História da Vida, Milagres e Canonização do Bemaventurado S. Hyacintho da ordem dos pregadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariz, Pedro de
Data de Publicação: 1965
Outros Autores: Rau, Vírginia, Macedo, Jorge Borges de
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34631
Resumo: A interpretação sobre a vida de S. Jacinto, reflecte o interesse na recente canonização, amplamente difundida pela Europa Católica e na sua entronização em Lisboa, realizada em 1594. Santo dominicano, o seu culto propagou-se rapidamente em Portugal, acompanhado de variadas manifestações religiosas de imponente participação popular. Ao mesmo tempo, constituía-se uma irmandade de S. Jacinto - cujos estatutos aqui vêm transcritos - para sua devoção, propaganda e bem fazer. E também neste aspecto apresenta esta obra um valor particular: em nenhum texto histórico português se encontra referida, com tanta minúcia e sentido, a relação de eficiência "culto-instituição" no seu complexo social, como este relato de Pedro de Mariz, que bem claramente mostra quanto a irmandade de S. Jacinto e a ordem dos Dominicanos são essenciais para compreender o culto do santo polaco em Portugal. Com esta intenção nos descreve todo o cerimonial público com que na época e acompanhou a entronização em Lisboa do novo santo, seguido da criação de órgãos de suporte para o culto que se lhe referia. Fonte de relevante significado para o conhecimento da mentalidade portuguesa no início do século XVII, tanto na sua natureza, como nos meios de expressão, o seu conhecimento prestará também serviços ao estudo da influência das ordens religiosas, assim como à história de arte e à etnografia.
id RCAP_f68196df773885d2c8400f2fddd0f1e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling História da Vida, Milagres e Canonização do Bemaventurado S. Hyacintho da ordem dos pregadoresHagiografiaFontes e documentaçãoSão JacintoLiteratura portuguesa do período filipinoA interpretação sobre a vida de S. Jacinto, reflecte o interesse na recente canonização, amplamente difundida pela Europa Católica e na sua entronização em Lisboa, realizada em 1594. Santo dominicano, o seu culto propagou-se rapidamente em Portugal, acompanhado de variadas manifestações religiosas de imponente participação popular. Ao mesmo tempo, constituía-se uma irmandade de S. Jacinto - cujos estatutos aqui vêm transcritos - para sua devoção, propaganda e bem fazer. E também neste aspecto apresenta esta obra um valor particular: em nenhum texto histórico português se encontra referida, com tanta minúcia e sentido, a relação de eficiência "culto-instituição" no seu complexo social, como este relato de Pedro de Mariz, que bem claramente mostra quanto a irmandade de S. Jacinto e a ordem dos Dominicanos são essenciais para compreender o culto do santo polaco em Portugal. Com esta intenção nos descreve todo o cerimonial público com que na época e acompanhou a entronização em Lisboa do novo santo, seguido da criação de órgãos de suporte para o culto que se lhe referia. Fonte de relevante significado para o conhecimento da mentalidade portuguesa no início do século XVII, tanto na sua natureza, como nos meios de expressão, o seu conhecimento prestará também serviços ao estudo da influência das ordens religiosas, assim como à história de arte e à etnografia.Centro de Estudos Históricos - Instituto de Alta CulturaRepositório da Universidade de LisboaMariz, Pedro deRau, VírginiaMacedo, Jorge Borges de2018-08-28T11:15:26Z19651965-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34631porMariz, Pedro de. (1611) 1965. História da Vida, Milagres e Canonização do Bemaventurado S. Hyacintho da ordem dos pregadores. Eds. Vírginia Rau et Jorge Borges de Macedo Lisboa: Centro de Estudos Históricos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:20.921171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv História da Vida, Milagres e Canonização do Bemaventurado S. Hyacintho da ordem dos pregadores
title História da Vida, Milagres e Canonização do Bemaventurado S. Hyacintho da ordem dos pregadores
spellingShingle História da Vida, Milagres e Canonização do Bemaventurado S. Hyacintho da ordem dos pregadores
Mariz, Pedro de
Hagiografia
Fontes e documentação
São Jacinto
Literatura portuguesa do período filipino
title_short História da Vida, Milagres e Canonização do Bemaventurado S. Hyacintho da ordem dos pregadores
title_full História da Vida, Milagres e Canonização do Bemaventurado S. Hyacintho da ordem dos pregadores
title_fullStr História da Vida, Milagres e Canonização do Bemaventurado S. Hyacintho da ordem dos pregadores
title_full_unstemmed História da Vida, Milagres e Canonização do Bemaventurado S. Hyacintho da ordem dos pregadores
title_sort História da Vida, Milagres e Canonização do Bemaventurado S. Hyacintho da ordem dos pregadores
author Mariz, Pedro de
author_facet Mariz, Pedro de
Rau, Vírginia
Macedo, Jorge Borges de
author_role author
author2 Rau, Vírginia
Macedo, Jorge Borges de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariz, Pedro de
Rau, Vírginia
Macedo, Jorge Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Hagiografia
Fontes e documentação
São Jacinto
Literatura portuguesa do período filipino
topic Hagiografia
Fontes e documentação
São Jacinto
Literatura portuguesa do período filipino
description A interpretação sobre a vida de S. Jacinto, reflecte o interesse na recente canonização, amplamente difundida pela Europa Católica e na sua entronização em Lisboa, realizada em 1594. Santo dominicano, o seu culto propagou-se rapidamente em Portugal, acompanhado de variadas manifestações religiosas de imponente participação popular. Ao mesmo tempo, constituía-se uma irmandade de S. Jacinto - cujos estatutos aqui vêm transcritos - para sua devoção, propaganda e bem fazer. E também neste aspecto apresenta esta obra um valor particular: em nenhum texto histórico português se encontra referida, com tanta minúcia e sentido, a relação de eficiência "culto-instituição" no seu complexo social, como este relato de Pedro de Mariz, que bem claramente mostra quanto a irmandade de S. Jacinto e a ordem dos Dominicanos são essenciais para compreender o culto do santo polaco em Portugal. Com esta intenção nos descreve todo o cerimonial público com que na época e acompanhou a entronização em Lisboa do novo santo, seguido da criação de órgãos de suporte para o culto que se lhe referia. Fonte de relevante significado para o conhecimento da mentalidade portuguesa no início do século XVII, tanto na sua natureza, como nos meios de expressão, o seu conhecimento prestará também serviços ao estudo da influência das ordens religiosas, assim como à história de arte e à etnografia.
publishDate 1965
dc.date.none.fl_str_mv 1965
1965-01-01T00:00:00Z
2018-08-28T11:15:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34631
url http://hdl.handle.net/10451/34631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mariz, Pedro de. (1611) 1965. História da Vida, Milagres e Canonização do Bemaventurado S. Hyacintho da ordem dos pregadores. Eds. Vírginia Rau et Jorge Borges de Macedo Lisboa: Centro de Estudos Históricos.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Históricos - Instituto de Alta Cultura
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Históricos - Instituto de Alta Cultura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134425613598720