Desenvolvimento de um programa de intervenção em processamento auditivo para crianças em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Cátia Diana Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27617
Resumo: Enquadramento: O terapeuta da fala é um dos profissionais responsáveis pela intervenção na Perturbação do Processamento Auditivo (PPA). Contudo, a nível nacional, não foram encontrados programas de intervenção na área do Processamento Auditivo (PA), testados e validados para crianças em idade escolar. Esta escassez dificulta a uniformização de procedimentos e, consequentemente, condiciona a atuação baseada em evidência científica. Objetivos: O presente trabalho teve como objetivos desenvolver e validar (através de um painel de peritos) um Programa de Intervenção em Processamento Auditivo (PIPA), destinado a crianças em idade escolar, com PPA. No âmbito desta dissertação, foram desenvolvidas atividades que estimulam as seguintes competências auditivas: separação binaural, integração binaural, fusão binaural e figura-fundo. Metodologia: O estudo decorreu em duas etapas: a primeira etapa consistiu no desenvolvimento do programa de intervenção e respetivo manual de instruções, que inclui os objetivos para as diferentes competências auditivas, bem como todas as tarefas, procedimentos, materiais, reforços, instruções dadas aos utilizadores e estímulos verbais utilizados; na segunda etapa procedeu-se à validação de conteúdo, através de um painel composto por seis peritos que analisaram o PIPA no que respeita à abrangência, clareza, adequação e pertinência de conteúdos, através da resposta a um questionário. A validade de conteúdo foi calculada através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: Os resultados obtidos após a avaliação por um painel de peritos demonstram a validade de conteúdo do PIPA, com um IVC global 0,96. Onze itens apresentam um IVC de 1. Alguns conteúdos foram modificados depois da análise dos comentários e sugestões dos peritos. Conclusão: O estudo permitiu o desenvolvimento de um programa de intervenção em PA, completo e com estímulos verbais em português europeu, destinado a crianças com idades entre os seis e os dez anos. Este apresenta validade de conteúdo para intervenção com crianças com PPA. Futuramente, deverão ser realizados estudos de aceitabilidade e eficácia do PIPA junto da população a que se destina
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No âmbito desta dissertação, foram desenvolvidas atividades que estimulam as seguintes competências auditivas: separação binaural, integração binaural, fusão binaural e figura-fundo. Metodologia: O estudo decorreu em duas etapas: a primeira etapa consistiu no desenvolvimento do programa de intervenção e respetivo manual de instruções, que inclui os objetivos para as diferentes competências auditivas, bem como todas as tarefas, procedimentos, materiais, reforços, instruções dadas aos utilizadores e estímulos verbais utilizados; na segunda etapa procedeu-se à validação de conteúdo, através de um painel composto por seis peritos que analisaram o PIPA no que respeita à abrangência, clareza, adequação e pertinência de conteúdos, através da resposta a um questionário. A validade de conteúdo foi calculada através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: Os resultados obtidos após a avaliação por um painel de peritos demonstram a validade de conteúdo do PIPA, com um IVC global 0,96. Onze itens apresentam um IVC de 1. Alguns conteúdos foram modificados depois da análise dos comentários e sugestões dos peritos. Conclusão: O estudo permitiu o desenvolvimento de um programa de intervenção em PA, completo e com estímulos verbais em português europeu, destinado a crianças com idades entre os seis e os dez anos. Este apresenta validade de conteúdo para intervenção com crianças com PPA. Futuramente, deverão ser realizados estudos de aceitabilidade e eficácia do PIPA junto da população a que se destinaBackground: The Speech and Language Therapist is one of the professionals responsible for the intervention in the Auditory Processing Disorder (APD). However, at the national level, Auditory Processing Intervention Programmes tested and validated to school-aged children were not found. This lack hinders the standardization of procedures and, consequently, conditions the action based on scientific evidence. Aim: The present work aimed to develop and validate (through an expert panel) an Auditory Processing Intervention Programme, for school-aged children with APD. Within the scope of this dissertation, activities were developed in order to stimulate the following auditory abilities: binaural separation, binaural integration, binaural fusion and figure-ground. Methods: The study was carried out in two stages: the first stage consisted on the development of the intervention program and its instruction manual, which includes the objectives for the different auditory abilities, as well as all tasks, procedures, materials, reinforcements, instructions given to users and verbal stimulus used; In the second stage, the content was validated through a panel composed of six experts who analysed the Auditory Processing Intervention Programme regarding the comprehensiveness, clarity, adequacy and relevance of the contents, by answering a questionnaire. Content validity was calculated using the Content Validity Index (CVI). Results: Results obtained after evaluation by an expert panel demonstrate the content validity of Auditory Processing Intervention Programme, with an overall CVI of 0.96. Eleven items have a CVI of 1. Some contents were modified after reviewing the expert comments and suggestions. Conclusions: The study allowed the development of a complete intervention program in Auditory Processing, with verbal stimulus in European Portuguese, intended for children aged between six and ten years old. This program has the content validity for intervention with children with APD. In the future, Auditory Processing Intervention Program acceptability and effectiveness studies should be conducted with the target population2020-02-21T09:46:47Z2019-11-27T00:00:00Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27617porLuís, Cátia Diana Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:53:31Zoai:ria.ua.pt:10773/27617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:21.259077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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