Gestão de sedimentos na zona costeira: alimentações artificiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luís Alberto Alves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3849
Resumo: Nos últimos anos tem-se verificado por todo o Mundo um avanço progressivo do mar, pondo em causa a segurança das pessoas e construções. Este avanço deve-se a vários factores. Os sedimentos provenientes dos rios, deveriam ser transportados para a plataforma continental, mas ficam retidos nas barragens. As ondas, marés e correntes, por sua vez deveriam transportar os sedimentos ao longo da costa, mas como estes não chegam à plataforma, então são retirados das praias, levando à sua erosão. A construção de obras aderentes e quebramares representam possíveis soluções para a erosão costeira mas não adicionam sedimentos ao sistema costeiro. Uma noção dos volumes transportados ao longo da costa bem como das taxas de erosão existentes, permite estabelecer metas para atenuar um problema, à muito, não resolvido pelo Homem. O recurso a alimentações e transposições artificiais, devido à debilidade de sedimentos na costa, é uma das opções mais viáveis, mas também uma das mais caras. Todas as operações inerentes a alimentações de praias, requer um conhecimento dos sedimentos existentes no local de depósito e dos que se vão depositar, de modo a evitar contaminações no meio marinho. Neste trabalho estuda-se a erosão costeira na zona litoral portuguesa, provocada pela escassez de sedimentos. O trecho em estudo apresenta uma extensão de 35 km, desde Aveiro até a Tocha e pretende quantificar volumes de sedimentos em transporte ao longo da costa, bem como taxas de erosão existentes, e possíveis meios de atenuar e mitigar este problema da erosão costeira com recurso a alimentações e transposições artificiais. Foram realizadas várias modelações e analisadas aquelas que, do ponto de vista da erosão costeira, apresentavam melhores resultados para a linha de costa. Para tal foi utilizado um modelo de cálculo numérico (LTC- Long Term Configuration) que permite optimizar cenários possíveis de gestão dos sedimentos, através da tentativa de previsão da melhor localização para as alimentações artificiais de sedimentos.
id RCAP_f65aecfd7b9773bec0f252dae1d04abb
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de sedimentos na zona costeira: alimentações artificiaisEngenharia civilTransporte de sedimentosSedimentos marinhosErosão costeiraProtecção de zonas costeirasNos últimos anos tem-se verificado por todo o Mundo um avanço progressivo do mar, pondo em causa a segurança das pessoas e construções. Este avanço deve-se a vários factores. Os sedimentos provenientes dos rios, deveriam ser transportados para a plataforma continental, mas ficam retidos nas barragens. As ondas, marés e correntes, por sua vez deveriam transportar os sedimentos ao longo da costa, mas como estes não chegam à plataforma, então são retirados das praias, levando à sua erosão. A construção de obras aderentes e quebramares representam possíveis soluções para a erosão costeira mas não adicionam sedimentos ao sistema costeiro. Uma noção dos volumes transportados ao longo da costa bem como das taxas de erosão existentes, permite estabelecer metas para atenuar um problema, à muito, não resolvido pelo Homem. O recurso a alimentações e transposições artificiais, devido à debilidade de sedimentos na costa, é uma das opções mais viáveis, mas também uma das mais caras. Todas as operações inerentes a alimentações de praias, requer um conhecimento dos sedimentos existentes no local de depósito e dos que se vão depositar, de modo a evitar contaminações no meio marinho. Neste trabalho estuda-se a erosão costeira na zona litoral portuguesa, provocada pela escassez de sedimentos. O trecho em estudo apresenta uma extensão de 35 km, desde Aveiro até a Tocha e pretende quantificar volumes de sedimentos em transporte ao longo da costa, bem como taxas de erosão existentes, e possíveis meios de atenuar e mitigar este problema da erosão costeira com recurso a alimentações e transposições artificiais. Foram realizadas várias modelações e analisadas aquelas que, do ponto de vista da erosão costeira, apresentavam melhores resultados para a linha de costa. Para tal foi utilizado um modelo de cálculo numérico (LTC- Long Term Configuration) que permite optimizar cenários possíveis de gestão dos sedimentos, através da tentativa de previsão da melhor localização para as alimentações artificiais de sedimentos.In the last few years, it was verified all over the world a progress of the sea that put in danger the security of people and buildings. This advance is due to several factors. The sediments from the rivers should be transported to the continental shelf, but instead, they are retained in the dams. Waves, tides and currents should carry the sediments along the coast, but if they don´t reach the platform, then they are removed from the beaches, leading to