Controlo do motor PMSM aplicado no FEUP VEC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10216/122454 |
Resumo: | Atualmente, os motores PMSM são utilizados em larga escala no domínio dos veículos elétricos e veículos híbridos, dada a sua robustez na operação numa vasta gama de velocidades de rotação (na gama das 1000 a 7000 rpm, mais comum nos tipos de veículos referidos). Além desta característica, a sua elevada eficiência e fiabilidade, a sua elevada densidade de potência, a sua rápida resposta dinâmica e o seu baixo custo de fabrico torna este motor mais apetecível que as outras soluções de motores elétricos no mercado. Para enquadrar o funcionamento do motor às necessidades do utilizador em relação à performance, é necessário implementar uma lógica de controlo e é nessa mesma implementação que a presente dissertação incide. A realização deste projeto teve por base a utilização do software MATLAB/Simulink em conjunto com o programa PSIM, de modo a obter um modelo fiel ao motor e projetar um controlo adequado ao mesmo. |
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Controlo do motor PMSM aplicado no FEUP VECEngenharia electrotécnica, electrónica e informáticaElectrical engineering, Electronic engineering, Information engineeringAtualmente, os motores PMSM são utilizados em larga escala no domínio dos veículos elétricos e veículos híbridos, dada a sua robustez na operação numa vasta gama de velocidades de rotação (na gama das 1000 a 7000 rpm, mais comum nos tipos de veículos referidos). Além desta característica, a sua elevada eficiência e fiabilidade, a sua elevada densidade de potência, a sua rápida resposta dinâmica e o seu baixo custo de fabrico torna este motor mais apetecível que as outras soluções de motores elétricos no mercado. Para enquadrar o funcionamento do motor às necessidades do utilizador em relação à performance, é necessário implementar uma lógica de controlo e é nessa mesma implementação que a presente dissertação incide. A realização deste projeto teve por base a utilização do software MATLAB/Simulink em conjunto com o programa PSIM, de modo a obter um modelo fiel ao motor e projetar um controlo adequado ao mesmo.2019-07-052019-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10216/122454TID:202398080porTiago Alexandre Guimarães Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:53:46Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/122454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:50:03.412037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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