Wearable Technology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Bárbara Andreia Saraiva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6558
Resumo: No âmbito da conclusão do Mestrado de Design de Moda, e na proposta da realização de uma dissertação que sugerisse uma investigação onde pudesse aprofundar um tema mais específico da área, ocorreu a necessidade imediata da exploração da tecnologia vestível, desde as suas implicações, limitações, e as suas propostas inovadoras e de novas funções. A tecnologia tem vindo a entrar em todas as áreas do conhecimento, facilitando vários passos e acções do quotidiano do indivíduo. Deste modo, com a entrada no novo milénio, e após investigações e pesquisas anteriores, seria promissora a chegada de aparelhos e dispositivos aplicados, ou direccionados na área têxtil e do vestuário. O produto do vestuário conquistou um grande papel no quotidiano do indivíduo. Actualmente, este não comporta apenas a função primordial de protecção térmica, mas comporta agora uma função muito mais ‘utópica’. Actualmente, o vestuário criou uma nova forma de comunicação, mais silenciosa e inteiramente visual. Esta nova linguagem visória, que já existe e se estabelece mesmo desde a Idade da Pedra, (desde o momento que o Primeiro Homem sentiu necessidade de caçar para se alimentar, que começaram as primeiras diferenciações, pois apenas o melhor caçador vestia a melhor pele), com a evolução dos tempos, da economia e da tecnologia, apenas veio a intensificar-se. Esta pequena associação ideológica, ainda se encontra bastante presente na sociedade contemporânea, o vestuário e a moda, são referências de status, criam elementos de identificação profissionais, económicos, e sociais. Podemos compreender não só os gostos e interesses de determinado indivíduo através da sua indumentária, como podemos perceber parte das suas ideologias e até mesmo os comportamentos do mesmo podem auxiliar a comunicar muito sobre o ‘mundo de interesses’ de determinada pessoa. A imagem que determinado indivíduo apresenta, pode demonstrar não só o cuidado e a dedicação do mesmo, como de modo indirecto, pode ser associada a uma determinada função profissional e social. Mas actualmente o mesmo acontece com o tipo de pertences e dispositivos que o indivíduo exibe. Como o exemplo do automóvel, do telemóvel e do computador; são poucos os indivíduos isentos de algum destes produtos, no entanto, existem várias gamas, com custos bastantes diferentes. Assim, do mesmo modo, que na indústria do vestuário e da moda, surgem marcas de fast fashion, como o exemplo da Berska, e grandes grifes como a Gucci; cada uma representa um público-alvo diferente, e através destas, se comunica um status diferentes, e de igual modo, se evidencia o poder de compra que cada um deles possui. Deste modo, se compreende que a moda actualmente também se insere na tecnologia, mas não obstante, a tecnologia tem cada vez mais entrado na área do vestuário, de modo a estender a função da mesma. Actualmente existem peças de vestuário, com aplicações e dispositivos tecnológicos que permitem uma maior controlo da saúde do usuário, ou dispositivos aplicados em produtos têxteis direccionados para crianças, com uma função didáctica, etc. Mas no entanto, tanto os produtos tecnológicos como os produtos têxteis possuem requisitos e características diferentes, como quando mencionamos os conceitos de interactividade, comunicação e memória, obtemos respostas diferentes dos dois tipos de produtos; em contrapartida, tanto o produto de vestuário têxtil, como o dispositivo electrónico, pertencem ambos a uma necessidade agora considerada primária. O indivíduo carece de dispositivos como o telemóvel, o computador, ou até mesmo produtos mais remotos como o frigorífico ou a arca congeladora; da mesma forma que necessita todos os dias de se vestir consoante determinado factor, seja ele climático ou profissional. Ainda assim, ao compararmos o telemóvel, que com o apogeu da tecnologia moderna se tornou um produto tecnológico ‘viral’, juntamente com um produto têxtil casual, apercebemo-nos que estes produzem uma experiência diferente no usuário. Apesar de este dispositivo ser realizado para facilitar a comunicação entre os indivíduos, e apresentar uma boa interacção entre Homem vs Máquina, de modo indirecto conduz a que o usuário se acomode ao estabelecimento de relações e comunicações virtuais, pois devido à facilidade com que as mesmas se sucedem, induzem a um estado de menor confiança social, uma vez que se tornam menos dolorosas no seu processo decorrente de evolução. A presente dissertação tem como objecto analisar as tecnologias direccionadas para aplicação no produto têxtil, como posteriormente comparar o produto tecnológico com o produto têxtil, de modo a entender a relação de ambos com o utilizador, e de modo a realizar um protótipo de um produto de vestuário com componentes de wearable technology, que implemente ou persuada o usuário a efectuar novamente contacto directo com os seus semelhantes, de modo a estabelecer indirectamente uma nova confiança social, com a finalidade de instituir relações directas e físicas.