erosion. The construction of groins and breakwaters represent possible solutions to the coastal erosion but they don´t add sediment to the coastal system. To know the sediments volumes transported along the coast and the erosion rates available, helps the establishment of a mark to alleviate a problem difficult to be solved by the man. The use of artificial sand nourishment and artificial sand by-passing, with the weakness of sediments on the coast, is one of the most viable options, but also one of the most expensive. All the operations to nourish beaches, requires a knowledge of the sediments in the place of deposit and the ones that will be deposited in order to avoid contamination in the marine environment. This work present a study of the Portuguese coastal zone in an extension of 35 km, from Aveiro to Tocha and tries to quantify the volumes in transport along the coast and the erosion rates that exists, and ways to minimize the problem of coastal erosion using artificial sand nourishment and artificial sand by-passing. That was performed with the help of the software (LTC- Long Term Configuration) which provides management scenarios, through the prediction of the best location for the artificial nourishment of sediments.Universidade de Aveiro2011-07-25T10:17:56Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3849porRodrigues, Luís Alberto Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:51Zoai:ria.ua.pt:10773/3849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:56.987323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de sedimentos na zona costeira: alimentações artificiais
title Gestão de sedimentos na zona costeira: alimentações artificiais
spellingShingle Gestão de sedimentos na zona costeira: alimentações artificiais
Rodrigues, Luís Alberto Alves
Engenharia civil
Transporte de sedimentos
Sedimentos marinhos
Erosão costeira
Protecção de zonas costeiras
title_short Gestão de sedimentos na zona costeira: alimentações artificiais
title_full Gestão de sedimentos na zona costeira: alimentações artificiais
title_fullStr Gestão de sedimentos na zona costeira: alimentações artificiais
title_full_unstemmed Gestão de sedimentos na zona costeira: alimentações artificiais
title_sort Gestão de sedimentos na zona costeira: alimentações artificiais
author Rodrigues, Luís Alberto Alves
author_facet Rodrigues, Luís Alberto Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Luís Alberto Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Transporte de sedimentos
Sedimentos marinhos
Erosão costeira
Protecção de zonas costeiras
topic Engenharia civil
Transporte de sedimentos
Sedimentos marinhos
Erosão costeira
Protecção de zonas costeiras
description Nos últimos anos tem-se verificado por todo o Mundo um avanço progressivo do mar, pondo em causa a segurança das pessoas e construções. Este avanço deve-se a vários factores. Os sedimentos provenientes dos rios, deveriam ser transportados para a plataforma continental, mas ficam retidos nas barragens. As ondas, marés e correntes, por sua vez deveriam transportar os sedimentos ao longo da costa, mas como estes não chegam à plataforma, então são retirados das praias, levando à sua erosão. A construção de obras aderentes e quebramares representam possíveis soluções para a erosão costeira mas não adicionam sedimentos ao sistema costeiro. Uma noção dos volumes transportados ao longo da costa bem como das taxas de erosão existentes, permite estabelecer metas para atenuar um problema, à muito, não resolvido pelo Homem. O recurso a alimentações e transposições artificiais, devido à debilidade de sedimentos na costa, é uma das opções mais viáveis, mas também uma das mais caras. Todas as operações inerentes a alimentações de praias, requer um conhecimento dos sedimentos existentes no local de depósito e dos que se vão depositar, de modo a evitar contaminações no meio marinho. Neste trabalho estuda-se a erosão costeira na zona litoral portuguesa, provocada pela escassez de sedimentos. O trecho em estudo apresenta uma extensão de 35 km, desde Aveiro até a Tocha e pretende quantificar volumes de sedimentos em transporte ao longo da costa, bem como taxas de erosão existentes, e possíveis meios de atenuar e mitigar este problema da erosão costeira com recurso a alimentações e transposições artificiais. Foram realizadas várias modelações e analisadas aquelas que, do ponto de vista da erosão costeira, apresentavam melhores resultados para a linha de costa. Para tal foi utilizado um modelo de cálculo numérico (LTC- Long Term Configuration) que permite optimizar cenários possíveis de gestão dos sedimentos, através da tentativa de previsão da melhor localização para as alimentações artificiais de sedimentos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-07-25T10:17:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3849
url http://hdl.handle.net/10773/3849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137468188983296