Estratégias de coping em situações de ansiedade por graduandos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Fernanda Pâmela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Flávio,Gabriel Guembarski, Vilar,Leiliane De Jesus De Martini Lopes, Gomes,Joseli Aparecida Caldi, Soares,Marcos Hirata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000200153
Resumo: Resumo Objetivo: estimar a prevalência das estratégias de coping utilizadas em situações de ansiedade por discentes do curso de enfermagem nos quatros anos de graduação. Métodos: transversal, correlacional, realizado no Paraná- Brasil com 135 estudantes universitários. Foi aplicado o questionário de auto avaliação para Ansiedade (IDATE) e o Inventario de Estratégias de Coping. As Análises foram feitas pelo programa SPSS, versão 25, pelos testes de Kolmogorov-Smirnov, Kruskal-Wallis, Jonckheere-Terpstra e correlação de Spearman, em nível α<0,05. Resultados: IDATE Traço: O Domínio 1 refere-se ao “confronto” e apresenta-se como uma estratégia bem utilizada ao longo das séries (r: 0,27). O domínio D5, “Fuga- Esquiva”, foi utilizado como meio de enfrentamento a determinadas situações (r:0,29). Ansiedade Traço-Estado: Houveram 66% dos graduandos de enfermagem com ansiedade e sintomas compatíveis com os transtornos de ansiedade no domínio denominado Traço (n=10) e 31,8% (n=43) dos alunos da 1ª série apresentaram sintomas compatíveis com a ansiedade, seguido de 26,6% (n=36) de alunos da 4ª série. Conclusão: as estratégias de coping foram utilizadas com menor frequência, denotando que quanto mais avança no decorrer das séries, menos os alunos as utilizam. Porém, o nível de ansiedade manteve-se alto. Esses achados, contribuiu para que sejam criados projetos, grupos de meditação, terapias e afins, com o intuito de ajudar os alunos a minimizarem o estresse enquanto estudante e praticarem a utilização do coping no cotidiano, além de proporcionar melhoria do ensino e melhor domínio do professor em relação ao aluno em situações de ansiedade.
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