Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1923 |
Resumo: | O presente artigo desenvolve a temática do estatuto da educação social enquanto disciplina de confluência e síntese de vários saberes e enquanto prática de intervenção. Para o efeito questiona a sua relação com as ciências da educação e com a pedagogia social, a par das suas conexões com a ética e a política. Numa perspectiva essencialmente hermenêutica indaga-se ainda o complexo desafio que as situações-limite e o contrato social colocam à sociedade civil impondo que esta promova o exercício de uma cidadania responsável, dimensão em que a educação social tem um papel fundamental. |
id |
RCAP_f7063e41e24879c56aae4adf3a486742 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1923 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação socialO presente artigo desenvolve a temática do estatuto da educação social enquanto disciplina de confluência e síntese de vários saberes e enquanto prática de intervenção. Para o efeito questiona a sua relação com as ciências da educação e com a pedagogia social, a par das suas conexões com a ética e a política. Numa perspectiva essencialmente hermenêutica indaga-se ainda o complexo desafio que as situações-limite e o contrato social colocam à sociedade civil impondo que esta promova o exercício de uma cidadania responsável, dimensão em que a educação social tem um papel fundamental.Universidade Católica Portuguesa2019-10-19T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1923oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1923Cadernos de Pedagogia Social; n. 2 (2008): Educação e solidariedade social; 31-431646-728010.34632/cpedagogiasocial.2008.n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1923https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1923https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1923/1844Direitos de Autor (c) 2008 Adalberto Dias Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Adalberto Dias2022-09-20T11:11:46Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:16.691619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social |
title |
Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social |
spellingShingle |
Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social Carvalho, Adalberto Dias |
title_short |
Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social |
title_full |
Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social |
title_fullStr |
Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social |
title_full_unstemmed |
Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social |
title_sort |
Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social |
author |
Carvalho, Adalberto Dias |
author_facet |
Carvalho, Adalberto Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Adalberto Dias |
description |
O presente artigo desenvolve a temática do estatuto da educação social enquanto disciplina de confluência e síntese de vários saberes e enquanto prática de intervenção. Para o efeito questiona a sua relação com as ciências da educação e com a pedagogia social, a par das suas conexões com a ética e a política. Numa perspectiva essencialmente hermenêutica indaga-se ainda o complexo desafio que as situações-limite e o contrato social colocam à sociedade civil impondo que esta promova o exercício de uma cidadania responsável, dimensão em que a educação social tem um papel fundamental. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-19T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1923 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1923 |
url |
https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1923 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1923 https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1923 https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1923/1844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 Adalberto Dias Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 Adalberto Dias Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pedagogia Social; n. 2 (2008): Educação e solidariedade social; 31-43 1646-7280 10.34632/cpedagogiasocial.2008.n2 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130357911519232 |