Um economista humanista: relatório profissional de Luís Maia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Luís Pedro Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5939
Resumo: Este é o relatório profissional de um Economista Humanista. Humanista na visão: acredita na Paz e na cooperação entre os povos e no desenvolvimento sustentável como caminho para ela, bem como no diálogo e eclectismo na aprendizagem e na experiência. Humanista no entendimento da economia: como ciência social e humana visando o desenvolvimento pleno, não apenas numa visão tecnocrática ou numérica focada apenas na dimensão do crescimento. Humanista na acção diária: tenta que a vida profissional e académica se pautem pelos mais elevados valores, atitudes e padrões de comportamentos. Humanista na sede de saberes: sempre aberto a aprender mais, com formações e estudos pós-graduados em múltiplas áreas. Mas, sobretudo, capaz de, a partir da reflexão crítica sobre esses saberes, formular e defender justificadamente as suas opiniões e conclusões e, inclusive, de desenvolver modelos conceptuais e operacionais próprios. Humanista no percurso: ecléctico, variado nas entidades, nas funções, nas latitudes e longitudes, nas hierarquias ocupadas e nos objectivos, mas coerente. Nenhum desafio tem menos dignidade que outro: o que conta é o que fazemos com as contingências e oportunidades que nos surgem. A panóplia de experiências permitiu, isso sim, atingir elevados níveis de preparação em múltiplas áreas, da economia internacional à gestão, do marketing aos recursos humanos, da economia social à docência e investigação, da condução de processos de negociação à análise de investimentos ou à economia política. Humanista nos comportamentos: sempre aberto ao diálogo, focado no futuro e em visões estratégicas de longo prazo, na ética e na capacidade de mobilização, eixos que definem a Liderança que se pretende desenvolver cada vez mais como competência.
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