A gestão das redes sociais no âmbito da estratégia de internacionalização da Simplifik

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Leonel Paulo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14670
Resumo: As redes sociais são um fenómeno utilizado por muitos e diversificados utilizadores a nível mundial. As redes sociais fazem parte do fenómeno mundial que é a Internet. A criação da internet veio reformular os conceitos de velocidade e de tempo, com um alcance global permitiu ultrapassar barreiras que antes seriam inalcançáveis. Criou hábitos de consumo e implicou alterações nas atividades comerciais, sendo considerada um instrumento essencial para a comunicação nas organizações. A internacionalização torna-se assim muito mais fácil e económica para as empresas. Através deste trabalho, teve-se como objetivo desenvolver estratégias inovadoras no âmbito de melhorar a comunicação e melhorar a visibilidade da Simplifik a nível nacional e internacional. Tendo em conta que a Simplifik procura sempre novos serviços, optou-se por explorar a gestão das redes sociais, como forma a alcançar os resultados pretendidos. Desta forma, procedeu-se à melhoria e atualização das páginas do Facebook e do Whatsapp da empresa, juntamente com a criação de páginas do Linkedin e do Instagram. Os resultados do trabalho desenvolvido foram conseguidos por via da investigação-ação. A metodologia investigação-ação serviu de suporte à investigação, sendo o método que melhor se adaptou à situação de estágio, em que o próprio investigador esteve imerso no meio, com o objetivo de provocar mudanças nesse meio. Os resultados obtidos foram a melhoria na comunicação da empresa, a angariação de novos clientes internacionais e o desenvolvimento e prática de novas áreas de negócio. De acordo com os resultados observados e as avaliações fornecidas, comprova-se que o investigador promoveu alterações no meio organizacional da empresa, contribuindo para a melhoria da comunicação e um consequente aumento de clientes, gerando poupança.
id RCAP_f6501aafc8577b143b2cf26c000a6fc4
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14670
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão das redes sociais no âmbito da estratégia de internacionalização da SimplifikSimplifikInternacionalizaçãoEstratégiaInternacionalizationSocial networksCommunication in organizationsInternetGestãoAs redes sociais são um fenómeno utilizado por muitos e diversificados utilizadores a nível mundial. As redes sociais fazem parte do fenómeno mundial que é a Internet. A criação da internet veio reformular os conceitos de velocidade e de tempo, com um alcance global permitiu ultrapassar barreiras que antes seriam inalcançáveis. Criou hábitos de consumo e implicou alterações nas atividades comerciais, sendo considerada um instrumento essencial para a comunicação nas organizações. A internacionalização torna-se assim muito mais fácil e económica para as empresas. Através deste trabalho, teve-se como objetivo desenvolver estratégias inovadoras no âmbito de melhorar a comunicação e melhorar a visibilidade da Simplifik a nível nacional e internacional. Tendo em conta que a Simplifik procura sempre novos serviços, optou-se por explorar a gestão das redes sociais, como forma a alcançar os resultados pretendidos. Desta forma, procedeu-se à melhoria e atualização das páginas do Facebook e do Whatsapp da empresa, juntamente com a criação de páginas do Linkedin e do Instagram. Os resultados do trabalho desenvolvido foram conseguidos por via da investigação-ação. A metodologia investigação-ação serviu de suporte à investigação, sendo o método que melhor se adaptou à situação de estágio, em que o próprio investigador esteve imerso no meio, com o objetivo de provocar mudanças nesse meio. Os resultados obtidos foram a melhoria na comunicação da empresa, a angariação de novos clientes internacionais e o desenvolvimento e prática de novas áreas de negócio. De acordo com os resultados observados e as avaliações fornecidas, comprova-se que o investigador promoveu alterações no meio organizacional da empresa, contribuindo para a melhoria da comunicação e um consequente aumento de clientes, gerando poupança.The creation of the internet came to reformulate the concepts of speed and time, with a global reach, allowed to overcome barriers that previously would be unreachable. It created habits of consumption and implied changes in commercial activities, being considered an essential instrument for communication in organizations. Internationalization thus becomes much easier and cheaper for companies. Through this work, the goal is to develop innovative strategies to improve communication and improve the visibility of Simplifik nationally and internationally. Taking into account that Simplifik is always looking