O impacto da cultura organizacional no desempenho financeiro das empresas da região norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Flávia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Castro, Conceição, Ferreira, Fernanda A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11292
Resumo: O entendimento da cultura organizacional é um elemento fundamental na gestão, considerando as constantes mudanças do ambiente organizacional e a necessidade de adaptação interna e integração externa das organizações. Este artigo tem por objetivo estudar se a cultura organizacional influencia o desempenho financeiro das organizações, bem como o impacto de acordo com a cultura predominante. A cultura organizacional é avaliada a partir do Organizational Culture Assessment Instrument, desenvolvido por Cameron e Quinn (2006), com seis dimensões – características dominantes, liderança organizacional, gestão de colaboradores, espírito de grupo, ênfases estratégicas e critérios de sucesso – e, deste enquadramento resultam quatro culturas: clã, adocrática, de mercado e hierárquica. Em termos metodológicos, através de um inquérito por questionário identifica-se o tipo de cultura predominante nas empresas da região Norte de Portugal e, para estudar as relações entre a cultura organizacional e o desempenho financeiro, recorre-se à análise de correlação e de regressão múltipla. Os resultados sugerem a existência de relações de pequena intensidade entre os tipos de cultura analisados (adocrática, de mercado e hierárquica) e o desempenho financeiro das empresas daquela região. Verifica-se um efeito positivo da cultura adocrática e de mercado no resultado líquido e um efeito negativo da cultura hierárquica, mas os resultados não evidenciam diferenças significativas no desempenho financeiro das empresas com culturas organizacionais distintas.
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