Relação entre a cultura nacional e a estratégia empresarial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trigo, Sandra Cristina Eugénio Rodrigues Santos Pereira
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22409
Resumo: Mestrado em Sistemas Socio-Organizacionais da Actividade Económica.
id RCAP_f6768f337d63230cba6319ad0b2f44f1
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22409
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre a cultura nacional e a estratégia empresarial.Estratégia empresarialQuestões estratégicasCultura nacionalCultura da empresaEuroCorporate strategyStrategic issuesNational cultureCorporate cultureMestrado em Sistemas Socio-Organizacionais da Actividade Económica.A cultura nacional é reconhecida como um dos factores que tem impacto sobre a gestão das organizações em geral e das empresas em particular. O presente trabalho procura determinar a influência que esta variável tem sobre a identificação e interpretação das questões estratégicas que se colocam à organização, bem como sobre as acções que delas decorrem. Para o efeito, realizou-se um estudo empírico que teve como objectivo analisar como três grupos bancários portugueses identificam, interpretam e agem em relação a uma questão estratégica que se coloca a todos eles; a entrada em vigor da União Monetária em 1999. A análise dos resultados do referido estudo permitem confirmar a influência da cultura nacional no processo de formulação estratégica, mas deixa dúvidas quanto ao impacto da referida variável sobre a interpretação e categorização das questões estratégicas. Os resultados obtidos também tomam possível confirmar a hipótese da cultura da empresa ser também um factor explicativo.National culture is recognised as one of the factors that influence organizational management. This dissertation tries to determine its influence on strategic issue identification and interpretation, as well on the actions that follow these issues. To do this, a study was conducted to see how three portuguese banks identify, interpret and act upon a common strategic issue: the introduction of the single currency in 1999. The results confirm the influence of national culture on the strategic formulation process. However, it was not possible to confirm national culture's influence on the interpretation and categorization of strategic issues. The results also allow us to point at corporate culture as another factor that explains these processes.ISEGTorres, AdelinoRepositório da Universidade de LisboaTrigo, Sandra Cristina Eugénio Rodrigues Santos Pereira2021-10-27T09:59:24Z1997-101997-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22409porTrigo, Sandra Cristina Eugénio Rodrigues Santos Pereira (1997). " Relação entre a cultura nacional e a estratégia empresaria". Dissertação de Mestrado.m Universidade Técnica de Lisboa. instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:50.567830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre a cultura nacional e a estratégia empresarial.
title Relação entre a cultura nacional e a estratégia empresarial.
spellingShingle Relação entre a cultura nacional e a estratégia empresarial.
Trigo, Sandra Cristina Eugénio Rodrigues Santos Pereira
Estratégia empresarial
Questões estratégicas
Cultura nacional
Cultura da empresa
Euro
Corporate strategy
Strategic issues
National culture
Corporate culture
title_short Relação entre a cultura nacional e a estratégia empresarial.
title_full Relação entre a cultura nacional e a estratégia empresarial.
title_fullStr Relação entre a cultura nacional e a estratégia empresarial.
title_full_unstemmed Relação entre a cultura nacional e a estratégia empresarial.
title_sort Relação entre a cultura nacional e a estratégia empresarial.
author Trigo, Sandra Cristina Eugénio Rodrigues Santos Pereira
author_facet Trigo, Sandra Cristina Eugénio Rodrigues Santos Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Adelino
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Trigo, Sandra Cristina Eugénio Rodrigues Santos Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia empresarial
Questões estratégicas
Cultura nacional
Cultura da empresa
Euro
Corporate strategy
Strategic issues
National culture
Corporate culture
topic Estratégia empresarial
Questões estratégicas
Cultura nacional
Cultura da empresa
Euro
Corporate strategy
Strategic issues
National culture
Corporate culture
description Mestrado em Sistemas Socio-Organizacionais da Actividade Económica.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-10
1997-10-01T00:00:00Z
2021-10-27T09:59:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22409
url http://hdl.handle.net/10400.5/22409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Trigo, Sandra Cristina Eugénio Rodrigues Santos Pereira (1997). " Relação entre a cultura nacional e a estratégia empresaria". Dissertação de Mestrado.m Universidade Técnica de Lisboa. instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG
publisher.none.fl_str_mv ISEG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131161228738560