Cultura organizacional em contexto de mudança

Bibliographic Details
Main Author: Martins, Paula Sofia Fernandes
Publication Date: 2012
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10071/4658
Summary: O presente projeto tem como finalidade a elaboração de um caso pedagógico no âmbito do sector da iluminação. O intuito deste caso é focar a importância da consonância entre a Cultura organizacional vigente e as características do mercado, para a prosperidade e o próprio desempenho económico das organizações. Este caso permitirá ainda aos alunos das áreas de Gestão e de Gestão de Recursos Humanos, conhecer o Modelo dos Valores Contrastantes e o Instrumento de Análise da Cultura Organizacional de Robert Quinn, bem como a sua utilidade na gestão da mudança cultural. Iremos basear-nos no caso da empresa LightE (nome fictício), uma empresa multinacional a operar em Portugal. Pretende-se a partir da análise da envolvente externa e interna da empresa LightE ao longo dos tempos, perceber se a cultura organizacional vigente continua a adequar-se, após a verificação de alterações nas várias vertentes da envolvente externa, designadamente, económica, de mercado e sobretudo tecnológica. Descreveremos sumariamente o mercado da iluminação em Portugal, e mais concretamente, a envolvente externa da LightE, baseando-nos para tal no modelo de Michael Porter. Passaremos à descrição da Light E no que respeita à sua história, liderança, estrutura e cultura vigente ao longo da sua evolução, debruçando-me com detalhe na cultura da equipa comercial, e na verificação da sua consonância com a mudança que a empresa atravessa e os seus objetivos estratégicos.
id RCAP_f60fd9422f6fa69082817d35a5d33acb
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura organizacional em contexto de mudançaIluminaçãoCultura organizacionalMudançaMercadoLightingOrganizational cultureChangeMarketO presente projeto tem como finalidade a elaboração de um caso pedagógico no âmbito do sector da iluminação. O intuito deste caso é focar a importância da consonância entre a Cultura organizacional vigente e as características do mercado, para a prosperidade e o próprio desempenho económico das organizações. Este caso permitirá ainda aos alunos das áreas de Gestão e de Gestão de Recursos Humanos, conhecer o Modelo dos Valores Contrastantes e o Instrumento de Análise da Cultura Organizacional de Robert Quinn, bem como a sua utilidade na gestão da mudança cultural. Iremos basear-nos no caso da empresa LightE (nome fictício), uma empresa multinacional a operar em Portugal. Pretende-se a partir da análise da envolvente externa e interna da empresa LightE ao longo dos tempos, perceber se a cultura organizacional vigente continua a adequar-se, após a verificação de alterações nas várias vertentes da envolvente externa, designadamente, económica, de mercado e sobretudo tecnológica. Descreveremos sumariamente o mercado da iluminação em Portugal, e mais concretamente, a envolvente externa da LightE, baseando-nos para tal no modelo de Michael Porter. Passaremos à descrição da Light E no que respeita à sua história, liderança, estrutura e cultura vigente ao longo da sua evolução, debruçando-me com detalhe na cultura da equipa comercial, e na verificação da sua consonância com a mudança que a empresa atravessa e os seus objetivos estratégicos.This Project aims the development of a case study on the Professional lighting sector, stressing the importance of matching organizational culture and market characteristics to ensure the Company success. The case will allow Management and Human Resources Management students to understand Robert Quinn’s Competing Values Framework, and Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI), and it’s utility to manage cultural change. The case will be based on Light E (fictitious name), a multinational company operating in Portugal, whose external environment has dramatically changed. The change includes technology, economy context and market. The objective is to, based on the external and internal context evolution analysis, using Michael Porter’s Model, understand whether current organizational culture still fits the Company objectives. We will focus our attention on the Sales team culture analysis, after describing Light E history, leadership style, organizational structure and culture along it existence. Our aim is to check whether it fits current changes and strategic objectives or not.2013-02-22T17:30:33Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4658porMartins, Paula Sofia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:23:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:54.590241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura organizacional em contexto de mudança
title Cultura organizacional em contexto de mudança
spellingShingle Cultura organizacional em contexto de mudança
Martins, Paula Sofia Fernandes
Iluminação
Cultura organizacional
Mudança
Mercado
Lighting
Organizational culture
Change
Market
title_short Cultura organizacional em contexto de mudança
title_full Cultura organizacional em contexto de mudança
title_fullStr Cultura organizacional em contexto de mudança
title_full_unstemmed Cultura organizacional em contexto de mudança
title_sort Cultura organizacional em contexto de mudança
author Martins, Paula Sofia Fernandes
author_facet Martins, Paula Sofia Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Paula Sofia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Iluminação
Cultura organizacional
Mudança
Mercado
Lighting
Organizational culture
Change
Market
topic Iluminação
Cultura organizacional
Mudança
Mercado
Lighting
Organizational culture
Change
Market
description O presente projeto tem como finalidade a elaboração de um caso pedagógico no âmbito do sector da iluminação. O intuito deste caso é focar a importância da consonância entre a Cultura organizacional vigente e as características do mercado, para a prosperidade e o próprio desempenho económico das organizações. Este caso permitirá ainda aos alunos das áreas de Gestão e de Gestão de Recursos Humanos, conhecer o Modelo dos Valores Contrastantes e o Instrumento de Análise da Cultura Organizacional de Robert Quinn, bem como a sua utilidade na gestão da mudança cultural. Iremos basear-nos no caso da empresa LightE (nome fictício), uma empresa multinacional a operar em Portugal. Pretende-se a partir da análise da envolvente externa e interna da empresa LightE ao longo dos tempos, perceber se a cultura organizacional vigente continua a adequar-se, após a verificação de alterações nas várias vertentes da envolvente externa, designadamente, económica, de mercado e sobretudo tecnológica. Descreveremos sumariamente o mercado da iluminação em Portugal, e mais concretamente, a envolvente externa da LightE, baseando-nos para tal no modelo de Michael Porter. Passaremos à descrição da Light E no que respeita à sua história, liderança, estrutura e cultura vigente ao longo da sua evolução, debruçando-me com detalhe na cultura da equipa comercial, e na verificação da sua consonância com a mudança que a empresa atravessa e os seus objetivos estratégicos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-04
2013-02-22T17:30:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4658
url http://hdl.handle.net/10071/4658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134662837141504