A influência dos novos media no design editorial : estudo do projecto gráfico da Folha de S. Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bleicher, Sabrina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2820
Resumo: Este estudo tem como o objectivo destacar como os novos mediainfluenciam o design editorial dos media tradicionais, com foco no meio impresso. No enquadramento teórico procura-se conceptualizar os diferentes media, particularmente os digitais e os impressos. Destaca-se, a partir da evolução histórica, as especificidades de cada meio e a interferência dos mesmos naleitura. Posteriormente, fez-se uma análise e compilação de conceitos que ao apresentarem-se eficazes para organização da informação nos novos media, foram potenciados por eles e, por esta razão, passam a influenciarprogressivamente os projectos gráficos do meio impresso. No âmbito dosprojectos gráficos do meio impresso destacam-se conceitos relacionados ao design editorial, à linguagem visual e aos elementos gráficos normalmenteutilizados. Através do estudo da evolução dos novos media, dos mediaimpressos e da interferência que um exerce no outro percebe-se que há uma tendência à uma convergência visual, onde os parâmetros que antes definiam apenas um tipo específico de media, passam a determinar a linguagem gráfica e a estética de outros suportes. Como forma de aprofundar a abordagemteórica adopta-se um estudo de caso interpretativo, no qual um jornal diário impresso – a Folha de S. Paulo –é analisado e nele diagnosticado de que forma as potencialidades dos novos media podem ser apresentadasgraficamente no suporte impresso. ABSTRACT: This research aims to assemble how the new media influence the editorial design of the traditional media, particularly the print media. The theoretical search defines the differences between media, specially digital and print media. The study of the particularities of each medium and their interference in reading are made through their historical evolution. Subsequently, there are a revision and a list of some concepts that do not have arisen from digital media, but were enhanced by them and, therefore, will increasingly influence the printed graphics projects. As an approach about printed graphics projects, this research stands out design concepts related to publishing, visual language and graphic elements normally used in this field. Through the study of the evolution of the new media and their forms of interference, it is possible to see that there is a trend to a visual convergence, where the parameters that before were specific for a type of media, now are extended to other types of media. As a way to support the theoretical search, this research adopts an interpretive case study, in which a daily printed newspaper - Folha de S. Paulo - is examined to show how these new media potentiality are graphic transmitted to the print media.
id RCAP_f67e1961fb22de5c86096b37ccfc296f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/2820
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos novos media no design editorial : estudo do projecto gráfico da Folha de S. PauloEdiçãoJornalismoDesign gráficoEste estudo tem como o objectivo destacar como os novos mediainfluenciam o design editorial dos media tradicionais, com foco no meio impresso. No enquadramento teórico procura-se conceptualizar os diferentes media, particularmente os digitais e os impressos. Destaca-se, a partir da evolução histórica, as especificidades de cada meio e a interferência dos mesmos naleitura. Posteriormente, fez-se uma análise e compilação de conceitos que ao apresentarem-se eficazes para organização da informação nos novos media, foram potenciados por eles e, por esta razão, passam a influenciarprogressivamente os projectos gráficos do meio impresso. No âmbito dosprojectos gráficos do meio impresso destacam-se conceitos relacionados ao design editorial, à linguagem visual e aos elementos gráficos normalmenteutilizados. Através do estudo da evolução dos novos media, dos mediaimpressos e da interferência que um exerce no outro percebe-se que há uma tendência à uma convergência visual, onde os parâmetros que antes definiam apenas um tipo específico de media, passam a determinar a linguagem gráfica e a estética de outros suportes. Como forma de aprofundar a abordagemteórica adopta-se um estudo de caso interpretativo, no qual um jornal diário impresso – a Folha de S. Paulo –é analisado e nele diagnosticado de que forma as potencialidades dos novos media podem ser apresentadasgraficamente no suporte impresso. ABSTRACT: This research aims to assemble how the new media influence the editorial design of the traditional media, particularly the print media. The theoretical search defines the differences between media, specially digital and print media. The study of the particularities of each medium and their interference in reading are made through their historical evolution. Subsequently, there are a revision and a list of some concepts that do not have arisen from digital media, but were enhanced by them and, therefore, will increasingly influence the printed graphics projects. As an approach about printed graphics projects, this research stands out design concepts related to publishing, visual language and graphic elements normally used in this field. Through the study of the evolution of the new media and their forms of interference, it is possible to see that there is a trend to a visual convergence, where the parameters that before were specific for a type of media, now are extended to other types of media. As a way to support the theoretical search, this research adopts an interpretive case study, in which a daily printed newspaper - Folha de S. Paulo - is examined to show how these new media potentiality are graphic transmitted to the print media.