Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26085 |
Resumo: | A disciplina introdutória de programação é muitas vezes o primeiro contacto que os alunos de engenharia informática têm com a programação. Muitos alunos demonstram dificuldades nessa primeira disciplina e a linguagem de programação utilizada pode influenciar essas dificuldades. Nesta dissertação pretende-se averiguar o estado atual das disciplinas introdutórias de programação para se poder criar uma linguagem de programação adequada aos problemas existentes. Foi realizado um estudo para verificar a situação atual a nível mundial e de Portugal, observando quais as linguagens de programação utilizadas na disciplina introdutória de programação, considerando os cuidados a ter no ensino da programação, as dificuldades manifestadas pelos alunos e professores e ainda qual o paradigma mais adequado para ser utilizado nesta primeira abordagem à programação. Com base na informação adquirida foi criada uma linguagem que pretende colmatar alguns dos problemas descobertos e ser uma alternativa às linguagens de programação existentes no ensino de programação; Abstract: Temple - A Programming Language for Teaching Programming The introductory programming course is often the first contact that computer engineering students have with programming. Many students demonstrate difficulties in this first discipline and the programming language used can influence these difficulties. In this dissertation we intend to investigate the current state of the introductory programming courses in order to create a new programming language appropriate to the existing problems. A study was carried out to verify the current situation worldwide and in Portugal. We took a look at which programming languages are used in the introductory programming courses, the problems that we should pay attention to, the difficulties manifested by students and teachers and the most appropriate paradigm to be used in this first approach to programming. Based on the information acquired, a language was created that aims at solving some of the problems discovered and to be an alternative to the existing programming languages to teach programming. |
id |
RCAP_f69d08e427453d9039f79763f8c71d18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26085 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programaçãoLinguagem de programaçãoProgramaçãoEnsino de programaçãoInterpretadoresCompiladoresProgramming languageTeaching programmingInterpretersCompilersA disciplina introdutória de programação é muitas vezes o primeiro contacto que os alunos de engenharia informática têm com a programação. Muitos alunos demonstram dificuldades nessa primeira disciplina e a linguagem de programação utilizada pode influenciar essas dificuldades. Nesta dissertação pretende-se averiguar o estado atual das disciplinas introdutórias de programação para se poder criar uma linguagem de programação adequada aos problemas existentes. Foi realizado um estudo para verificar a situação atual a nível mundial e de Portugal, observando quais as linguagens de programação utilizadas na disciplina introdutória de programação, considerando os cuidados a ter no ensino da programação, as dificuldades manifestadas pelos alunos e professores e ainda qual o paradigma mais adequado para ser utilizado nesta primeira abordagem à programação. Com base na informação adquirida foi criada uma linguagem que pretende colmatar alguns dos problemas descobertos e ser uma alternativa às linguagens de programação existentes no ensino de programação; Abstract: Temple - A Programming Language for Teaching Programming The introductory programming course is often the first contact that computer engineering students have with programming. Many students demonstrate difficulties in this first discipline and the programming language used can influence these difficulties. In this dissertation we intend to investigate the current state of the introductory programming courses in order to create a new programming language appropriate to the existing problems. A study was carried out to verify the current situation worldwide and in Portugal. We took a look at which programming languages are used in the introductory programming courses, the problems that we should pay attention to, the difficulties manifested by students and teachers and the most appropriate paradigm to be used in this first approach to programming. Based on the information acquired, a language was created that aims at solving some of the problems discovered and to be an alternative to the existing programming languages to teach programming.Universidade de Évora2019-12-02T17:43:32Z2019-12-022019-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26085http://hdl.handle.net/10174/26085TID:202316467porDepartamento de Informáticapimentaboy10@gmail.com498Pimenta, José Miguel Mestreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:20:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:25.567168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação |
title |
Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação |
spellingShingle |
Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação Pimenta, José Miguel Mestre Linguagem de programação Programação Ensino de programação Interpretadores Compiladores Programming language Teaching programming Interpreters Compilers |
title_short |
Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação |
title_full |
Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação |
title_fullStr |
Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação |
title_full_unstemmed |
Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação |
title_sort |
Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação |
author |
Pimenta, José Miguel Mestre |
author_facet |
Pimenta, José Miguel Mestre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, José Miguel Mestre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem de programação Programação Ensino de programação Interpretadores Compiladores Programming language Teaching programming Interpreters Compilers |
topic |
Linguagem de programação Programação Ensino de programação Interpretadores Compiladores Programming language Teaching programming Interpreters Compilers |
description |
A disciplina introdutória de programação é muitas vezes o primeiro contacto que os alunos de engenharia informática têm com a programação. Muitos alunos demonstram dificuldades nessa primeira disciplina e a linguagem de programação utilizada pode influenciar essas dificuldades. Nesta dissertação pretende-se averiguar o estado atual das disciplinas introdutórias de programação para se poder criar uma linguagem de programação adequada aos problemas existentes. Foi realizado um estudo para verificar a situação atual a nível mundial e de Portugal, observando quais as linguagens de programação utilizadas na disciplina introdutória de programação, considerando os cuidados a ter no ensino da programação, as dificuldades manifestadas pelos alunos e professores e ainda qual o paradigma mais adequado para ser utilizado nesta primeira abordagem à programação. Com base na informação adquirida foi criada uma linguagem que pretende colmatar alguns dos problemas descobertos e ser uma alternativa às linguagens de programação existentes no ensino de programação; Abstract: Temple - A Programming Language for Teaching Programming The introductory programming course is often the first contact that computer engineering students have with programming. Many students demonstrate difficulties in this first discipline and the programming language used can influence these difficulties. In this dissertation we intend to investigate the current state of the introductory programming courses in order to create a new programming language appropriate to the existing problems. A study was carried out to verify the current situation worldwide and in Portugal. We took a look at which programming languages are used in the introductory programming courses, the problems that we should pay attention to, the difficulties manifested by students and teachers and the most appropriate paradigm to be used in this first approach to programming. Based on the information acquired, a language was created that aims at solving some of the problems discovered and to be an alternative to the existing programming languages to teach programming. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-02T17:43:32Z 2019-12-02 2019-11-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26085 http://hdl.handle.net/10174/26085 TID:202316467 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26085 |
identifier_str_mv |
TID:202316467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Informática pimentaboy10@gmail.com 498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136646214451200 |