiográfico do músculo Solear (SOL). Provocaram-se 3 estímulos de 0,5 mseg, desde o limiar de ativação das fibras Ia até a estabilização da curva M. Resultados: Foi possível verificar diferenças significativas no rácio Hslp/Mslp entre o membro dominante dos indivíduos saudáveis e o membro contralesional dos indivíduos pós- AVE (p=0.011). Também houve diferenças significativas entre membros dos indivíduos pós AVE (p=0.006). Não se verificou alterações significativas na comparação do membro dominante dos indivíduos saudáveis com o membro ipsilesional dos indivíduos pós-AVE. Quando analisadas o declive das curvas de forma isolada, não se verificou diferenças significativas. Conclusão: Verificaram-se diferenças significativas entre os membros contralesional e ipsilesional no grupo pós-AVE, bem como, entre contralesional e o dominante do grupo sem patologia, demonstrando que o membro contralesional pode contribuir para as alterações do controlo postural.Silva, Maria AugustaMoreira, CamiloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFigueiredo, Rui Jorge Crisóstomo Cardoso de2018-05-09T16:32:38Z2018-042018-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11567TID:201913550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:38Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:56.000657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do reflexo de Hoffmann: avaliação de indicadores de excitabilidade dos motoneurónios-a
title Análise do reflexo de Hoffmann: avaliação de indicadores de excitabilidade dos motoneurónios-a
spellingShingle Análise do reflexo de Hoffmann: avaliação de indicadores de excitabilidade dos motoneurónios-a
Figueiredo, Rui Jorge Crisóstomo Cardoso de
Motoneurónios
Acidente vascular cerebral
Controlo postural
Reflexo de Hoffmann
Ciências Médicas
Ciências da Saúde
title_short Análise do reflexo de Hoffmann: avaliação de indicadores de excitabilidade dos motoneurónios-a
title_full Análise do reflexo de Hoffmann: avaliação de indicadores de excitabilidade dos motoneurónios-a
title_fullStr Análise do reflexo de Hoffmann: avaliação de indicadores de excitabilidade dos motoneurónios-a
title_full_unstemmed Análise do reflexo de Hoffmann: avaliação de indicadores de excitabilidade dos motoneurónios-a
title_sort Análise do reflexo de Hoffmann: avaliação de indicadores de excitabilidade dos motoneurónios-a
author Figueiredo, Rui Jorge Crisóstomo Cardoso de
author_facet Figueiredo, Rui Jorge Crisóstomo Cardoso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria Augusta
Moreira, Camilo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Rui Jorge Crisóstomo Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Motoneurónios
Acidente vascular cerebral
Controlo postural
Reflexo de Hoffmann
Ciências Médicas
Ciências da Saúde
topic Motoneurónios
Acidente vascular cerebral
Controlo postural
Reflexo de Hoffmann
Ciências Médicas
Ciências da Saúde
description Introdução: Alterações ao nível do controlo postural (CP), são consequências do Acidente Vascular Cerebral (AVC), por incapacidade do Sistema Nervoso Central (SNC) recrutar motoneurónios (MN-α) capazes de estabelecer níveis de excitabilidade adequados entre vias aferentes e eferentes. Vários métodos têm sido utilizados para a análise do reflexo de Hoffmann, Objetivo(s): Avaliar através do reflexo de Hoffmann a excitabilidade dos MN-α, em indivíduos pós-AVE da Artéria Cerebral Média (ACM) e em indivíduos sem patologia. Avaliar o rácio Hslp/Mslp e o declive das curvas H e M, e comparar entre os membros dos indivíduos com patologia e a comparação destes com o membro dominante dos indivíduos sem patologia. Métodos: Estudo observacional analítico transversal, com 11 indivíduos pós-AVE e 12 sem patologia. Induziu-se o reflexo de Hoffmann pela estimulação elétrica do nervo tibial com registo eletromiográfico do músculo Solear (SOL). Provocaram-se 3 estímulos de 0,5 mseg, desde o limiar de ativação das fibras Ia até a estabilização da curva M. Resultados: Foi possível verificar diferenças significativas no rácio Hslp/Mslp entre o membro dominante dos indivíduos saudáveis e o membro contralesional dos indivíduos pós- AVE (p=0.011). Também houve diferenças significativas entre membros dos indivíduos pós AVE (p=0.006). Não se verificou alterações significativas na comparação do membro dominante dos indivíduos saudáveis com o membro ipsilesional dos indivíduos pós-AVE. Quando analisadas o declive das curvas de forma isolada, não se verificou diferenças significativas. Conclusão: Verificaram-se diferenças significativas entre os membros contralesional e ipsilesional no grupo pós-AVE, bem como, entre contralesional e o dominante do grupo sem patologia, demonstrando que o membro contralesional pode contribuir para as alterações do controlo postural.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-09T16:32:38Z
2018-04
2018-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11567
TID:201913550
url http://hdl.handle.net/10400.22/11567
identifier_str_mv TID:201913550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131413643001856