Design de louça utilitária em contexto industrial da Grestel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/22262 |
Resumo: | Este projeto, tem como principal objetivo a realização de propostas de louça utilitária em grés, para um mercado suscetível às influências nórdicas, em ambiente industrial da Grestel. No presente projeto, é apresentado todo o processo de desenvolvimento de um produto em grés, partindo de um briefing definido pela empresa. São apresentadas todas as fases de desenvolvimento dos produtos em grés desde a pesquisa de mercado, à definição de conceito até ao fabrico do produto final, fazendo uma alteração no processo produtivo implementado na empresa, através da adição do processo de prototipagem por fabrico aditivo de modelos de aferição de conceitos. A utilização deste processo, surge da necessidade de uma rápida comunicação com o mercado e potenciais clientes, sendo possível colocar produtos de uma forma mais rápida e eficaz no mercado, segundo os requisitos e pretensões específicas. Todo o processo é avaliado através da obtenção dos modelos por três tecnologias aditivas distintas e obtendo os produtos por o método tradicional da empresa. Com o recurso das ferramentas de reverse engineering, são comparados os resultados dos modelos físicos com os modelos digitais, sendo possível a comparação de desvios de forma a que as peças poderão estar sujeitas durante a fase de desenvolvimento de produto. Por fim, é proposta uma imagem para a caracterização das três linhas de produto desenvolvidas, bem como as propostas de comercialização, resumindo assim todo o ciclo de produção de um produto, desde a fase de idealização à fase de comercialização. |
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Design de louça utilitária em contexto industrial da GrestelEngenharia e design do produtoImpressão tridimensionalCerâmica - Processos de fabricoDesign de produtosEste projeto, tem como principal objetivo a realização de propostas de louça utilitária em grés, para um mercado suscetível às influências nórdicas, em ambiente industrial da Grestel. No presente projeto, é apresentado todo o processo de desenvolvimento de um produto em grés, partindo de um briefing definido pela empresa. São apresentadas todas as fases de desenvolvimento dos produtos em grés desde a pesquisa de mercado, à definição de conceito até ao fabrico do produto final, fazendo uma alteração no processo produtivo implementado na empresa, através da adição do processo de prototipagem por fabrico aditivo de modelos de aferição de conceitos. A utilização deste processo, surge da necessidade de uma rápida comunicação com o mercado e potenciais clientes, sendo possível colocar produtos de uma forma mais rápida e eficaz no mercado, segundo os requisitos e pretensões específicas. Todo o processo é avaliado através da obtenção dos modelos por três tecnologias aditivas distintas e obtendo os produtos por o método tradicional da empresa. Com o recurso das ferramentas de reverse engineering, são comparados os resultados dos modelos físicos com os modelos digitais, sendo possível a comparação de desvios de forma a que as peças poderão estar sujeitas durante a fase de desenvolvimento de produto. Por fim, é proposta uma imagem para a caracterização das três linhas de produto desenvolvidas, bem como as propostas de comercialização, resumindo assim todo o ciclo de produção de um produto, desde a fase de idealização à fase de comercialização.This project has as main objective the achievement of proposed utilitarian stoneware dinnerware, for a market susceptible to Nordic influences, in industrial environment of Grestel. In this project, is the entire process of developing a stoneware product, starting with a briefing set by the company. Are displayed all phases of development of stoneware products from market research, the definition of the concept to the manufacture of the final product, making a change in the productive process implemented in the company, with the addition of the prototyping process for manufacture of additive models of measurement concepts. Using this process, arises from the need for a rapid communication with the market and potential customers, being possible to place products in a more rapid and effective way on the market, according to the specific wishes and requirements. The whole process is evaluated by obtaining the models for three distinct additive technologies and obtaining the products by the traditional method of the company. With the use of reverse engineering tools, are compared the results of physical models with digital models, being possible the comparison of variances so that the parts may be subject during the product development phase. Finally, the proposal is an image for the characterization of three product lines developed, as well as marketing proposals, summarizing all the production cycle of a product, from initial conception to the marketing stage.Universidade de Aveiro2018-02-20T18:56:47Z2016-01-04T00:00:00Z2016-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22262TID:201935317porSilva, Edgar Rafael Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:43:43Zoai:ria.ua.pt:10773/22262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:28.802879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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