Hinos e marchas militares no Estado Novo (1933-1958): contributo para a história da música militar na propaganda do Estado Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alferes, Franck Noël da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8969
Resumo: Tese de mestrado, Didáctica da História, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
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spelling Hinos e marchas militares no Estado Novo (1933-1958): contributo para a história da música militar na propaganda do Estado PortuguêsMúsica militar - Portugal - 1933-1958Marchas (Música) - Portugal - 1933-1958Propaganda - Portugal - 1933-1958Portugal - História - séc.20Teses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Didáctica da História, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012O presente trabalho centra-se no estudo dos Hinos e Marchas, do período de 1933- 1958, e no seu contributo para a História da Música Militar. O conceito de História do Estado Novo serve de base para compreender os fundamentos da música, nomeadamente as Letras dos Hinos e Marchas e a sua prática didáctica na doutrinação do povo através da propaganda do Estado Novo. Através da realização deste trabalho tive como objectivo sistematizar toda a informação encontrada sobre a História do Estado Novo e Hinos e Marchas deste período, de forma a redigir um documento onde esta se concretizasse permitindo reconhecer a sua influência nas Letras dos Hinos e Marchas e a possibilidade de reflexão da sua orientação propagandística do regime vigente neste quadro da História. Estado Novo foi a designação atribuída ao regime autoritário corporativo e assente em valores conservadores como o totalitarismo, nacionalismo e culto do chefe, instaurado por António de Oliveira Salazar com a aprovação da Constituição de 1933. Este regime manteve uma forte propaganda de modo a aplicar o seu carácter acentuadamente nacionalista, nas suas preocupações de ordem social, impondo-se na Educação Nacional, destacando-se na música e também nas instituições militares, contribuindo para a História da Música Militar. A didáctica é a ciência do ensino que organiza e sistematiza a construção do conhecimento, utilizando a interdisciplinaridade e intercomplementaridade para torná-lo mais acessível e compreensível a todos que o utilizam. 4 No presente estudo a didáctica tem a ver com a selecção e a representação de argumentos que sejam valiosos para o regime salazarista e, portanto, apresentam-se como conteúdos a aprender. É aqui utilizada como técnica e também instrumento de nivelamento do ensino, homogeneizando o desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem a toda a população. A didáctica é usada como técnica de estimular, dirigir e encaminhar a formação da sociedade civil. A música militar estabelece aqui uma relação com a população através das suas actuações públicas realizadas pelas Bandas de Música que divulgam os Hinos e Marchas de acordo com a propaganda do Estado Novo. Tem uma eficácia formativa e instrutiva, conduz o povo à progressiva aquisição de hábitos, conhecimentos e ideias do regime político vigente. A música tem a capacidade de afectar as emoções e intelecto através do prazer da sua audição. Através da música, as Letras dos Hinos e Marchas podem estimular as acções populares, logo a música é uma poderosa forma de arte cujo apelo estético está altamente relacionado com a cultura na qual é composta e executada.Résumé: Ce travail met l'accent sur l'étude des Hymnes et des Marches, la période de 1933- 1958 et de sa contribution à l'histoire de la musique militaire. Le concept de l'histoire de l'État Nouveau sert de base pour comprendre les principes fondamentaux de la musique, surtout les paroles des Hymnes et des Marches et leur pratique d'enseignement à l'endoctrinement du peuple par la propagande de l'État Nouveau. Ce travail avait comme objectif de systématiser toutes les informations trouvées sur l'histoire de l'État Nouveau et des Hymnes et des Marches de cette période, afin de composer un document où cela se produire vous permettant de reconnaître son influence sur les paroles des Hymnes et des Marches et la possibilité d'une réflexion de l'orientation de la propagande de son régime dans cette partie de l'histoire. L'État Nouveau était la désignation donné au régime autoritaire et corporatif basée sur des valeurs conservatrices comme le totalitarisme, le nationalisme et le culte du chef, introduit par António de Oliveira Salazar, avec l'approbation de la Constitution de 1933. Ce régime a maintenu une forte propagande afin d'appliquer son caractère fortement nationaliste dans ses préoccupations d’ordre social, en s'imposant à l'éducation nationale, particulièrement en musique et aussi dans les institutions militaires, contribuant à l'histoire de la musique militaire. La Didactique est la science de l’enseignement qui organise et systématise la construction de la connaissance, à l'aide de l'interdisciplinarité et 6 l’intercomplementarité pour le rendre plus accessible et plus compréhensible pour tous qui l'utilisent. Dans la présente étude la didactique est liée à la sélection et à la représentation des arguments qui sont utiles pour le régime de Salazar et sont donc les contenus à apprendre. Il est utilisé ici comme une technique et aussi un instrument de nivellement d’apprentissage, l’homogénéisation du développement du processus d'enseignement-apprentissage à l'ensemble de la population. La didactique est utilisé comme une technique de stimuler, de diriger et de orienter la formation de la société civile. La musique militaire établit une relation avec la population par le biais de ses représentations publiques menées par les corps de musique qui révèle les Hymnes et des Marches selon la propagande de l'État Nouveau. Il a une efficacité formatif et instructif, conduit les gens à l’acquisition progressive des habitudes, des connaissances et des idées du régime politique de l’époque. La musique a la capacité d'influer sur les émotions et l'intellect à travers du plaisir de l’audition. À travers de la musique, les paroles des Hymnes et des Marches peuvent stimuler des actions populaires, la musique est une forme d'art puissante dont l'appel esthétique est fortement liée à la culture dans laquelle elle est composée et interprétée.Grilo, FernandoRepositório da Universidade de LisboaAlferes, Franck Noël da Silva2013-08-05T15:52:02Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:19.133846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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