Utilização de uma flywheel como sistema de armazenamento de energia para veículos elétricos/híbridos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6035 |
Resumo: | Recentemente o desenvolvimento de veículos elétricos tem tido um destaque especial, não só devido às preocupações ambientais mas também em termos de gestão de energia, podendo estes funcionar como reguladores de energia na rede, nas horas de vazio. Para que seja possível um aumento na utilização de veículos elétricos é sem dúvida imprescindível autonomias próximas dos veículos com motores de combustão interna. Perante isto, o presente estudo baseia-se nessa necessidade, assim como também no aumento da vida útil dos constituintes do veículo, mais concretamente do sistema de armazenamento de energia, e numa recuperação energética eficiente. Neste contexto, o presente trabalho tem como intuito o estudo de um sistema de armazenamento auxiliar, constituído por uma flywheel. Sistemas deste tipo têm vindo a ser utilizados nos veículos híbridos utilizados em Fórmula 1 assim como noutras aplicações de tração elétrica. O trabalho baseia-se na modelação de um sistema completo que descreva o funcionamento global de um veículo elétrico com um sistema de armazenamento e recuperação de energia auxiliar, a flywheel. Assim, numa fase inicial, são apresentadas as motivações para este estudo, seguidas do estado da arte sobre esta matéria, abordando os veículos elétricos/híbridos, as máquinas elétricas e suas aplicações e vantagens, e ainda os sistemas de armazenamento de energia usualmente utilizados. Posteriormente, apresenta-se mais detalhadamente o sistema auxiliar proposto, descrevendo a sua história, as suas características, vantagens e desvantagens, as aplicações onde é utilizado e o seu modelo matemático. Para o estudo completo descreve-se a modelação teórica de um veículo, tendo em conta as suas características físicas e as forças nele exercidas, criando-se um modelo matemático que descreva o seu funcionamento. Por último, descreve-se o modelo proposto assim como a sua implementação em MATLAB/Simulink, procedendo-se à sua simulação para que possam ser retiradas as devidas conclusões sobre a utilização do sistema. |
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Utilização de uma flywheel como sistema de armazenamento de energia para veículos elétricos/híbridosEnergia CinéticaFlywheelRecuperação de EnergiaSistemas de Armazenamento de EnergiaVeículos Elétricos/HíbridosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaRecentemente o desenvolvimento de veículos elétricos tem tido um destaque especial, não só devido às preocupações ambientais mas também em termos de gestão de energia, podendo estes funcionar como reguladores de energia na rede, nas horas de vazio. Para que seja possível um aumento na utilização de veículos elétricos é sem dúvida imprescindível autonomias próximas dos veículos com motores de combustão interna. Perante isto, o presente estudo baseia-se nessa necessidade, assim como também no aumento da vida útil dos constituintes do veículo, mais concretamente do sistema de armazenamento de energia, e numa recuperação energética eficiente. Neste contexto, o presente trabalho tem como intuito o estudo de um sistema de armazenamento auxiliar, constituído por uma flywheel. Sistemas deste tipo têm vindo a ser utilizados nos veículos híbridos utilizados em Fórmula 1 assim como noutras aplicações de tração elétrica. O trabalho baseia-se na modelação de um sistema completo que descreva o funcionamento global de um veículo elétrico com um sistema de armazenamento e recuperação de energia auxiliar, a flywheel. Assim, numa fase inicial, são apresentadas as motivações para este estudo, seguidas do estado da arte sobre esta matéria, abordando os veículos elétricos/híbridos, as máquinas elétricas e suas aplicações e vantagens, e ainda os sistemas de armazenamento de energia usualmente utilizados. Posteriormente, apresenta-se mais detalhadamente o sistema auxiliar proposto, descrevendo a sua história, as suas características, vantagens e desvantagens, as aplicações onde é utilizado e o seu modelo matemático. Para o estudo completo descreve-se a modelação teórica de um veículo, tendo em conta as suas características físicas e as forças nele exercidas, criando-se um modelo matemático que descreva o seu funcionamento. Por último, descreve-se o modelo proposto assim como a sua implementação em MATLAB/Simulink, procedendo-se à sua simulação para que possam ser retiradas as devidas conclusões sobre a utilização do sistema.Recently, the development of electric vehicles has been highlighted, not only due to environmental concerns but also due to efficient energy management, and the possibility to use then as power regulators in the network off-peak. For an increased use of electric vehicles it is undoubtedly essential autonomies nearby the ones of vehicles with internal combustion engines. Therefore, the present study is based on this need, as well as on the increased useful life of the components of the vehicle, more specifically, energy storage system, and to ensure efficient energy recovery. The main objective of the present work is the study of an auxiliary storage system, consisting of a flywheel. Such systems are being used in hybrid vehicles used in Formula 1. The work is based on the modeling of a complete system that describes the overall operation of an electric vehicle with a storage system and auxiliary power recovery, the flywheel. This dissertation, presents the motivations for this study followed by the current state of the art on the components of the proposed system, addressing electric/hybrid vehicles, electric machines and its applications and advantages, and even energy storage systems usually used. Later it presents in more detail the auxiliary system proposed, describing its history, its characteristics, advantages and disadvantages, applications where it is used and its mathematical model. For the full study, it also describes the theoretical modeling of a vehicle, taking into account its physical characteristics and the forces exerted on it, by creating a mathematical model that describes its operation. Finally, it describes the proposed model as well as its implementation in MATLAB/Simulink, proceeding to its simulation so that the appropriate conclusions about the use of the system can be drawn.Cardoso, António João MarquesEstima, Jorge OliveirauBibliorumMadeiras, António José Caldeira2018-09-03T15:09:14Z2015-10-282015-10-22015-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6035TID:201645173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:51.119401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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