Síntese dos programas de capacitação dos cuidadores - Desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Isabel Escrivães da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49660
Resumo: A construção deste relatório pretendeu relatar o itinerário percorrido ao longo do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP). Nele será espelhado o processo de construção e desenvolvimento de uma identidade enquanto Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP). Por este motivo foi imperativo desenvolver este relatório, iniciando-se pela conceptualização da prática da enfermagem à luz da Teoria da Enfermagem dos Cuidados Centrados na Pessoa. Ao longo dos contextos de estágio percorridos: cuidados diferenciados, internamento de pessoas em fase de descompensação aguda da doença e comunitário; foi essencial fazer uma avaliação da pessoa, das suas reais necessidades e do contexto onde ela se insere, para desta forma, planear as intervenções de enfermagem. Com este propósito, recorreu-se à literatura para conhecer as intervenções que apresentam maior evidência científica, para posteriormente as adaptar à população e ao contexto. A avaliação dos resultados obtidos com as intervenções executadas, permitiu avaliar a prática desenvolvida e extrair algumas considerações. Todo este percurso permitiu a aquisição das competências especificas e comuns ao EESMP. O EESMP enquanto facilitador na adaptação aos novos processos de vidas das pessoas e famílias, tem aqui papel preponderante na capacitação do Cuidador Familiar (CF). Neste âmbito, realizou-se um mapeamento, analise e síntese dos programas psicoeducacionais ou de capacitação do CF de uma pessoa com patologia do foro mental e /ou psiquiátrica, em que existe uma participação ativa do enfermeiro generalista e/ou EESMP na elaboração e/ou implementação do mesmo. Para tal foi elaborada uma metodologia de pesquisa, seguindo as principais diretrizes de uma Scoping Review e procedendo-se à pesquisa efetiva no RCAAP e na base de dados da CINAHL (via EBSCOhost). Foram obtidos, um total de oito programas psicoeducacionais ou de capacitação ao CF. Após uma análise aos mesmo, conclui-se que, maioritariamente estes programas são dirigidos do CF de uma pessoa com demência ou esquizofrenia e que grande parte deles, carece ainda de alguma robustez metodológica. Neste sentido, sugere-se o desenvolvimento de novos estudos, usando o conhecimento já existente nesta área, para que o conhecimento na ESMP continua a evoluir e desta forma enriquecer a prática do EESMP.
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spelling Síntese dos programas de capacitação dos cuidadores - Desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaSynthesis of caregiver training programs: Development of specialized clinical skills in the field of Mental Health and Psychiatric NursingCuidadores familiaresProgramas psicoeducacionaisProgramas de capacitaçãoEnfermeiro especialistaEnfermagemRelatório de estágioEnfermagemA construção deste relatório pretendeu relatar o itinerário percorrido ao longo do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP). Nele será espelhado o processo de construção e desenvolvimento de uma identidade enquanto Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP). Por este motivo foi imperativo desenvolver este relatório, iniciando-se pela conceptualização da prática da enfermagem à luz da Teoria da Enfermagem dos Cuidados Centrados na Pessoa. Ao longo dos contextos de estágio percorridos: cuidados diferenciados, internamento de pessoas em fase de descompensação aguda da doença e comunitário; foi essencial fazer uma avaliação da pessoa, das suas reais necessidades e do contexto onde ela se insere, para desta forma, planear as intervenções de enfermagem. Com este propósito, recorreu-se à literatura para conhecer as intervenções que apresentam maior evidência científica, para posteriormente as adaptar à população e ao contexto. A avaliação dos resultados obtidos com as intervenções executadas, permitiu avaliar a prática desenvolvida e extrair algumas considerações. Todo este percurso permitiu a aquisição das competências especificas e comuns ao EESMP. O EESMP enquanto facilitador na adaptação aos novos processos de vidas das pessoas e famílias, tem aqui papel preponderante na capacitação do Cuidador Familiar (CF). Neste âmbito, realizou-se um mapeamento, analise e síntese dos programas psicoeducacionais ou de capacitação do CF de uma pessoa com patologia do foro mental e /ou psiquiátrica, em que existe uma participação ativa do enfermeiro generalista e/ou EESMP na elaboração e/ou implementação do mesmo. Para tal foi elaborada uma metodologia de pesquisa, seguindo as principais diretrizes de uma Scoping Review e procedendo-se à pesquisa efetiva no RCAAP e na base de dados da CINAHL (via EBSCOhost). Foram obtidos, um total de oito programas psicoeducacionais ou de capacitação ao CF. Após uma análise aos mesmo, conclui-se que, maioritariamente estes programas são dirigidos do CF de uma pessoa com demência ou esquizofrenia e que grande parte deles, carece ainda de alguma robustez metodológica. Neste sentido, sugere-se o desenvolvimento de novos estudos, usando o conhecimento já existente nesta área, para que o conhecimento na ESMP continua a evoluir e desta forma enriquecer a prática do EESMP.The purpose of this report is to document the itinerary followed throughout the master's degree course in mental and psychiatric health nursing. It aims to illustrate the process of constructing and developing an identity as a nurse specializing in mental health and psychiatry. Consequently, it was essential to commence the development of this report by conceptualizing nursing practice based on the Nursing Theory of Person-Centered Care. Within the various contexts covered during the internship: differentiated care, acute hospitalization, and community settings; it was crucial to assess the individual's actual needs and the context in which they live. This was done to plan the most appropriate nursing interventions. To achieve this, relevant literature was consulted to identify interventions supported by scientific evidence, which were then adapted to the specific population and context. Evaluating the outcomes of these interventions enabled an assessment of the progress in practice and provided valuable insights. This journey facilitated the acquisition of specific and common skills for nurses in mental health and psychiatric nursing. The nurse specializing in mental health and psychiatry plays a crucial role as a facilitator in helping individuals and families adapt to new life processes. In this context, there is a significant responsibility in training family caregivers. A mapping of psychoeducational or training programs for family caregivers of individuals with mental and/or psychiatric pathology was conducted, involving active participation from generalist nurses and/or mental health and psychiatric nursing professionals in its preparation and/or implementation. To accomplish this, a research methodology was developed, following the primary guidelines of a Scoping Review and conducting effective research in the RCAAP and CINAHL (via EBSCOhost) databases. A total of eight psychoeducational programs or training sessions for family caregivers were identified. Upon analysis, it was concluded that most of these programs target family caregivers of individuals with dementia or schizophrenia, and many still lack methodological robustness. In light of this, it is suggested that further studies be undertaken in this area to advance knowledge in mental health and psychiatric nursing, enriching the practice of nurses specializing in mental health and psychiatry.Sequeira, Carlos Alberto da CruzRepositório ComumCosta, Isabel Escrivães da2024-02-06T16:18:25Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49660TID:203514882porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-08T11:49:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:36:47.850138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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