O uso de mapas da rede pessoal social: Estratégia de pesquisa e intervenção junto a adolescentes em sofrimento psíquico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Diene Monique
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gabriel, Isabela Martins, Lopes, Daniela Gonsalves, Santos, Fernanda Maranho, França de Oliveira, Ana Paula, Riani Costa, Luiza Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.36367/ntqr.3.2020.555-566
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.555-566
Resumo: Introdução: A adolescência constitui um período que, em comparação com outras faixas etárias, não apresenta grandes índices de adoecimento; entretanto as violências autoinfligidas têm ocupado destaque na sua morbimortalidade. Estratégias metodológicas para aproximação cuidadosa e ética destes fenômenos na adolescência, e com benefícios diretos aos sujeitos, têm sido recomendadas pela literatura. Objetivo: Analisar o uso do mapa da rede pessoal social como estratégia metodológica junto a adolescentes em sofrimento psíquico. Métodos: Estudo metodológico que relata a experiência do uso de mapas mínimos da rede pessoal social; realizado junto a adolescentes de escola pública de um município do interior de São Paulo, Brasil. Resultados: Em termos metodológicos e científicos, o uso dos mapas mostrou-se profícuo e coerente. O uso de materiais a baixo custo e de fácil acesso e manuseio, permite a aplicação em diversos contextos e situações. Em termos éticos, permitiu o acesso cuidadoso a ausências experienciadas. Conclusões: O uso desta estratégia foi importante tanto para o delineamento científico, acessando conhecimentos que dificilmente seriam trazidos por outros instrumentos de coleta, quanto para intervenção terapêutica delineada pela construção de dispositivos concretos de apoio.
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spelling O uso de mapas da rede pessoal social: Estratégia de pesquisa e intervenção junto a adolescentes em sofrimento psíquicoThe use of individual social network maps: Research and intervention strategy to adolescents in psychological distressSelf-Injury Behavior; Adolescent; Scholar Health; Social Network; Qualitative Research.Comportamento Autodestrutivo; Adolescente; Saúde Escolar; Rede Social; Pesquisa Qualitativa.Introdução: A adolescência constitui um período que, em comparação com outras faixas etárias, não apresenta grandes índices de adoecimento; entretanto as violências autoinfligidas têm ocupado destaque na sua morbimortalidade. Estratégias metodológicas para aproximação cuidadosa e ética destes fenômenos na adolescência, e com benefícios diretos aos sujeitos, têm sido recomendadas pela literatura. Objetivo: Analisar o uso do mapa da rede pessoal social como estratégia metodológica junto a adolescentes em sofrimento psíquico. Métodos: Estudo metodológico que relata a experiência do uso de mapas mínimos da rede pessoal social; realizado junto a adolescentes de escola pública de um município do interior de São Paulo, Brasil. Resultados: Em termos metodológicos e científicos, o uso dos mapas mostrou-se profícuo e coerente. O uso de materiais a baixo custo e de fácil acesso e manuseio, permite a aplicação em diversos contextos e situações. Em termos éticos, permitiu o acesso cuidadoso a ausências experienciadas. Conclusões: O uso desta estratégia foi importante tanto para o delineamento científico, acessando conhecimentos que dificilmente seriam trazidos por outros instrumentos de coleta, quanto para intervenção terapêutica delineada pela construção de dispositivos concretos de apoio.Introduction: Adolescence is a period that, in comparison with other age groups, does not present high rates of illness; however, self-injured violence has been prominent in its morbidity and mortality. Methodological strategies for careful and ethical approach to these phenomena in adolescence, and with direct benefits to the individuals, have been recommended by the literature. Goals: Analyze the use of the individual social network map as a methodological strategy for adolescents in psychological distress. Methods: Methodological study that reports the experience of using minimal maps of the individual social network; conducted at a public school with adolescents in a country town of São Paulo, Brazil. Results: Considering the methodological and scientific issues, the use of maps proved to be meaningful and consistent. The use of low cost and easy access materials, allowed the application in different contexts and situations. By ethical terms, it allowed careful access to experienced absences. Conclusions: The use of this strategy was important both for the scientific design, accessing knowledge that would hardly be brought by other collection data instruments, and for therapeutic intervention designed by the construction of concrete support devices.Ludomedia2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.555-566https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.555-566New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 555-566New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 555-566New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 555-5662184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/185https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/185/184Carlos, Diene MoniqueGabriel, Isabela MartinsLopes, Daniela GonsalvesSantos, Fernanda MaranhoFrança de Oliveira, Ana PaulaRiani Costa, Luiza Cesarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-05T14:30:26Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-05T14:30:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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