Parasitismo no nemátode da madeira do pinheiro – Estudo dos mecanismos de regulação de genes para o controlo da doença.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espada, Margarida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendonça, Madalena, Mota, Manuel, Inácio, Maria de Lurdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33636
Resumo: A Fileira do Pinho representou, em 2020, 80% dos postos de trabalho e 45% do volume de negócios nas indústrias florestais, assim como mais de 3% das exportações nacionais de bens. Há, no entanto, um défice de 2,3Mm3 de madeira de pinho que é justificado pelo fogo e a presença do nemátode da madeira do pinheiro (NMP), Bursaphelenchus xylophilus (Centro PINUS, 2021) (Figura 1). A doença da murchidão do pinheiro, causada pelo NMP, é considerada uma ameaça para as florestas de pinheiros em todo o mundo e a sua rápida disseminação nos países aonde foi detetada tem causado um grande impacte ao nível da sustentabilidade dos sistemas agroflorestais e de perda de biodiversidade. Uma vez que a mortalidade do pinheiro-bravo causada pelo NMP e a rápida propagação da doença podem ser exponenciadas pela combinação de condições climáticas, como a seca e as temperaturas mais elevadas, prevê-se que a frequência e propagação da doença será cada vez maior, nos pinhais aonde já existe, e ameace aqueles ainda não afetados existentes na região mediterrânica.
id RCAP_f6babd8e15dceb97c77fcce982b770ff
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33636
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Parasitismo no nemátode da madeira do pinheiro – Estudo dos mecanismos de regulação de genes para o controlo da doença.nemátode da madeira do pinheiroparasitismoNemawaarsregulação genesdoença da murchidão pinheiroA Fileira do Pinho representou, em 2020, 80% dos postos de trabalho e 45% do volume de negócios nas indústrias florestais, assim como mais de 3% das exportações nacionais de bens. Há, no entanto, um défice de 2,3Mm3 de madeira de pinho que é justificado pelo fogo e a presença do nemátode da madeira do pinheiro (NMP), Bursaphelenchus xylophilus (Centro PINUS, 2021) (Figura 1). A doença da murchidão do pinheiro, causada pelo NMP, é considerada uma ameaça para as florestas de pinheiros em todo o mundo e a sua rápida disseminação nos países aonde foi detetada tem causado um grande impacte ao nível da sustentabilidade dos sistemas agroflorestais e de perda de biodiversidade. Uma vez que a mortalidade do pinheiro-bravo causada pelo NMP e a rápida propagação da doença podem ser exponenciadas pela combinação de condições climáticas, como a seca e as temperaturas mais elevadas, prevê-se que a frequência e propagação da doença será cada vez maior, nos pinhais aonde já existe, e ameace aqueles ainda não afetados existentes na região mediterrânica.AgroTec2023-01-25T15:23:32Z2023-01-252022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/33636http://hdl.handle.net/10174/33636porhttp://www.agrotec.pt/noticias/parasitismo-no-nematode-da-madeira-do-pinheiro/mespada@uevora.ptmaria.silva@uevora.ptmmota@uevora.ptlurdes.inacio@iniav.pt578Espada, MargaridaMendonça, MadalenaMota, ManuelInácio, Maria de Lurdesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:23.564112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Parasitismo no nemátode da madeira do pinheiro – Estudo dos mecanismos de regulação de genes para o controlo da doença.
title Parasitismo no nemátode da madeira do pinheiro – Estudo dos mecanismos de regulação de genes para o controlo da doença.
spellingShingle Parasitismo no nemátode da madeira do pinheiro – Estudo dos mecanismos de regulação de genes para o controlo da doença.
Espada, Margarida
nemátode da madeira do pinheiro
parasitismo
Nemawaars
regulação genes
doença da murchidão pinheiro
title_short Parasitismo no nemátode da madeira do pinheiro – Estudo dos mecanismos de regulação de genes para o controlo da doença.
title_full Parasitismo no nemátode da madeira do pinheiro – Estudo dos mecanismos de regulação de genes para o controlo da doença.
title_fullStr Parasitismo no nemátode da madeira do pinheiro – Estudo dos mecanismos de regulação de genes para o controlo da doença.
title_full_unstemmed Parasitismo no nemátode da madeira do pinheiro – Estudo dos mecanismos de regulação de genes para o controlo da doença.
title_sort Parasitismo no nemátode da madeira do pinheiro – Estudo dos mecanismos de regulação de genes para o controlo da doença.
author Espada, Margarida
author_facet Espada, Margarida
Mendonça, Madalena
Mota, Manuel
Inácio, Maria de Lurdes
author_role author
author2 Mendonça, Madalena
Mota, Manuel
Inácio, Maria de Lurdes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espada, Margarida
Mendonça, Madalena
Mota, Manuel
Inácio, Maria de Lurdes
dc.subject.por.fl_str_mv nemátode da madeira do pinheiro
parasitismo
Nemawaars
regulação genes
doença da murchidão pinheiro
topic nemátode da madeira do pinheiro
parasitismo
Nemawaars
regulação genes
doença da murchidão pinheiro
description A Fileira do Pinho representou, em 2020, 80% dos postos de trabalho e 45% do volume de negócios nas indústrias florestais, assim como mais de 3% das exportações nacionais de bens. Há, no entanto, um défice de 2,3Mm3 de madeira de pinho que é justificado pelo fogo e a presença do nemátode da madeira do pinheiro (NMP), Bursaphelenchus xylophilus (Centro PINUS, 2021) (Figura 1). A doença da murchidão do pinheiro, causada pelo NMP, é considerada uma ameaça para as florestas de pinheiros em todo o mundo e a sua rápida disseminação nos países aonde foi detetada tem causado um grande impacte ao nível da sustentabilidade dos sistemas agroflorestais e de perda de biodiversidade. Uma vez que a mortalidade do pinheiro-bravo causada pelo NMP e a rápida propagação da doença podem ser exponenciadas pela combinação de condições climáticas, como a seca e as temperaturas mais elevadas, prevê-se que a frequência e propagação da doença será cada vez maior, nos pinhais aonde já existe, e ameace aqueles ainda não afetados existentes na região mediterrânica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01T00:00:00Z
2023-01-25T15:23:32Z
2023-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33636
http://hdl.handle.net/10174/33636
url http://hdl.handle.net/10174/33636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.agrotec.pt/noticias/parasitismo-no-nematode-da-madeira-do-pinheiro/
mespada@uevora.pt
maria.silva@uevora.pt
mmota@uevora.pt
lurdes.inacio@iniav.pt
578
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv AgroTec
publisher.none.fl_str_mv AgroTec
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136705611038720