Previsão da absorção do potássio através dum modelo matemático I- Verificação do modelo em solos de Trás-os-Montes. II-Avaliação da importância dos parâmetros do solo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Ester
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8453
Resumo: A absorção de nutrientes pelas plantas depende das características de absorção do seu sistema radicular e das características do solo para fornecer os nutrientes às plantas. Uma vez que os diversos factores do solo e das plantas actuam em interdependência é difícil avaliar experimentalmente qual a sua importância relativa. No entanto, hoje é possível prever a absorção de nutrientes através dum modelo matemático mecanicista, desenvolvido por Barber e seus colaboradores, o qual já foi testado para os nutrientes N, P e K. Neste modelo as componentes essenciais do sistema solo-planta foram incorporadas em fórmulas matemáticas, em que a equação que descreve o influxo do nutriente é combinada com as equações que descrevem o transporte de nutrientes até à raiz e o crescimento radicular. Neste trabalho procurou-se verificar a aplicação deste modelo em dez solos de Trás–os–Montes relativamente à absorção do K. Os resultados obtidos indicam a existência duma correlação elevada (r2 = 0,977***) entre o potássio absorvido por plantas de milho cultivadas em vaso e o potássio calculado através do modelo matemático. Realizaram-se também análises de sensibilidade em que se procurou prever quais as consequências da alteração de parâmetros do solo e da planta na absorção do potássio. Assim os prâmetros que influenciaram de forma mais significativa a absorção do potássio foram a taxa de crescimento radicular e a concentração do potássio na solução do solo, enquanto os parâmetros que descrevem a cinética de absorção do potássio pelas plantas tiveram um efeito irrelevante.
id RCAP_f64eaedb2efa312672512380abb814a4
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8453
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Previsão da absorção do potássio através dum modelo matemático I- Verificação do modelo em solos de Trás-os-Montes. II-Avaliação da importância dos parâmetros do solo.Absorção do KSolos de Trás-os-MontesPotássio no soloA absorção de nutrientes pelas plantas depende das características de absorção do seu sistema radicular e das características do solo para fornecer os nutrientes às plantas. Uma vez que os diversos factores do solo e das plantas actuam em interdependência é difícil avaliar experimentalmente qual a sua importância relativa. No entanto, hoje é possível prever a absorção de nutrientes através dum modelo matemático mecanicista, desenvolvido por Barber e seus colaboradores, o qual já foi testado para os nutrientes N, P e K. Neste modelo as componentes essenciais do sistema solo-planta foram incorporadas em fórmulas matemáticas, em que a equação que descreve o influxo do nutriente é combinada com as equações que descrevem o transporte de nutrientes até à raiz e o crescimento radicular. Neste trabalho procurou-se verificar a aplicação deste modelo em dez solos de Trás–os–Montes relativamente à absorção do K. Os resultados obtidos indicam a existência duma correlação elevada (r2 = 0,977***) entre o potássio absorvido por plantas de milho cultivadas em vaso e o potássio calculado através do modelo matemático. Realizaram-se também análises de sensibilidade em que se procurou prever quais as consequências da alteração de parâmetros do solo e da planta na absorção do potássio. Assim os prâmetros que influenciaram de forma mais significativa a absorção do potássio foram a taxa de crescimento radicular e a concentração do potássio na solução do solo, enquanto os parâmetros que descrevem a cinética de absorção do potássio pelas plantas tiveram um efeito irrelevante.2018-05-21T09:18:54Z1990-01-01T00:00:00Z1990info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8453porPortela, Esterinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:02.866683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Previsão da absorção do potássio através dum modelo matemático I- Verificação do modelo em solos de Trás-os-Montes. II-Avaliação da importância dos parâmetros do solo.
title Previsão da absorção do potássio através dum modelo matemático I- Verificação do modelo em solos de Trás-os-Montes. II-Avaliação da importância dos parâmetros do solo.
spellingShingle Previsão da absorção do potássio através dum modelo matemático I- Verificação do modelo em solos de Trás-os-Montes. II-Avaliação da importância dos parâmetros do solo.
Portela, Ester
Absorção do K
Solos de Trás-os-Montes
Potássio no solo
title_short Previsão da absorção do potássio através dum modelo matemático I- Verificação do modelo em solos de Trás-os-Montes. II-Avaliação da importância dos parâmetros do solo.
title_full Previsão da absorção do potássio através dum modelo matemático I- Verificação do modelo em solos de Trás-os-Montes. II-Avaliação da importância dos parâmetros do solo.
title_fullStr Previsão da absorção do potássio através dum modelo matemático I- Verificação do modelo em solos de Trás-os-Montes. II-Avaliação da importância dos parâmetros do solo.
title_full_unstemmed Previsão da absorção do potássio através dum modelo matemático I- Verificação do modelo em solos de Trás-os-Montes. II-Avaliação da importância dos parâmetros do solo.
title_sort Previsão da absorção do potássio através dum modelo matemático I- Verificação do modelo em solos de Trás-os-Montes. II-Avaliação da importância dos parâmetros do solo.
author Portela, Ester
author_facet Portela, Ester
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Ester
dc.subject.por.fl_str_mv Absorção do K
Solos de Trás-os-Montes
Potássio no solo
topic Absorção do K
Solos de Trás-os-Montes
Potássio no solo
description A absorção de nutrientes pelas plantas depende das características de absorção do seu sistema radicular e das características do solo para fornecer os nutrientes às plantas. Uma vez que os diversos factores do solo e das plantas actuam em interdependência é difícil avaliar experimentalmente qual a sua importância relativa. No entanto, hoje é possível prever a absorção de nutrientes através dum modelo matemático mecanicista, desenvolvido por Barber e seus colaboradores, o qual já foi testado para os nutrientes N, P e K. Neste modelo as componentes essenciais do sistema solo-planta foram incorporadas em fórmulas matemáticas, em que a equação que descreve o influxo do nutriente é combinada com as equações que descrevem o transporte de nutrientes até à raiz e o crescimento radicular. Neste trabalho procurou-se verificar a aplicação deste modelo em dez solos de Trás–os–Montes relativamente à absorção do K. Os resultados obtidos indicam a existência duma correlação elevada (r2 = 0,977***) entre o potássio absorvido por plantas de milho cultivadas em vaso e o potássio calculado através do modelo matemático. Realizaram-se também análises de sensibilidade em que se procurou prever quais as consequências da alteração de parâmetros do solo e da planta na absorção do potássio. Assim os prâmetros que influenciaram de forma mais significativa a absorção do potássio foram a taxa de crescimento radicular e a concentração do potássio na solução do solo, enquanto os parâmetros que descrevem a cinética de absorção do potássio pelas plantas tiveram um efeito irrelevante.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-01-01T00:00:00Z
1990
2018-05-21T09:18:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8453
url http://hdl.handle.net/10348/8453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137105082843137