Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva: perspetiva sobre o seu desempenho pedagógico e organizacional num agrupamento de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Dulce Maria Anselmo da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15587
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
id RCAP_f6b1d3f0f41f5f0ae002d72014f272ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15587
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva: perspetiva sobre o seu desempenho pedagógico e organizacional num agrupamento de escolasEquipa multidisciplinar de apoio à educação inclusivaInclusãoEquidadeTrabalho ColaborativoMultidisciplinary support team for inclusive educationInclusionEquityCollaborative workDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração EducacionalO Decreto-Lei n.º 54/2018 veio trazer alterações, ao nível das dinâmicas de escola, graças às práticas inovadoras que consagra. Neste âmbito, destacamos a criação da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), nosso objeto de estudo, como elemento essencial na condução do processo educativo dos alunos com Necessidades Especiais. Procurámos entender em que moldes esta equipa foi constituída, como operacionalizou a sua organização interna e que paradigma estabeleceu para a implementação do normativo a nível de um Agrupamento de Escolas. Afigurou-se igualmente interessante observar de que forma os diferentes atores se apropriaram da nova legislação e como emergiu o trabalho colaborativo desta EMAEI. A abordagem teórica que serve de base a este estudo alicerça-se na apresentação da evolução do atendimento a alunos com necessidades especiais ao longo dos tempos, seguida de uma abordagem cronológica da legislação que marca indelevelmente o sistema educativo português, no que concerne à Educação Especial. No que respeita à metodologia, efetuámos uma investigação qualitativa, de tipo descritivo, baseado em entrevistas semi-estruturadas a quatro docentes e na análise documental das atas referentes ao primeiro ano de atividade de uma Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI).Abstract The Decree-Law No. 54/2018 has brought changes to the school dynamics, as it establishes innovative practices. In this context, we highlight the Multidisciplinary Support Team for Inclusive Education (MSTIE), our object of study, as a crucial element in the educational process of students with special needs. We tried to understand how this team came into being, how they operationalized their internal structure, and the paradigm they established for the implementation of the normative at their school grouping level. It was also interesting to observe how the various actors handled the new legislation as well as the kind of collaborative work that emerged out of this MSTIE. The theoretical approach supporting this study is based on the presentation of how the assistance provided to students with special needs has been developed throughout time, followed by an approach to the Portuguese context, which includes a chronological analysis of legislation that indelibly defines the Portuguese educational system regarding Special Education. With regard to methodology, we conducted a qualitative research of descriptive type, based on semi-structured interviews with four teachers and on the documental analysis of the minutes concerning the first year activity of the Multidisciplinary Support Team for Inclusive Education (MSTIE).Leite, TeresaRCIPLGraça, Dulce Maria Anselmo da2023-02-14T16:08:11Z2021-09-272021-09-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15587TID:203209842porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:14.100956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva: perspetiva sobre o seu desempenho pedagógico e organizacional num agrupamento de escolas
title Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva: perspetiva sobre o seu desempenho pedagógico e organizacional num agrupamento de escolas
spellingShingle Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva: perspetiva sobre o seu desempenho pedagógico e organizacional num agrupamento de escolas
Graça, Dulce Maria Anselmo da
Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Inclusão
Equidade
Trabalho Colaborativo
Multidisciplinary support team for inclusive education
Inclusion
Equity
Collaborative work
title_short Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva: perspetiva sobre o seu desempenho pedagógico e organizacional num agrupamento de escolas
title_full Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva: perspetiva sobre o seu desempenho pedagógico e organizacional num agrupamento de escolas
title_fullStr Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva: perspetiva sobre o seu desempenho pedagógico e organizacional num agrupamento de escolas
title_full_unstemmed Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva: perspetiva sobre o seu desempenho pedagógico e organizacional num agrupamento de escolas
title_sort Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva: perspetiva sobre o seu desempenho pedagógico e organizacional num agrupamento de escolas
author Graça, Dulce Maria Anselmo da
author_facet Graça, Dulce Maria Anselmo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Dulce Maria Anselmo da
dc.subject.por.fl_str_mv Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Inclusão
Equidade
Trabalho Colaborativo
Multidisciplinary support team for inclusive education
Inclusion
Equity
Collaborative work
topic Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Inclusão
Equidade
Trabalho Colaborativo
Multidisciplinary support team for inclusive education
Inclusion
Equity
Collaborative work
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27
2021-09-27T00:00:00Z
2023-02-14T16:08:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15587
TID:203209842
url http://hdl.handle.net/10400.21/15587
identifier_str_mv TID:203209842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133505175683072