Entrada de multinacionais num cluster e efeitos na estratégia das empresas instaladas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Diana Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40963
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
id RCAP_f66b80481848f716dd48ef720e0fec45
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40963
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entrada de multinacionais num cluster e efeitos na estratégia das empresas instaladasMultinational entry in a cluster and effects in strategy of settled companiesMultinacionalIDEClusterMobiliárioEstratégia empresarialVantagem competitivaMultinationalFDIFurnitureCorporate strategyCompetitive advantageCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da EmpresaA entrada de uma empresa multinacional num cluster, entendido como aglomeração geográfica, geralmente de pequenas e médias empresas, especializadas num sector e instaladas num determinado local ou região, produz efeitos sobre o cluster como um todo, sobre as empresas que constituem o cluster e sobre a multinacional. Nesta investigação foi dado especial enfoque nos impactos da entrada de numa multinacional num cluster e efeitos na estratégia das empresas instaladas nesse cluster. No sentido de compreender os principais efeitos da entrada de uma multinacional na estratégia das empresas instaladas num cluster, foi analisada a entrada da IKEA no cluster do mobiliário de Paços de Ferreira e Paredes. Neste estudo, a técnica de recolha de dados utilizada para obtenção de dados primários foi o inquérito por questionário, tendo sido obtidas 66 respostas válidas de empresas instaladas no cluster em análise. Na amostra predominam as microempresas e empresas em nome individual, o que corresponde à estrutura de empresas dominante no cluster do mobiliário. Em termos de resultados, mais de metade das empresas respondentes considera não ter havido impacto com a entrada da multinacional. No entanto, as empresas que consideraram ter havido elevado impacto, consideram que o mesmo foi negativo. Os fatores que melhoraram de forma mais significativa após a entrada da IKEA foram o desenvolvimento de novos produtos e as estratégias de exportação. As principais respostas das empresas à entrada da multinacional passaram pela internacionalização do negócio e pela aposta em estratégias de diferenciação e focalização.The entry of a multinational company in a cluster, understood as geographic agglomeration, usually of small and medium enterprises, specialized in a sector and installed in a specific place or region, produces effects on the cluster as a whole, on the companies that constitute the cluster and on the multinational. In this research, special focus was given to the impact of the entry of a multinational in a cluster and effects in the strategy of companies operating in this cluster. In order to understand the main effects of the entry of a multinational in the strategy of installed companies in a cluster, it was analyzed the entrance of IKEA in the furniture cluster of Paços de Ferreira and Paredes. In this investigation, the data collection technique used to obtain primary data was the questionnaire survey, having been obtained 66 valid responses from the companies that compose the analyzed cluster. The sample is mostly composed by micro companies and sole proprietorships, which corresponds to the structure of dominant companies in the furniture cluster. Regarding the results, more than a half of responding companies considered there to be no impact from the entry of the multinational. However the companies that considered to have suffered a high impact, report this impact as negative. The factors that improved more significantly after the entry of IKEA were the development of new products and export strategies. The main responses of companies to multinational entry passed through the internationalization of the business and the investment in differentiation and targeting strategies.Eiriz, VascoUniversidade do MinhoCarvalho, Diana Teixeira20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40963por201103400info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:37:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:37:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entrada de multinacionais num cluster e efeitos na estratégia das empresas instaladas
Multinational entry in a cluster and effects in strategy of settled companies
title Entrada de multinacionais num cluster e efeitos na estratégia das empresas instaladas
spellingShingle Entrada de multinacionais num cluster e efeitos na estratégia das empresas instaladas
Carvalho, Diana Teixeira
Multinacional
IDE
Cluster
Mobiliário
Estratégia empresarial
Vantagem competitiva
Multinational
FDI
Furniture
Corporate strategy
Competitive advantage
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Entrada de multinacionais num cluster e efeitos na estratégia das empresas instaladas
title_full Entrada de multinacionais num cluster e efeitos na estratégia das empresas instaladas
title_fullStr Entrada de multinacionais num cluster e efeitos na estratégia das empresas instaladas
title_full_unstemmed Entrada de multinacionais num cluster e efeitos na estratégia das empresas instaladas
title_sort Entrada de multinacionais num cluster e efeitos na estratégia das empresas instaladas
author Carvalho, Diana Teixeira
author_facet Carvalho, Diana Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eiriz, Vasco
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Diana Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Multinacional
IDE
Cluster
Mobiliário
Estratégia empresarial
Vantagem competitiva
Multinational
FDI
Furniture
Corporate strategy
Competitive advantage
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Multinacional
IDE
Cluster
Mobiliário
Estratégia empresarial
Vantagem competitiva
Multinational
FDI
Furniture
Corporate strategy
Competitive advantage
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/40963
url http://hdl.handle.net/1822/40963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201103400
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545035899469824