for new services, it was decided to explore the management of sociais networks, in order to achieve the desired results. In this way, the improvement and updating of Facebook and Whatsapp pages of the company, along with the creation of Linkedin and Instagram pages, was proceeded. The results of the work developed were achieved through action research methodology. This methodology served as a support for research, being the method that best adapted to the internship situation, in which the researcher himself was immersed in the environment with the goal of provoking changes in that environment. The results obtained were the improvement in the communication of the company, the raising of new international clients and the development and practice of new business areas. According to the results observed and the evaluations provided, it is verified that the researcher promoted changes in the organizational environment of the company, contributing to the improvement of communication and a consequent increase of clients, generating savings.Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Leonel Paulo2019-10-03T15:30:01Z2019-07-302019-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14670TID:202286797porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:29.449762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão das redes sociais no âmbito da estratégia de internacionalização da Simplifik
title A gestão das redes sociais no âmbito da estratégia de internacionalização da Simplifik
spellingShingle A gestão das redes sociais no âmbito da estratégia de internacionalização da Simplifik
Sousa, Leonel Paulo
Simplifik
Internacionalização
Estratégia
Internacionalization
Social networks
Communication in organizations
Internet
Gestão
title_short A gestão das redes sociais no âmbito da estratégia de internacionalização da Simplifik
title_full A gestão das redes sociais no âmbito da estratégia de internacionalização da Simplifik
title_fullStr A gestão das redes sociais no âmbito da estratégia de internacionalização da Simplifik
title_full_unstemmed A gestão das redes sociais no âmbito da estratégia de internacionalização da Simplifik
title_sort A gestão das redes sociais no âmbito da estratégia de internacionalização da Simplifik
author Sousa, Leonel Paulo
author_facet Sousa, Leonel Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Leonel Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Simplifik
Internacionalização
Estratégia
Internacionalization
Social networks
Communication in organizations
Internet
Gestão
topic Simplifik
Internacionalização
Estratégia
Internacionalization
Social networks
Communication in organizations
Internet
Gestão
description As redes sociais são um fenómeno utilizado por muitos e diversificados utilizadores a nível mundial. As redes sociais fazem parte do fenómeno mundial que é a Internet. A criação da internet veio reformular os conceitos de velocidade e de tempo, com um alcance global permitiu ultrapassar barreiras que antes seriam inalcançáveis. Criou hábitos de consumo e implicou alterações nas atividades comerciais, sendo considerada um instrumento essencial para a comunicação nas organizações. A internacionalização torna-se assim muito mais fácil e económica para as empresas. Através deste trabalho, teve-se como objetivo desenvolver estratégias inovadoras no âmbito de melhorar a comunicação e melhorar a visibilidade da Simplifik a nível nacional e internacional. Tendo em conta que a Simplifik procura sempre novos serviços, optou-se por explorar a gestão das redes sociais, como forma a alcançar os resultados pretendidos. Desta forma, procedeu-se à melhoria e atualização das páginas do Facebook e do Whatsapp da empresa, juntamente com a criação de páginas do Linkedin e do Instagram. Os resultados do trabalho desenvolvido foram conseguidos por via da investigação-ação. A metodologia investigação-ação serviu de suporte à investigação, sendo o método que melhor se adaptou à situação de estágio, em que o próprio investigador esteve imerso no meio, com o objetivo de provocar mudanças nesse meio. Os resultados obtidos foram a melhoria na comunicação da empresa, a angariação de novos clientes internacionais e o desenvolvimento e prática de novas áreas de negócio. De acordo com os resultados observados e as avaliações fornecidas, comprova-se que o investigador promoveu alterações no meio organizacional da empresa, contribuindo para a melhoria da comunicação e um consequente aumento de clientes, gerando poupança.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-03T15:30:01Z
2019-07-30
2019-07-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14670
TID:202286797
url http://hdl.handle.net/10400.22/14670
identifier_str_mv TID:202286797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131436735791104