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O produto do vestuário conquistou um grande papel no quotidiano do indivíduo. Actualmente, este não comporta apenas a função primordial de protecção térmica, mas comporta agora uma função muito mais ‘utópica’. Actualmente, o vestuário criou uma nova forma de comunicação, mais silenciosa e inteiramente visual. Esta nova linguagem visória, que já existe e se estabelece mesmo desde a Idade da Pedra, (desde o momento que o Primeiro Homem sentiu necessidade de caçar para se alimentar, que começaram as primeiras diferenciações, pois apenas o melhor caçador vestia a melhor pele), com a evolução dos tempos, da economia e da tecnologia, apenas veio a intensificar-se. Esta pequena associação ideológica, ainda se encontra bastante presente na sociedade contemporânea, o vestuário e a moda, são referências de status, criam elementos de identificação profissionais, económicos, e sociais. Podemos compreender não só os gostos e interesses de determinado indivíduo através da sua indumentária, como podemos perceber parte das suas ideologias e até mesmo os comportamentos do mesmo podem auxiliar a comunicar muito sobre o ‘mundo de interesses’ de determinada pessoa. A imagem que determinado indivíduo apresenta, pode demonstrar não só o cuidado e a dedicação do mesmo, como de modo indirecto, pode ser associada a uma determinada função profissional e social. Mas actualmente o mesmo acontece com o tipo de pertences e dispositivos que o indivíduo exibe. Como o exemplo do automóvel, do telemóvel e do computador; são poucos os indivíduos isentos de algum destes produtos, no entanto, existem várias gamas, com custos bastantes diferentes. Assim, do mesmo modo, que na indústria do vestuário e da moda, surgem marcas de fast fashion, como o exemplo da Berska, e grandes grifes como a Gucci; cada uma representa um público-alvo diferente, e através destas, se comunica um status diferentes, e de igual modo, se evidencia o poder de compra que cada um deles possui. Deste modo, se compreende que a moda actualmente também se insere na tecnologia, mas não obstante, a tecnologia tem cada vez mais entrado na área do vestuário, de modo a estender a função da mesma. Actualmente existem peças de vestuário, com aplicações e dispositivos tecnológicos que permitem uma maior controlo da saúde do usuário, ou dispositivos aplicados em produtos têxteis direccionados para crianças, com uma função didáctica, etc. Mas no entanto, tanto os produtos tecnológicos como os produtos têxteis possuem requisitos e características diferentes, como quando mencionamos os conceitos de interactividade, comunicação e memória, obtemos respostas diferentes dos dois tipos de produtos; em contrapartida, tanto o produto de vestuário têxtil, como o dispositivo electrónico, pertencem ambos a uma necessidade agora considerada primária. O indivíduo carece de dispositivos como o telemóvel, o computador, ou até mesmo produtos mais remotos como o frigorífico ou a arca congeladora; da mesma forma que necessita todos os dias de se vestir consoante determinado factor, seja ele climático ou profissional. Ainda assim, ao compararmos o telemóvel, que com o apogeu da tecnologia moderna se tornou um produto tecnológico ‘viral’, juntamente com um produto têxtil casual, apercebemo-nos que estes produzem uma experiência diferente no usuário. Apesar de este dispositivo ser realizado para facilitar a comunicação entre os indivíduos, e apresentar uma boa interacção entre Homem vs Máquina, de modo indirecto conduz a que o usuário se acomode ao estabelecimento de relações e comunicações virtuais, pois devido à facilidade com que as mesmas se sucedem, induzem a um estado de menor confiança social, uma vez que se tornam menos dolorosas no seu processo decorrente de evolução. A presente dissertação tem como objecto analisar as tecnologias direccionadas para aplicação no produto têxtil, como posteriormente comparar o produto tecnológico com o produto têxtil, de modo a entender a relação de ambos com o utilizador, e de modo a realizar um protótipo de um produto de vestuário com componentes de wearable technology, que implemente ou persuada o usuário a efectuar novamente contacto directo com os seus semelhantes, de modo a estabelecer indirectamente uma nova confiança social, com a finalidade de instituir relações directas e físicas.Introduction Today, modern technology has increasingly conquering other areas of knowledge. The early development of modern technology allows a single device, practical and small, behave and varied applications with unlimited functions. And with the internet, was lost the control of information, such as the way the creators of applications and devices, can no longer provide for all purposes of the devices that project. Abstract The great fashion industry and the textile and clothing, has also been increasingly introduce the technology in some prototypes, in order to expand the purpose and function of certain natural parts. And despite major limitations and barriers still found, the union of technology with clothing, gives an indication of promising ideas that can still be developed. Both the technological product like textile, both belong to a primary need, to which the user nurtures a growing reliance. When we compared the height of technology products, with casual apparel products, we found several concepts that can be associated, or complement. The experience that offers a technological product, is different from the experience of a product of clothing. This study aims to analyze the user experience with the technological product and the textile product, later to perform a clothing product with the inclusion of wearable technology that will promote interaction between individuals. In order to strengthen ties and social trust that has been fading or becoming virtual. Conclusion At the conclusion of this work, one must keep in mind that there is the mention of two products of different