Avaliação e caracterização da exposição ao ruído em piscinas cobertas em contexto de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Filipe Carlos Branco Santa Bárbara
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/46581
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Humana
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spelling Avaliação e caracterização da exposição ao ruído em piscinas cobertas em contexto de aulaRuídoNataçãoRiscoPiscinasalSaúdeRuído ocupacionalNoisePoolsRiskSwimmingHealthOccupational noiseEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia HumanaAs piscinas, em geral, são estruturas de espaços recreativos e de lazer com múltiplas fontes de ruído. As atividades que ali se praticam são uma dessas fontes que contribuem para a existência de ruído, o qual é muitas vezes incrementado e constitui um elemento de agravamento, aumentando o risco associado a patologias diversas. Os Professores e treinadores que desenvolvem a sua atividade profissional nas piscinas cobertas estão invariavelmente expostos ao ruído oriundo das múltiplas fontes ali existentes, desde os sistemas de ventilação, à música, incluindo a comunicação verbal necessária nesses locais. Este estudo teve como objetivo avaliar e caracterizar o ruído nas piscinas cobertas em contexto de aula e, relacionar uma série de aspetos caracterizados pelos professores e treinadores com os valores de ruido, com o tempo de exposição ao ruído e com os anos de atividade dos professores e treinadores. Para as medições de ruído foi utilizado um sonómetro e para analisar a perceção dos professores e treinadores foi aplicado um questionário. O tratamento estatístico foi fundamentalmente a estatística descritiva e utilizou-se o programa SPSS. Para além disso, utilizou-se também o teste do Qui-quadrado 2x2 e considerado o nível de significância igual a 5% (p=0,05). Os resultados mostraram que os níveis médios de pressão sonora nas piscinas cobertas são muito elevados, situam-se entre os 83 dB(A) e os 89 dB(A). Os dados obtidos dos questionários mostram que a maioria dos professores e treinadores não é sensível ao ruído (52,5%), não valorizando a exposição ao ruido a que estão sujeitos. Os resultados permitiram também verificar que existe uma relação entre perda auditiva reportada e os anos de atividade verificando-se uma relação estatisticamente significativa (p=0,01). Conclui-se que as piscinas apresentam níveis de pressão sonora muito elevados, que são estruturas que não possuem as melhores condições acústicas, que os professores e treinadores estão expostos a níveis de pressão sonora que podem ser prejudiciais à sua saúde, por fim, que a exposição prolongada ao ruído parece, como seria de esperar, vir a ter um efeito no desenvolvimento de perdas auditivas por parte dos professores e treinadores.Swimming pools are, in general, structures developed for recreational and leisure activities and include multiple noise sources. The activities developed at the swimming pools are one of these sources that contribute to the noise levels at those spaces, which are often increased and constitutes an element of aggravation, by increasing the risk associate to several diseases. Teachers and coaches who develop their professional activity indoor swimming pools are invariably exposed to noise arising from multiple noise sources, from ventilation systems, to music, including verbal communication required at these locations. This study aims to evaluated and characterize the noise exposure at swimming pools in the context of classes’ activities, and analyse several aspects reported by teachers and coaches, by relating it with the registered noise levels, time of exposure to noise and the years of professional activity of teachers and coaches. Noise measurements were carried out with a sound level meter and teachers’ perception were obtained by applying a questionnaire. The applied statistical analyses was mainly descriptive statistic, through the application of SPSS. Furthermore, it was also used the chi-square 2x2, with a significance level of 5% (p = 0.05). The results showed that the sound pressure levels in indoor swimming pools are very high, between 83 dB(A) and 89 dB(A). Data obtained from the questionnaire show that most teachers and coaches are not sensitive to noise (52.5%), not values their exposure to noise. The results allowed also to check that there is a relationship between reported hearing loss and years of activity, with a statistically significant (p = 0.01) relationship. It is concluding that swimming pools are places with very high sound pressure levels, and that are buildings that do not possess the best acoustics. Teachers and coaches are exposed to sound pressure levels that can be harmful to their health and, finally, that the prolonged exposure to noise appears to have, as expected, an effect on the hearing loss development among teachers and coaches.Arezes, P.Universidade do MinhoTeixeira, Filipe Carlos Branco Santa Bárbara2014-12-102014-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46581por201711540info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:14.669774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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