Gestão integrada de bases da manutenção e aplicação de ferramentas de melhoria contínua no armazém de peças suplentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Bernardo Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29954
Resumo: Com o aumento das exigências por parte dos clientes, as organizações têm procurado, cada vez mais, aumentar o rendimento dos seus equipamentos, de forma a tirar melhor partido dos mesmos. Ou seja, é crucial que as empresas procurem reduzir os custos de produção e de manutenção. O presente trabalho foi realizado na Huf Portuguesa, com objetivo de melhoria da gestão da manutenção, mas também com o intuito de melhorar a organização e o funcionamento do armazém de manutenção. Para tal foram realizadas análises às situações iniciais do sistema de gestão da manutenção presente na organização, e também ao armazém de manutenção, com estas análises foi possível identificar os principais problemas. Em seguida foram sugeridas oportunidades de melhoria, através de um plano de ações que visou a utilização de diversas ferramentas, como a ferramenta dos 5 porquês e o diagrama de Ishikawa, que permitiram a análise dos problemas relativos ao sistema de gestão da manutenção, tendo desta forma auxiliado a chegar à conclusão de que era necessário criar novo sistema de gestão da manutenção que permitisse realizar a sua gestão de forma mais simples e efetiva. No que toca ao armazém de manutenção, foram utilizadas as ferramentas de 5S e o diagrama de Esparguete para melhorar o seu funcionamento e também a sua organização. Os resultados da aplicação das sugestões de melhoria aplicadas foram positivos. No caso do sistema de gestão da manutenção, foi criado um novo, que possibilita a obtenção dos indicadores de manutenção de forma simples. Em relação ao armazém de manutenção, foi alcançada uma maior organização do espaço e do material, através de uma maior utilização do espaço disponível e de uma melhor gestão visual, foram ainda alcançadas melhorias ao nível do funcionamento do armazém, através da criação de cartões Kanban que permitiram reduzir a distância percorrida por um colaborador no processo de levantamento de material.
id RCAP_f6cfd7c41bd34d442ae1a04b8fc3dbe6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/29954
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão integrada de bases da manutenção e aplicação de ferramentas de melhoria contínua no armazém de peças suplentesGestão da manutençãoManutençãoCMMSLean maintenanceManutibilidadeDisponibilidadeFiabilidadeCom o aumento das exigências por parte dos clientes, as organizações têm procurado, cada vez mais, aumentar o rendimento dos seus equipamentos, de forma a tirar melhor partido dos mesmos. Ou seja, é crucial que as empresas procurem reduzir os custos de produção e de manutenção. O presente trabalho foi realizado na Huf Portuguesa, com objetivo de melhoria da gestão da manutenção, mas também com o intuito de melhorar a organização e o funcionamento do armazém de manutenção. Para tal foram realizadas análises às situações iniciais do sistema de gestão da manutenção presente na organização, e também ao armazém de manutenção, com estas análises foi possível identificar os principais problemas. Em seguida foram sugeridas oportunidades de melhoria, através de um plano de ações que visou a utilização de diversas ferramentas, como a ferramenta dos 5 porquês e o diagrama de Ishikawa, que permitiram a análise dos problemas relativos ao sistema de gestão da manutenção, tendo desta forma auxiliado a chegar à conclusão de que era necessário criar novo sistema de gestão da manutenção que permitisse realizar a sua gestão de forma mais simples e efetiva. No que toca ao armazém de manutenção, foram utilizadas as ferramentas de 5S e o diagrama de Esparguete para melhorar o seu funcionamento e também a sua organização. Os resultados da aplicação das sugestões de melhoria aplicadas foram positivos. No caso do sistema de gestão da manutenção, foi criado um novo, que possibilita a obtenção dos indicadores de manutenção de forma simples. Em relação ao armazém de manutenção, foi alcançada uma maior organização do espaço e do material, através de uma maior utilização do espaço disponível e de uma melhor gestão visual, foram ainda alcançadas melhorias ao nível do funcionamento do armazém, através da criação de cartões Kanban que permitiram reduzir a distância percorrida por um colaborador no processo de levantamento de material.The increasing demands from customers, pushed organizations to increase the performance of their equipment, in order to take better advantage of them. In other words, it is crucial that companies seek to reduce production and maintenance costs. This work was carried out at Huf Portuguesa, with the objective of improving maintenance management, as well as the maintenance warehouse. For this purpose, analyzes were made of the initial situations of the maintenance management system present in the organization, and also of the maintenance warehouse, with these analyzes it was possible to identify the main problems. Then, opportunities for improvement were suggested, through