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:28:33Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2820porBleicher, Sabrinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:01:13Zoai:ria.ua.pt:10773/2820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:09.846629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos novos media no design editorial : estudo do projecto gráfico da Folha de S. Paulo
title A influência dos novos media no design editorial : estudo do projecto gráfico da Folha de S. Paulo
spellingShingle A influência dos novos media no design editorial : estudo do projecto gráfico da Folha de S. Paulo
Bleicher, Sabrina
Edição
Jornalismo
Design gráfico
title_short A influência dos novos media no design editorial : estudo do projecto gráfico da Folha de S. Paulo
title_full A influência dos novos media no design editorial : estudo do projecto gráfico da Folha de S. Paulo
title_fullStr A influência dos novos media no design editorial : estudo do projecto gráfico da Folha de S. Paulo
title_full_unstemmed A influência dos novos media no design editorial : estudo do projecto gráfico da Folha de S. Paulo
title_sort A influência dos novos media no design editorial : estudo do projecto gráfico da Folha de S. Paulo
author Bleicher, Sabrina
author_facet Bleicher, Sabrina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bleicher, Sabrina
dc.subject.por.fl_str_mv Edição
Jornalismo
Design gráfico
topic Edição
Jornalismo
Design gráfico
description Este estudo tem como o objectivo destacar como os novos mediainfluenciam o design editorial dos media tradicionais, com foco no meio impresso. No enquadramento teórico procura-se conceptualizar os diferentes media, particularmente os digitais e os impressos. Destaca-se, a partir da evolução histórica, as especificidades de cada meio e a interferência dos mesmos naleitura. Posteriormente, fez-se uma análise e compilação de conceitos que ao apresentarem-se eficazes para organização da informação nos novos media, foram potenciados por eles e, por esta razão, passam a influenciarprogressivamente os projectos gráficos do meio impresso. No âmbito dosprojectos gráficos do meio impresso destacam-se conceitos relacionados ao design editorial, à linguagem visual e aos elementos gráficos normalmenteutilizados. Através do estudo da evolução dos novos media, dos mediaimpressos e da interferência que um exerce no outro percebe-se que há uma tendência à uma convergência visual, onde os parâmetros que antes definiam apenas um tipo específico de media, passam a determinar a linguagem gráfica e a estética de outros suportes. Como forma de aprofundar a abordagemteórica adopta-se um estudo de caso interpretativo, no qual um jornal diário impresso – a Folha de S. Paulo –é analisado e nele diagnosticado de que forma as potencialidades dos novos media podem ser apresentadasgraficamente no suporte impresso. ABSTRACT: This research aims to assemble how the new media influence the editorial design of the traditional media, particularly the print media. The theoretical search defines the differences between media, specially digital and print media. The study of the particularities of each medium and their interference in reading are made through their historical evolution. Subsequently, there are a revision and a list of some concepts that do not have arisen from digital media, but were enhanced by them and, therefore, will increasingly influence the printed graphics projects. As an approach about printed graphics projects, this research stands out design concepts related to publishing, visual language and graphic elements normally used in this field. Through the study of the evolution of the new media and their forms of interference, it is possible to see that there is a trend to a visual convergence, where the parameters that before were specific for a type of media, now are extended to other types of media. As a way to support the theoretical search, this research adopts an interpretive case study, in which a daily printed newspaper - Folha de S. Paulo - is examined to show how these new media potentiality are graphic transmitted to the print media.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T14:28:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/2820
url http://hdl.handle.net/10773/2820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137460422180864