«Nossos eborenses tivéssemos a felicidade de um teatro em muito melhores condições» Circuitos da ópera italiana e concertos em Évora (1860-1890)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30371 |
Resumo: | Apesar de a cidade de Évora não integrar um circuito operático com a relevância de Lisboa ou Porto, temos várias evidências que testemunham a circulação de ecos de ópera e documentam a recepção e circulação de reportórios italianos em voga. No presente artigo pretende reconstruir-se um quadro da vida musical da cidade tendo como foco o reportório relacionado com a ópera italiana a par de um levantamento dos concertos associados a solistas. Serão consideradas fontes diversas para além das versões de árias de ópera para voz e piano (Fundo Manizola), periódicos, ou ainda fontes relacionadas com música sacra. Em concreto os casos das Nôas da Festa da Ascensão no Mosteiro de São Bento de Cástris (1870 e 1877). A diversidade de fontes permitirá avaliar contextos diversos abarcando os salões, os teatros, festas de conventos ou concertos no passeio público. Serão consideradas as décadas entre 1860-1890, período em que se verifica um predomínio da ópera italiana documentado pela imprensa local. O artigo pretende contribuir para a reconstituição de um quadro de circulação de reportórios e músicos nos diversos contextos da cidade de Évora. |
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