O projeto educativo fundador do Instituto de Serviço Social : os contributos do método monográfico na produção das primeiras monografias (1935-1939)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Carolina Ferreira, 1999
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/7159
Resumo: Dissertação de mestrado em Serviço Social, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.
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spelling O projeto educativo fundador do Instituto de Serviço Social : os contributos do método monográfico na produção das primeiras monografias (1935-1939)Instituto de Serviço Social de Lisboa, 1935-1969 - Estudo e ensinoServiço Social - História - PortugalServiço Social - Estudo e Ensino - PortugalServiço Social - InvestigaçãoDissertação de mestrado em Serviço Social, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.Exame público realizado em 18 de Setembro de 2023.A presente dissertação tem como título O Projeto Educativo Fundador do Instituto de Serviço Social: os contributos do método monográfico na produção das primeiras monografias (1935-1939), tendo sido desenvolvida no âmbito do Mestrado em Serviço Social no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada, que decorreu entre o ano letivo de 2021/2022 e de 2022/2023. Adota enquanto finalidade estudar o projeto educativo fundador do Instituto de Serviço Social no período compreendido entre 1935 e 1939, com um especial foco nos contributos provenientes da aplicação do método monográfico pelas suas alunas na elaboração de monografias que compõem a Coleção de Monografias, Sociais, Familiares e de Instituições (1936-1973). A história do Serviço Social português conta já com algumas pesquisas e este trabalho vem reforçar esse percurso. Tendo em consideração o seu objeto de estudo, a investigação foi realizada sob o método histórico, com a adoção de uma abordagem mista que privilegia a vertente qualitativa e sob o paradigma compreensivo. No que concerne aos procedimentos adotados estes recaem sobre o estudo de caso e o estudo histórico, tendo sido efetuada pesquisa bibliográfica e documental com vista à recolha de fontes que foram alvo de uma análise documental, tendo ainda as fontes primárias sido alvo de uma análise de conteúdo categorial. Os resultados alcançados permitiram traçar o período histórico entre 1935 e 1939 no Instituto de Serviço Social, bem como entender de que forma se insere o método monográfico na formação das suas alunas, qual o papel que detém na apropriação do ensino em Serviço Social e do Professorado de Educação Familiar e Doméstica, e ainda identificar aquilo que foi o papel da Sociologia na formação destas alunas num período de ditadura. (Carolina Ferreira Gomes)This dissertation is entitled The Founding Educational Project of the Institute of Social Work: the contributions of the monographic method in the production of the first monographs (1935-1939), having been developed within the scope of the Master's Degree in Social Work at the Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa of Universidade Lusíada, which took place between the academic year 2021/2022 and 2022/2023. It aims to study the founding educational project of the Instituto de Serviço Social in the period between 1935 and 1939, with a special focus on the contributions from the application of the monographic method by its students in the elaboration of monographs that make up the Collection of Monographs, Social, Family and Institutions (1936-1973).The history of Portuguese Social Work already has some research and this work reinforces this path. Taking into account its object of study, the research was carried out under the historical method, with the adoption of a mixed approach that privileged the qualitative aspect and under the comprehensive paradigm. Regarding the procedures adopted, these fall on the case study and the historical study, with bibliographic and documentary research having been carried out in order to collect sources that were subject to a documentary analysis, and the primary sources were subject to a categorical content analysis. The results achieved made it possible to trace the historical period between 1935 and 1939 at the Instituto de Serviço Social, as well as to understand how the monographic method is inserted in the training of its students, what role it plays in the appropriation of teaching in Social Work and the Professorship of Family and Domestic Education, and also to identify what was the role of Sociology in the training of these students in a period of dictatorship.2023-10-02T14:40:35Z2023-10-022023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/7159http://hdl.handle.net/11067/7159TID:203360443porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Carolina Ferreira, 1999reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:42:56Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:35.426246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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