Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luís Miguel Figueiredo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42712
Resumo: Falar de «ecologia dos média» é recordar a de Marshall McLuhan e Neil Postman, entre outros, como os fundadores deste conceito. Quando, em 2000, Neil Postman proferiu a conferência com que inaugurou a convenção da Media Ecology Association, pôde explicar o significado da expressão «media ecology» para, depois, lançar aquelas perguntas que ele considera serem fundamentais, para que os média digitais estejam, de facto, ao serviço do ser humano, potenciando uma cada vez maior humanização da humanidade. De modo sintético, as questões centram- -se em torno de quatro eixos: perceber se os novos média potenciam o pensamento racional; em que medida contribuem para o desenvolvi[1]mento de processos democráticos; se oferecem, ou não, um maior acesso a informação significativa; e, por fim, se potenciam o aumento de uma consciência ética que promova uma maior bondade entre os humanos.
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