Da opinião à representação : o Islão no discurso dos jornais em Portugal : 2010-2020 : Público, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Observador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37103 |
Resumo: | Os media são elementos fundamentais na construção de significados, representações e agenda da actualidade. O seu poder é inegável na representação de eventos, fenómenos, pessoas ou grupos, também étnicos ou religiosos. Este poder estende-se aos opinion makers e à sua produção, que se pressupõe como legítima e credível, servindo como barómetro para a opinião pública. Islão e muçulmanos, segundo a literatura científica, tendem a ser representados pelos media ditos “ocidentais” de uma forma negativa, sendo associados a temas como conflito, terrorismo, intolerância e extremismo. Mais ainda, são frequentemente representados como uma massa homogénea e tratados com alteridade. A produção científica indica que os produtores de opinião que escrevem sobre o Islão em Portugal não são especialistas no tema. Igualmente, indica que o Islão português é praticamente invisível nos media e que existe a ideia não-fundamentada cientificamente de que está “bem integrado”. Esta dissertação analisa a forma como Islão e muçulmanos são tratados pelo jornalismo de opinião em Portugal, durante dez anos (2010-2020), nas versões online dos jornais portugueses o Público, o Correio da Manhã, o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias e no jornal electrónico Observador. Por meio de uma metodologia mista, que combina análise de conteúdo com análise crítica de discurso, são analisados o tratamento temático e discursivo desta cobertura jornalística que engloba 494 artigos de opinião. Identifica, ainda, os mais frequentes opinion makers sobre o tema do Islão em Portugal, chegando à conclusão de que não são, na sua maioria, especialistas no assunto. O estudo demonstra que as representações do Islão e dos muçulmanos são redutoras e maioritariamente associadas ao terrorismo e às diferenças de valores, partindo sempre de uma lógica de alteridade, e sendo quase nula aquela feita sobre o Islão português. Mais, os artigos revelam existir a pressuposição de uma identidade cristã/católica nacional. |
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Da opinião à representação : o Islão no discurso dos jornais em Portugal : 2010-2020 : Público, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e ObservadorMediaRepresentaçãoAlteridadeIslãoMuçulmanosJornaisImprensaDiscursoRepresentationAlterityIslamMuslimsNewspapersPressDiscourseDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoOs media são elementos fundamentais na construção de significados, representações e agenda da actualidade. O seu poder é inegável na representação de eventos, fenómenos, pessoas ou grupos, também étnicos ou religiosos. Este poder estende-se aos opinion makers e à sua produção, que se pressupõe como legítima e credível, servindo como barómetro para a opinião pública. Islão e muçulmanos, segundo a literatura científica, tendem a ser representados pelos media ditos “ocidentais” de uma forma negativa, sendo associados a temas como conflito, terrorismo, intolerância e extremismo. Mais ainda, são frequentemente representados como uma massa homogénea e tratados com alteridade. A produção científica indica que os produtores de opinião que escrevem sobre o Islão em Portugal não são especialistas no tema. Igualmente, indica que o Islão português é praticamente invisível nos media e que existe a ideia não-fundamentada cientificamente de que está “bem integrado”. Esta dissertação analisa a forma como Islão e muçulmanos são tratados pelo jornalismo de opinião em Portugal, durante dez anos (2010-2020), nas versões online dos jornais portugueses o Público, o Correio da Manhã, o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias e no jornal electrónico Observador. Por meio de uma metodologia mista, que combina análise de conteúdo com análise crítica de discurso, são analisados o tratamento temático e discursivo desta cobertura jornalística que engloba 494 artigos de opinião. Identifica, ainda, os mais frequentes opinion makers sobre o tema do Islão em Portugal, chegando à conclusão de que não são, na sua maioria, especialistas no assunto. O estudo demonstra que as representações do Islão e dos muçulmanos são redutoras e maioritariamente associadas ao terrorismo e às diferenças de valores, partindo sempre de uma lógica de alteridade, e sendo quase nula aquela feita sobre o Islão português. Mais, os artigos revelam existir a pressuposição de uma identidade cristã/católica nacional.The media are fundamental elements in the construction of meanings, representations, and current agenda. Their power is undeniable in the representation of events, phenomena, people or groups, whether ethnic or religious. This power extends to opinion makers and their production, which is assumed to be legitimate and credible, serving as a barometer for public opinion. Islam and Muslims, according to scientific literature, tend to be represented by the so-called “Western” media in a negative way, being associated with topics such as conflict, terrorism, intolerance and extremism. Furthermore, they are often represented as a homogeneous mass and treated with altrity. Scientific production indicates that opinion makers who write about Islam in Portugal are not experts on the subject. Likewise, it shows that Portuguese Islam is practically invisible in the media and that there is a scientifically unfounded idea that it is “well integrated”. This dissertation analyzes the way in which Islam and Muslims are treated by opinion journalism in Portugal, for ten years (2010-2020), in the online versions of the Portuguese newspapers, Público, Correio da Manhã, Diário de Notícias and Jornal de Notícias, and in the electronic newspaper Observador. Through a mixed methodology, which combines content analysis with critical discourse analysis, the thematic and discursive treatment of this journalistic coverage are analyzed, encompassing 494 opinion articles. It also identifies the most frequent opinion makers on the topic of Islam in Portugal, concluding that the vast majority are not experts on the subject. This research demonstrates that the representations of Islam and Muslims are reductive and mostly associated with terrorism and differences in values, always from a perspective of alterity, and Portuguese Islam shows no representative presence. Furthermore, the articles reveal that there is an assumption of a national Christian/Catholic identity.Arêas, Camila CabralVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVentura, Helena Sofia Lourenço Cruz2022-03-21T15:38:01Z2022-02-012021-092022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37103TID:202955885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:32Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:10.013213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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