A ponte da radiografia às diretrizes de metamorfose
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/16574 |
Resumo: | O presente relatório de estágio curricular no âmbito do Mestrado em Fotografia, no perfil de Fotografia Aplicada, da Escola Superior de Tecnologia de Tomar, do Instituto Politécnico de Tomar (ESTT/IPT), compreende um duplo estágio dividido em duas partes. A primeira parte do estágio, realizou-se no Laboratório José de Figueiredo (LJF), em Lisboa, onde resultou um estudo em Radiografia para determinar pontos de partida na abordagem radiográfica com os diferentes tipos de fontes de emissão sobre objetos de arte, pictóricos e escultóricos, de três tipologias diferentes, tais como: Madeira, Terracota e Metal, resultando após este estudo/pesquisa, um tutorial sobre como fazer uma Reflectografia, uma Radiografia e um panorama de radiografias. Também efetuei ensaios em Reflectografia sobre Madeira Policromada como preparação para o estudo em reflectografia IR, sobre provetes de papel com carvão coberto por pigmentação, que não se realizou. A segunda parte deste relatório, traduz os últimos três meses do estágio, tendo sido realizado no Rijksmuseum em Amsterdão, Holanda, onde me integrei com a equipe de fotógrafos residentes, desta instituição de arte para primeiramente, tomar conhecimento das últimas tecnologias, equipamentos fotográficos e técnicas de pós-produção, e, gradualmente, dar apoio ao corpo de trabalho diário para fotografar, segundo as normas de qualidade do Rijksmuseum. As “Diretrizes de Metamorfose para a Imagem de Preservação”, definem essas normas e determinam um padrão de qualidade elevadíssimo das imagens digitais capturadas mas, acima de tudo, totalmente fidedignas aos objetos originais. Onde à posteriori, as apliquei também como prática corrente no desenvolvimento e despacho do corpo de trabalho diário. As Diretrizes de Metamorfose para a Imagem de Preservação, são o ponto-chave deste período de estágio. |
id |
RCAP_f68c754a5d8c0e034131201328c85907 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16574 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A ponte da radiografia às diretrizes de metamorfoseReflectografiaRadiografiaImagem de preservaçãoDiretrizes de metamorfoseLaboratório José de FigueiredoRijksmuseumDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaO presente relatório de estágio curricular no âmbito do Mestrado em Fotografia, no perfil de Fotografia Aplicada, da Escola Superior de Tecnologia de Tomar, do Instituto Politécnico de Tomar (ESTT/IPT), compreende um duplo estágio dividido em duas partes. A primeira parte do estágio, realizou-se no Laboratório José de Figueiredo (LJF), em Lisboa, onde resultou um estudo em Radiografia para determinar pontos de partida na abordagem radiográfica com os diferentes tipos de fontes de emissão sobre objetos de arte, pictóricos e escultóricos, de três tipologias diferentes, tais como: Madeira, Terracota e Metal, resultando após este estudo/pesquisa, um tutorial sobre como fazer uma Reflectografia, uma Radiografia e um panorama de radiografias. Também efetuei ensaios em Reflectografia sobre Madeira Policromada como preparação para o estudo em reflectografia IR, sobre provetes de papel com carvão coberto por pigmentação, que não se realizou. A segunda parte deste relatório, traduz os últimos três meses do estágio, tendo sido realizado no Rijksmuseum em Amsterdão, Holanda, onde me integrei com a equipe de fotógrafos residentes, desta instituição de arte para primeiramente, tomar conhecimento das últimas tecnologias, equipamentos fotográficos e técnicas de pós-produção, e, gradualmente, dar apoio ao corpo de trabalho diário para fotografar, segundo as normas de qualidade do Rijksmuseum. As “Diretrizes de Metamorfose para a Imagem de Preservação”, definem essas normas e determinam um padrão de qualidade elevadíssimo das imagens digitais capturadas mas, acima de tudo, totalmente fidedignas aos objetos originais. Onde à posteriori, as apliquei também como prática corrente no desenvolvimento e despacho do corpo de trabalho diário. As Diretrizes de Metamorfose para a Imagem de Preservação, são o ponto-chave deste período de estágio.Pavão, LuísFaria, NunoRepositório ComumFigueirinhas, José Miguel Maia2016-12-05T15:23:02Z2014-112016-122014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16574TID:201821842porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:51:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:46.295054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ponte da radiografia às diretrizes de metamorfose |
title |
A ponte da radiografia às diretrizes de metamorfose |
spellingShingle |
A ponte da radiografia às diretrizes de metamorfose Figueirinhas, José Miguel Maia Reflectografia Radiografia Imagem de preservação Diretrizes de metamorfose Laboratório José de Figueiredo Rijksmuseum Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia |
title_short |
A ponte da radiografia às diretrizes de metamorfose |
title_full |
A ponte da radiografia às diretrizes de metamorfose |
title_fullStr |
A ponte da radiografia às diretrizes de metamorfose |
title_full_unstemmed |
A ponte da radiografia às diretrizes de metamorfose |
title_sort |
A ponte da radiografia às diretrizes de metamorfose |
author |
Figueirinhas, José Miguel Maia |
author_facet |
Figueirinhas, José Miguel Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pavão, Luís Faria, Nuno Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueirinhas, José Miguel Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflectografia Radiografia Imagem de preservação Diretrizes de metamorfose Laboratório José de Figueiredo Rijksmuseum Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia |
topic |
Reflectografia Radiografia Imagem de preservação Diretrizes de metamorfose Laboratório José de Figueiredo Rijksmuseum Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia |
description |
O presente relatório de estágio curricular no âmbito do Mestrado em Fotografia, no perfil de Fotografia Aplicada, da Escola Superior de Tecnologia de Tomar, do Instituto Politécnico de Tomar (ESTT/IPT), compreende um duplo estágio dividido em duas partes. A primeira parte do estágio, realizou-se no Laboratório José de Figueiredo (LJF), em Lisboa, onde resultou um estudo em Radiografia para determinar pontos de partida na abordagem radiográfica com os diferentes tipos de fontes de emissão sobre objetos de arte, pictóricos e escultóricos, de três tipologias diferentes, tais como: Madeira, Terracota e Metal, resultando após este estudo/pesquisa, um tutorial sobre como fazer uma Reflectografia, uma Radiografia e um panorama de radiografias. Também efetuei ensaios em Reflectografia sobre Madeira Policromada como preparação para o estudo em reflectografia IR, sobre provetes de papel com carvão coberto por pigmentação, que não se realizou. A segunda parte deste relatório, traduz os últimos três meses do estágio, tendo sido realizado no Rijksmuseum em Amsterdão, Holanda, onde me integrei com a equipe de fotógrafos residentes, desta instituição de arte para primeiramente, tomar conhecimento das últimas tecnologias, equipamentos fotográficos e técnicas de pós-produção, e, gradualmente, dar apoio ao corpo de trabalho diário para fotografar, segundo as normas de qualidade do Rijksmuseum. As “Diretrizes de Metamorfose para a Imagem de Preservação”, definem essas normas e determinam um padrão de qualidade elevadíssimo das imagens digitais capturadas mas, acima de tudo, totalmente fidedignas aos objetos originais. Onde à posteriori, as apliquei também como prática corrente no desenvolvimento e despacho do corpo de trabalho diário. As Diretrizes de Metamorfose para a Imagem de Preservação, são o ponto-chave deste período de estágio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11 2014-11-01T00:00:00Z 2016-12-05T15:23:02Z 2016-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/16574 TID:201821842 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/16574 |
identifier_str_mv |
TID:201821842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133630369366016 |