an action plan aimed at the use of various tools, such as the 5 whys and the Ishikawa diagram, which allowed the analysis of the problems related to the maintenance management system and, thus, reaching the conclusion that it was necessary to create a new system that would allow maintenance management to be carried out in a simpler and more effective way. Regarding to the maintenance warehouse, the 5S tools and the Spaghetti diagram were used to improve its operation and also its organization. The results of the application of the applied improvement suggestions were positive in the case of the maintenance management system, a new one was created, which makes it possible to obtain maintenance indicators in a simpler way. In relation to the maintenance warehouse, greater organization of space and material was achieved, through greater use of available space and better visual management, improvements were also achieved in terms of warehouse operation, through the creation of Kanban cards which made it possible to reduce the distance traveled by an employee in the process of material requisition.2020-12-09T10:17:20Z2020-07-24T00:00:00Z2020-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29954porSimões, Bernardo Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:57Zoai:ria.ua.pt:10773/29954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:11.829083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão integrada de bases da manutenção e aplicação de ferramentas de melhoria contínua no armazém de peças suplentes
title Gestão integrada de bases da manutenção e aplicação de ferramentas de melhoria contínua no armazém de peças suplentes
spellingShingle Gestão integrada de bases da manutenção e aplicação de ferramentas de melhoria contínua no armazém de peças suplentes
Simões, Bernardo Dias
Gestão da manutenção
Manutenção
CMMS
Lean maintenance
Manutibilidade
Disponibilidade
Fiabilidade
title_short Gestão integrada de bases da manutenção e aplicação de ferramentas de melhoria contínua no armazém de peças suplentes
title_full Gestão integrada de bases da manutenção e aplicação de ferramentas de melhoria contínua no armazém de peças suplentes
title_fullStr Gestão integrada de bases da manutenção e aplicação de ferramentas de melhoria contínua no armazém de peças suplentes
title_full_unstemmed Gestão integrada de bases da manutenção e aplicação de ferramentas de melhoria contínua no armazém de peças suplentes
title_sort Gestão integrada de bases da manutenção e aplicação de ferramentas de melhoria contínua no armazém de peças suplentes
author Simões, Bernardo Dias
author_facet Simões, Bernardo Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Bernardo Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da manutenção
Manutenção
CMMS
Lean maintenance
Manutibilidade
Disponibilidade
Fiabilidade
topic Gestão da manutenção
Manutenção
CMMS
Lean maintenance
Manutibilidade
Disponibilidade
Fiabilidade
description Com o aumento das exigências por parte dos clientes, as organizações têm procurado, cada vez mais, aumentar o rendimento dos seus equipamentos, de forma a tirar melhor partido dos mesmos. Ou seja, é crucial que as empresas procurem reduzir os custos de produção e de manutenção. O presente trabalho foi realizado na Huf Portuguesa, com objetivo de melhoria da gestão da manutenção, mas também com o intuito de melhorar a organização e o funcionamento do armazém de manutenção. Para tal foram realizadas análises às situações iniciais do sistema de gestão da manutenção presente na organização, e também ao armazém de manutenção, com estas análises foi possível identificar os principais problemas. Em seguida foram sugeridas oportunidades de melhoria, através de um plano de ações que visou a utilização de diversas ferramentas, como a ferramenta dos 5 porquês e o diagrama de Ishikawa, que permitiram a análise dos problemas relativos ao sistema de gestão da manutenção, tendo desta forma auxiliado a chegar à conclusão de que era necessário criar novo sistema de gestão da manutenção que permitisse realizar a sua gestão de forma mais simples e efetiva. No que toca ao armazém de manutenção, foram utilizadas as ferramentas de 5S e o diagrama de Esparguete para melhorar o seu funcionamento e também a sua organização. Os resultados da aplicação das sugestões de melhoria aplicadas foram positivos. No caso do sistema de gestão da manutenção, foi criado um novo, que possibilita a obtenção dos indicadores de manutenção de forma simples. Em relação ao armazém de manutenção, foi alcançada uma maior organização do espaço e do material, através de uma maior utilização do espaço disponível e de uma melhor gestão visual, foram ainda alcançadas melhorias ao nível do funcionamento do armazém, através da criação de cartões Kanban que permitiram reduzir a distância percorrida por um colaborador no processo de levantamento de material.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09T10:17:20Z
2020-07-24T00:00:00Z
2020-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/29954
url http://hdl.handle.net/10773/29954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137677719633920