categories and with different functions, having therefore a different communication. However, due to technological growth, and to new concepts such as smart fabric, interactive design, and internet of things, in the clothing industry, i tis necessary to again analyze user behavior in relation to technology and clothing, in order to understand how will its future relations with the new products that are still under development, and analyze likewise, how the technology could lead to the user experience and interactivity to a new level.Salvado, Luísa Rita Brites SanchesMoura, Catarina Isabel Grácio deuBibliorumSobral, Bárbara Andreia Saraiva2018-11-28T16:52:30Z2015-11-112015-10-22015-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6558TID:201645220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:09Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:15.463854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description No âmbito da conclusão do Mestrado de Design de Moda, e na proposta da realização de uma dissertação que sugerisse uma investigação onde pudesse aprofundar um tema mais específico da área, ocorreu a necessidade imediata da exploração da tecnologia vestível, desde as suas implicações, limitações, e as suas propostas inovadoras e de novas funções. A tecnologia tem vindo a entrar em todas as áreas do conhecimento, facilitando vários passos e acções do quotidiano do indivíduo. Deste modo, com a entrada no novo milénio, e após investigações e pesquisas anteriores, seria promissora a chegada de aparelhos e dispositivos aplicados, ou direccionados na área têxtil e do vestuário. O produto do vestuário conquistou um grande papel no quotidiano do indivíduo. Actualmente, este não comporta apenas a função primordial de protecção térmica, mas comporta agora uma função muito mais ‘utópica’. Actualmente, o vestuário criou uma nova forma de comunicação, mais silenciosa e inteiramente visual. Esta nova linguagem visória, que já existe e se estabelece mesmo desde a Idade da Pedra, (desde o momento que o Primeiro Homem sentiu necessidade de caçar para se alimentar, que começaram as primeiras diferenciações, pois apenas o melhor caçador vestia a melhor pele), com a evolução dos tempos, da economia e da tecnologia, apenas veio a intensificar-se. Esta pequena associação ideológica, ainda se encontra bastante presente na sociedade contemporânea, o vestuário e a moda, são referências de status, criam elementos de identificação profissionais, económicos, e sociais. Podemos compreender não só os gostos e interesses de determinado indivíduo através da sua indumentária, como podemos perceber parte das suas ideologias e até mesmo os comportamentos do mesmo podem auxiliar a comunicar muito sobre o ‘mundo de interesses’ de determinada pessoa. A imagem que determinado indivíduo apresenta, pode demonstrar não só o cuidado e a dedicação do mesmo, como de modo indirecto, pode ser associada a uma determinada função profissional e social. Mas actualmente o mesmo acontece com o tipo de pertences e dispositivos que o indivíduo exibe. Como o exemplo do automóvel, do telemóvel e do computador; são poucos os indivíduos isentos de algum destes produtos, no entanto, existem várias gamas, com custos bastantes diferentes. Assim, do mesmo modo, que na indústria do vestuário e da moda, surgem marcas de fast fashion, como o exemplo da Berska, e grandes grifes como a Gucci; cada uma representa um público-alvo diferente, e através destas, se comunica um status diferentes, e de igual modo, se evidencia o poder de compra que cada um deles possui. Deste modo, se compreende que a moda actualmente também se insere na tecnologia, mas não obstante, a tecnologia tem cada vez mais entrado na área do vestuário, de modo a estender a função da mesma. Actualmente existem peças de vestuário, com aplicações e dispositivos tecnológicos que permitem uma maior controlo da saúde do usuário, ou dispositivos aplicados em produtos têxteis direccionados para crianças, com uma função didáctica, etc. Mas no entanto, tanto os produtos tecnológicos como os produtos têxteis possuem requisitos e características diferentes, como quando mencionamos os conceitos de interactividade, comunicação e memória, obtemos respostas diferentes dos dois tipos de produtos; em contrapartida, tanto o produto de vestuário têxtil, como o dispositivo electrónico, pertencem ambos a uma necessidade agora considerada primária. O indivíduo carece de dispositivos como o telemóvel, o computador, ou até mesmo produtos mais remotos como o frigorífico ou a arca congeladora; da mesma forma que necessita todos os dias de se vestir consoante determinado factor, seja ele climático ou profissional. Ainda assim, ao compararmos o telemóvel, que com o apogeu da tecnologia moderna se tornou um produto tecnológico ‘viral’, juntamente com um produto têxtil casual, apercebemo-nos que estes produzem uma experiência diferente no usuário. Apesar de este dispositivo ser realizado para facilitar a comunicação entre os indivíduos, e apresentar uma boa interacção entre Homem vs Máquina, de modo indirecto conduz a que o usuário se acomode ao estabelecimento de relações e comunicações virtuais, pois devido à facilidade com que as mesmas se sucedem, induzem a um estado de menor confiança social, uma vez que se tornam menos dolorosas no seu processo decorrente de evolução. A presente dissertação tem como objecto analisar as tecnologias direccionadas para aplicação no produto têxtil, como posteriormente comparar o produto tecnológico com o produto têxtil, de modo a entender a relação de ambos com o utilizador, e de modo a realizar um protótipo de um produto de vestuário com componentes de wearable technology, que implemente ou persuada o usuário a efectuar novamente contacto directo com os seus semelhantes, de modo a estabelecer indirectamente uma nova confiança social, com a finalidade de instituir relações directas e físicas.
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