O impacto da cultura organizacional no desempenho financeiro das empresas da região norte de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11292 |
Resumo: | O entendimento da cultura organizacional é um elemento fundamental na gestão, considerando as constantes mudanças do ambiente organizacional e a necessidade de adaptação interna e integração externa das organizações. Este artigo tem por objetivo estudar se a cultura organizacional influencia o desempenho financeiro das organizações, bem como o impacto de acordo com a cultura predominante. A cultura organizacional é avaliada a partir do Organizational Culture Assessment Instrument, desenvolvido por Cameron e Quinn (2006), com seis dimensões – características dominantes, liderança organizacional, gestão de colaboradores, espírito de grupo, ênfases estratégicas e critérios de sucesso – e, deste enquadramento resultam quatro culturas: clã, adocrática, de mercado e hierárquica. Em termos metodológicos, através de um inquérito por questionário identifica-se o tipo de cultura predominante nas empresas da região Norte de Portugal e, para estudar as relações entre a cultura organizacional e o desempenho financeiro, recorre-se à análise de correlação e de regressão múltipla. Os resultados sugerem a existência de relações de pequena intensidade entre os tipos de cultura analisados (adocrática, de mercado e hierárquica) e o desempenho financeiro das empresas daquela região. Verifica-se um efeito positivo da cultura adocrática e de mercado no resultado líquido e um efeito negativo da cultura hierárquica, mas os resultados não evidenciam diferenças significativas no desempenho financeiro das empresas com culturas organizacionais distintas. |
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O impacto da cultura organizacional no desempenho financeiro das empresas da região norte de PortugalCultura organizacionalDesempenhoDesempenho financeiroOrganizational culturePerformanceFinancial performanceO entendimento da cultura organizacional é um elemento fundamental na gestão, considerando as constantes mudanças do ambiente organizacional e a necessidade de adaptação interna e integração externa das organizações. Este artigo tem por objetivo estudar se a cultura organizacional influencia o desempenho financeiro das organizações, bem como o impacto de acordo com a cultura predominante. A cultura organizacional é avaliada a partir do Organizational Culture Assessment Instrument, desenvolvido por Cameron e Quinn (2006), com seis dimensões – características dominantes, liderança organizacional, gestão de colaboradores, espírito de grupo, ênfases estratégicas e critérios de sucesso – e, deste enquadramento resultam quatro culturas: clã, adocrática, de mercado e hierárquica. Em termos metodológicos, através de um inquérito por questionário identifica-se o tipo de cultura predominante nas empresas da região Norte de Portugal e, para estudar as relações entre a cultura organizacional e o desempenho financeiro, recorre-se à análise de correlação e de regressão múltipla. Os resultados sugerem a existência de relações de pequena intensidade entre os tipos de cultura analisados (adocrática, de mercado e hierárquica) e o desempenho financeiro das empresas daquela região. Verifica-se um efeito positivo da cultura adocrática e de mercado no resultado líquido e um efeito negativo da cultura hierárquica, mas os resultados não evidenciam diferenças significativas no desempenho financeiro das empresas com culturas organizacionais distintas.Understanding the organizational culture is a key element in the management considering the ever-changing organizational environment and the need to adapt internal and external integration by organizations. This article aims to study the influence of organizational culture on the financial performance of organizations and the impact according to the prevailing culture. In terms of methodology, through a questionnaire survey following Cameron and Quinn (2006), with six key characteristics – dominant characteristics, organizational leadership, management of employees, organization glue, strategic emphases and criteria of success – it is identified the predominant culture in enterprises Portugal North Region. To study the relationship between organizational culture and financial performance, make use of the correlation and multiple regression analysis. The results suggest the existence of small intensity of relations between the analyzed types of culture (adhocracy, market and hierarchical) and the financial performance of the companies in that region. It is verified a positive effect of adhocracy culture and market on net profits and a negative effect of hierarchical culture.;Sustenere Publishing CorporationRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAraújo, FláviaCastro, ConceiçãoFerreira, Fernanda A.2018-04-03T10:16:39Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11292por2179-684X10.6008/SPC2179-684X.2016.003.0004info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:21Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:40.582894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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