Avaliação do impacto das certificações RVCC nos CNO do Vale do Ave

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espojeira, Sara Amaral
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19432
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
id RCAP_f6f14f61d2cd6522dab6695b77411bc5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19432
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do impacto das certificações RVCC nos CNO do Vale do Ave374.7Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)O presente trabalho insere-se na área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação, no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação, tendo como principal finalidade desenvolver um estudo de avaliação do impacto da certificação obtida por processo RVCC (Reconhecimento e Validação de Conhecimentos e Competências) nos CNO (Centros Novas Oportunidades) da comunidade dos concelhos da região do Vale do Ave. O público-alvo desse estudo consistia nos adultos certificados com nível básico de 9.º ano (B3), no ano civil de 2008, pretendendo auferir o impacto da certificação na vida desses adultos nas dimensões profissional e formativa, pessoal e social e, por último, na área de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). As metodologias utilizadas foram, sobretudo, de caráter quantitativo, tendo-se optado pelo inquérito por questionário como a técnica de investigação mais adequada neste contexto, desenhando-se, assim, um instrumento de avaliação à medida e de acordo com os objetivos específicos delineados. Os resultados da investigação permitiram concluir que o processo de RVCC tem vindo a causar um efeito positivo em todas as dimensões do estudo e que os adultos envolvidos estão globalmente satisfeitos com a medida, ao ponto de aconselharem pares a realizar um processo semelhante. Na dimensão profissional e formativa, registou-se um aumento da empregabilidade e da motivação para prossecução de estudos e um número relevante de adultos que já havia aumentado o seu grau de habilitações académicas, desde a data de conclusão da certificação. Na dimensão pessoal e social, concluiu-se um aumento relevante da taxa de realização pessoal e da autoconfiança nas tarefas profissionais e do quotidiano, assim como uma melhoria generalizada do autoconceito e da valorização intra-pares. Por último, atendendo aos resultados da dimensão das novas tecnologias, verificou-se um alto número de adultos a revelar ter aprendido a utilizar um computador, assim como uma elevada frequência de uso das diversas ferramentas TIC, nomeadamente internet.This work is part of the specialization in Educational mediation and Supervision Training, in the sphere of professional master in education, which primary purpose was to develop a study to assess the impact of certifications obtained by RVCC process (Recognition and Validation of Knowledge and Skills) in the New Opportunities Centers of the community of River Ave Valley city councils. The target group for this study were the adults with the basic level of certification (9th grade), in the year of 2008, intending to understand the real impact of that certification in the adults lives, in three dimensions: professional and formative; personal and social; use of Information and Communication Technologies (ICT). The methods used were mainly quantitative and the questionnaire survey was chosen as the most appropriate technique in this context. Therefore, it was drawn a specific one as an assessment tool, according to the objectives outlined. The research results concluded that the RVCC process has been causing a positive effect on all the study dimensions and that the adults involved are broadly satisfied, so they have been counseling friends and colleagues to perform a similar process. In the professional and formative area, there was an increase of employability and motivation to pursue studies, so as a significant number of adults who had already increased their level of academic qualifications, since the certification. In the personal and social areas, it was found a significant increase in the rate of personal fulfillment and self-confidence in professional and daily tasks, as well as a general self-concept improvement and enhancement within pairs. Finally, given the results of ICT area, there was a high number of adults that revealed to learn how to use a computer, as well as an increase in the frequency of use of those tools, including Internet.Vilaça, TeresaUniversidade do MinhoEspojeira, Sara Amaral20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:18.082448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do impacto das certificações RVCC nos CNO do Vale do Ave
title Avaliação do impacto das certificações RVCC nos CNO do Vale do Ave
spellingShingle Avaliação do impacto das certificações RVCC nos CNO do Vale do Ave
Espojeira, Sara Amaral
374.7
title_short Avaliação do impacto das certificações RVCC nos CNO do Vale do Ave
title_full Avaliação do impacto das certificações RVCC nos CNO do Vale do Ave
title_fullStr Avaliação do impacto das certificações RVCC nos CNO do Vale do Ave
title_full_unstemmed Avaliação do impacto das certificações RVCC nos CNO do Vale do Ave
title_sort Avaliação do impacto das certificações RVCC nos CNO do Vale do Ave
author Espojeira, Sara Amaral
author_facet Espojeira, Sara Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilaça, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Espojeira, Sara Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv 374.7
topic 374.7
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19432
url http://hdl.handle.net/1822/19432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132612124475392