Mecanismos cognitivo-linguísticos preditores do desenvolvimento das fases iniciais da leitura – MABEL e PIPE versão 5

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medon, Alexandra Isabel Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11424
Resumo: O presente estudo longitudinal tem como objetivo verificar as qualidades psicométricas da PIPE (Prova de Identificação de Palavras Escritas) – versão 5 como um instrumento de rastreio precoce e eficaz na sinalização de crianças em risco de desenvolverem dificuldades de aprendizagem da leitura no 1º ano. Neste sentido, foram avaliadas 125 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos, a meio e no final do ano letivo. Para além da PIPE foram também aplicadas outras provas, de modo a verificar a validade do teste. Os resultados obtidos indicam, de forma geral, boas qualidades psicométricas e mostraram que a PIPE – versão 5 apresenta correlações estatisticamente significativas com outros instrumentos que avaliam a decodificação. Assim, a PIPE – versão 5 assume-se como um instrumento com boa capacidade de avaliar a decodificação e com potencial de identificar crianças em risco de insucesso na aprendizagem da leitura.
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