Rendimento escolar: estudo da sua relação com a percepção da aceitação-rejeição parental e o ajustamento psicológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ângela da Conceição Bessa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/15761
Resumo: Tendo como base teórica a teoria da “aceitação-rejeição parental” (PARTheory) de Rohner (2004), a presente investigação procurou analisar a relação entre o rendimento escolar, a aceitação / rejeição parental percepcionada e o ajustamento psicológico dos pré-adolescentes. A amostra é constituída por 81 sujeitos com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos de idade, a frequentar o 5.º e 6.º ano de escolaridade da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de S. Silvestre, durante o ano lectivo 2009/2010. Foram administradas três escalas em processo de adaptação para a população portuguesa: as escalas Percepção da Atitude do Pai (PAP) e Percepção da Atitude da Mãe (PAM) (versões portuguesas da Child – PARQ – Father/Mother de Rohner, 2005 - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009a,b) e o Questionário da Avaliação da Personalidade (QAP) (versão portuguesa da Child – PAQ de Rohner 2004 - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009c). Os dados obtidos suportam a relação entre a percepção da rejeição materna e paterna e o desajustamento psicológico. No entanto, não se verificou uma relação estatisticamente significativa entre o rendimento escolar e o desajustamento psicológico, nem entre o rendimento escolar e a rejeição parental.
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