Adaptação para a população portuguesa do questionário de experiências depressivas para adolescentes (QED-A), de Sidney Blatt e colegas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Cristina Azevedo Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14030
Resumo: O Questionário de Experiências Depressivas para Adolescentes (QED-A; Blatt et al., 1992), é uma forma para adolescentes desenvolvida a partir do Questionário de Experiências Depressivas (QED) (Blatt et al., 1976, 1979a). O QED-A permite obter resultados para três escalas, dependência, auto-criticismo e eficácia, sendo as duas primeiras compatíveis com as duas formas de depressão ou os dois tipos de experiências depressivas conceptualizadas por Blatt. Neste trabalho, pretendeu-se adaptar o QED-A para a população portuguesa. Após a tradução e retroversão dos itens, este foi aplicado a uma amostra de estudantes do 9º ao 12º ano de escolaridade. Para estudar a sua validade, foram aplicadas as versões portuguesas do CDI e do YSR. São apresentados dados relativos à consistência interna, à estrutura factorial e às correlações das três escalas entre si, bem como entre estas e os resultados no CDI e no YSR. Compararam-se os dois géneros relativamente aos resultados no QED-A; ABSTRACT: The Depressive Experiences Questionnaire for Adolescents (DEQ-A, Blatt et al., 1992) is a form for teenagers developed from the Depressive Experiences Questionnaire (DEQ) (Blatt et al., 1976, 1979a). The DEQ-A delivers results for three scales, dependency, self-criticism and efficacy, the first two being compatible with both forms of depression or both types of depressive experiences conceptualized by Blatt. In this study, we sought to adapt the DEQ-A for the Portuguese population. After the translation and retroversion of the items, the DEQ-A was applied to a sample of students from 9th to 12th grade. To study their validity, we applied the Portuguese versions of the CDI and YSR. Figures for internal consistency, factorial structure and the correlations of the three scales among themselves and between these and the results on the YSR and the CDI. We compared the results with regard to gender in the DEQ-A.
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