Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, José Miguel Mestre
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26085
Resumo: A disciplina introdutória de programação é muitas vezes o primeiro contacto que os alunos de engenharia informática têm com a programação. Muitos alunos demonstram dificuldades nessa primeira disciplina e a linguagem de programação utilizada pode influenciar essas dificuldades. Nesta dissertação pretende-se averiguar o estado atual das disciplinas introdutórias de programação para se poder criar uma linguagem de programação adequada aos problemas existentes. Foi realizado um estudo para verificar a situação atual a nível mundial e de Portugal, observando quais as linguagens de programação utilizadas na disciplina introdutória de programação, considerando os cuidados a ter no ensino da programação, as dificuldades manifestadas pelos alunos e professores e ainda qual o paradigma mais adequado para ser utilizado nesta primeira abordagem à programação. Com base na informação adquirida foi criada uma linguagem que pretende colmatar alguns dos problemas descobertos e ser uma alternativa às linguagens de programação existentes no ensino de programação; Abstract: Temple - A Programming Language for Teaching Programming The introductory programming course is often the first contact that computer engineering students have with programming. Many students demonstrate difficulties in this first discipline and the programming language used can influence these difficulties. In this dissertation we intend to investigate the current state of the introductory programming courses in order to create a new programming language appropriate to the existing problems. A study was carried out to verify the current situation worldwide and in Portugal. We took a look at which programming languages are used in the introductory programming courses, the problems that we should pay attention to, the difficulties manifested by students and teachers and the most appropriate paradigm to be used in this first approach to programming. Based on the information acquired, a language was created that aims at solving some of the problems discovered and to be an alternative to the existing programming languages to teach programming.
id RCAP_f69d08e427453d9039f79763f8c71d18
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26085
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programaçãoLinguagem de programaçãoProgramaçãoEnsino de programaçãoInterpretadoresCompiladoresProgramming languageTeaching programmingInterpretersCompilersA disciplina introdutória de programação é muitas vezes o primeiro contacto que os alunos de engenharia informática têm com a programação. Muitos alunos demonstram dificuldades nessa primeira disciplina e a linguagem de programação utilizada pode influenciar essas dificuldades. Nesta dissertação pretende-se averiguar o estado atual das disciplinas introdutórias de programação para se poder criar uma linguagem de programação adequada aos problemas existentes. Foi realizado um estudo para verificar a situação atual a nível mundial e de Portugal, observando quais as linguagens de programação utilizadas na disciplina introdutória de programação, considerando os cuidados a ter no ensino da programação, as dificuldades manifestadas pelos alunos e professores e ainda qual o paradigma mais adequado para ser utilizado nesta primeira abordagem à programação. Com base na informação adquirida foi criada uma linguagem que pretende colmatar alguns dos problemas descobertos e ser uma alternativa às linguagens de programação existentes no ensino de programação; Abstract: Temple - A Programming Language for Teaching Programming The introductory programming course is often the first contact that computer engineering students have with programming. Many students demonstrate difficulties in this first discipline and the programming language used can influence these difficulties. In this dissertation we intend to investigate the current state of the introductory programming courses in order to create a new programming language appropriate to the existing problems. A study was carried out to verify the current situation worldwide and in Portugal. We took a look at which programming languages are used in the introductory programming courses, the problems that we should pay attention to, the difficulties manifested by students and teachers and the most appropriate paradigm to be used in this first approach to programming. Based on the information acquired, a language was created that aims at solving some of the problems discovered and to be an alternative to the existing programming languages to teach programming.Universidade de Évora2019-12-02T17:43:32Z2019-12-022019-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26085http://hdl.handle.net/10174/26085TID:202316467porDepartamento de Informáticapimentaboy10@gmail.com498Pimenta, José Miguel Mestreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:20:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:25.567168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação
title Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação
spellingShingle Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação
Pimenta, José Miguel Mestre
Linguagem de programação
Programação
Ensino de programação
Interpretadores
Compiladores
Programming language
Teaching programming
Interpreters
Compilers
title_short Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação
title_full Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação
title_fullStr Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação
title_full_unstemmed Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação
title_sort Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação
author Pimenta, José Miguel Mestre
author_facet Pimenta, José Miguel Mestre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, José Miguel Mestre
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem de programação
Programação
Ensino de programação
Interpretadores
Compiladores
Programming language
Teaching programming
Interpreters
Compilers
topic Linguagem de programação
Programação
Ensino de programação
Interpretadores
Compiladores
Programming language
Teaching programming
Interpreters
Compilers
description A disciplina introdutória de programação é muitas vezes o primeiro contacto que os alunos de engenharia informática têm com a programação. Muitos alunos demonstram dificuldades nessa primeira disciplina e a linguagem de programação utilizada pode influenciar essas dificuldades. Nesta dissertação pretende-se averiguar o estado atual das disciplinas introdutórias de programação para se poder criar uma linguagem de programação adequada aos problemas existentes. Foi realizado um estudo para verificar a situação atual a nível mundial e de Portugal, observando quais as linguagens de programação utilizadas na disciplina introdutória de programação, considerando os cuidados a ter no ensino da programação, as dificuldades manifestadas pelos alunos e professores e ainda qual o paradigma mais adequado para ser utilizado nesta primeira abordagem à programação. Com base na informação adquirida foi criada uma linguagem que pretende colmatar alguns dos problemas descobertos e ser uma alternativa às linguagens de programação existentes no ensino de programação; Abstract: Temple - A Programming Language for Teaching Programming The introductory programming course is often the first contact that computer engineering students have with programming. Many students demonstrate difficulties in this first discipline and the programming language used can influence these difficulties. In this dissertation we intend to investigate the current state of the introductory programming courses in order to create a new programming language appropriate to the existing problems. A study was carried out to verify the current situation worldwide and in Portugal. We took a look at which programming languages are used in the introductory programming courses, the problems that we should pay attention to, the difficulties manifested by students and teachers and the most appropriate paradigm to be used in this first approach to programming. Based on the information acquired, a language was created that aims at solving some of the problems discovered and to be an alternative to the existing programming languages to teach programming.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02T17:43:32Z
2019-12-02
2019-11-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26085
http://hdl.handle.net/10174/26085
TID:202316467
url http://hdl.handle.net/10174/26085
identifier_str_mv TID:202316467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Informática
pimentaboy10@gmail.com
498
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136646214451200