Mecanismos cognitivo-linguísticos preditores do desenvolvimento das fases iniciais da leitura – MABEL e PIPE versão 5
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11424 |
Resumo: | O presente estudo longitudinal tem como objetivo verificar as qualidades psicométricas da PIPE (Prova de Identificação de Palavras Escritas) – versão 5 como um instrumento de rastreio precoce e eficaz na sinalização de crianças em risco de desenvolverem dificuldades de aprendizagem da leitura no 1º ano. Neste sentido, foram avaliadas 125 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos, a meio e no final do ano letivo. Para além da PIPE foram também aplicadas outras provas, de modo a verificar a validade do teste. Os resultados obtidos indicam, de forma geral, boas qualidades psicométricas e mostraram que a PIPE – versão 5 apresenta correlações estatisticamente significativas com outros instrumentos que avaliam a decodificação. Assim, a PIPE – versão 5 assume-se como um instrumento com boa capacidade de avaliar a decodificação e com potencial de identificar crianças em risco de insucesso na aprendizagem da leitura. |
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Mecanismos cognitivo-linguísticos preditores do desenvolvimento das fases iniciais da leitura – MABEL e PIPE versão 5Prova de Identificação de Palavras Escritas (PIPE)RastreioO presente estudo longitudinal tem como objetivo verificar as qualidades psicométricas da PIPE (Prova de Identificação de Palavras Escritas) – versão 5 como um instrumento de rastreio precoce e eficaz na sinalização de crianças em risco de desenvolverem dificuldades de aprendizagem da leitura no 1º ano. Neste sentido, foram avaliadas 125 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos, a meio e no final do ano letivo. Para além da PIPE foram também aplicadas outras provas, de modo a verificar a validade do teste. Os resultados obtidos indicam, de forma geral, boas qualidades psicométricas e mostraram que a PIPE – versão 5 apresenta correlações estatisticamente significativas com outros instrumentos que avaliam a decodificação. Assim, a PIPE – versão 5 assume-se como um instrumento com boa capacidade de avaliar a decodificação e com potencial de identificar crianças em risco de insucesso na aprendizagem da leitura.The present longitudinal study aims to verify the psychometric qualities of the PIPE (Test of Written Word Identification) - version 5 as an effective early screening instrument in signaling children at risk of developing learning difficulties in reading in first grade. Therefore, 125 children aged 6 to 7 years old were tested in the middle and at the end of the school year. In addition to PIPE, other tests were also applied to verify the validity of the test. The results obtained showed, in general, good psychometric qualities and showed that PIPE - version 5 has statistically significant correlations with other instruments that measure decoding. Thus, PIPE - version 5 is assumed to be an instrument with good decoding assessment capacity and with potential to identify children at risk of failure in learning to read.2023-03-09T14:59:58Z2022-06-29T00:00:00Z2022-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11424porMedon, Alexandra Isabel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:17.361848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo longitudinal tem como objetivo verificar as qualidades psicométricas da PIPE (Prova de Identificação de Palavras Escritas) – versão 5 como um instrumento de rastreio precoce e eficaz na sinalização de crianças em risco de desenvolverem dificuldades de aprendizagem da leitura no 1º ano. Neste sentido, foram avaliadas 125 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos, a meio e no final do ano letivo. Para além da PIPE foram também aplicadas outras provas, de modo a verificar a validade do teste. Os resultados obtidos indicam, de forma geral, boas qualidades psicométricas e mostraram que a PIPE – versão 5 apresenta correlações estatisticamente significativas com outros instrumentos que avaliam a decodificação. Assim, a PIPE – versão 5 assume-se como um instrumento com boa capacidade de avaliar a decodificação e com potencial de identificar crianças em risco de insucesso na aprendizagem da leitura. |
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