Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Adalberto Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1923
Resumo: O presente artigo desenvolve a temática do estatuto da educação social enquanto disciplina de confluência e síntese de vários saberes e enquanto prática de intervenção. Para o efeito questiona a sua relação com as ciências da educação e com a pedagogia social, a par das suas conexões com a ética e a política. Numa perspectiva essencialmente hermenêutica indaga-se ainda o complexo desafio que as situações-limite e o contrato social colocam à sociedade civil impondo que esta promova o exercício de uma cidadania responsável, dimensão em que a educação social tem um papel fundamental.
id RCAP_f7063e41e24879c56aae4adf3a486742
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1923
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação socialO presente artigo desenvolve a temática do estatuto da educação social enquanto disciplina de confluência e síntese de vários saberes e enquanto prática de intervenção. Para o efeito questiona a sua relação com as ciências da educação e com a pedagogia social, a par das suas conexões com a ética e a política. Numa perspectiva essencialmente hermenêutica indaga-se ainda o complexo desafio que as situações-limite e o contrato social colocam à sociedade civil impondo que esta promova o exercício de uma cidadania responsável, dimensão em que a educação social tem um papel fundamental.Universidade Católica Portuguesa2019-10-19T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1923oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1923Cadernos de Pedagogia Social; n. 2 (2008): Educação e solidariedade social; 31-431646-728010.34632/cpedagogiasocial.2008.n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1923https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1923https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1923/1844Direitos de Autor (c) 2008 Adalberto Dias Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Adalberto Dias2022-09-20T11:11:46Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:16.691619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social
title Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social
spellingShingle Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social
Carvalho, Adalberto Dias
title_short Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social
title_full Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social
title_fullStr Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social
title_full_unstemmed Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social
title_sort Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação social
author Carvalho, Adalberto Dias
author_facet Carvalho, Adalberto Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Adalberto Dias
description O presente artigo desenvolve a temática do estatuto da educação social enquanto disciplina de confluência e síntese de vários saberes e enquanto prática de intervenção. Para o efeito questiona a sua relação com as ciências da educação e com a pedagogia social, a par das suas conexões com a ética e a política. Numa perspectiva essencialmente hermenêutica indaga-se ainda o complexo desafio que as situações-limite e o contrato social colocam à sociedade civil impondo que esta promova o exercício de uma cidadania responsável, dimensão em que a educação social tem um papel fundamental.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-19T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1923
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1923
url https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1923
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1923
https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1923
https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1923/1844
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2008 Adalberto Dias Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2008 Adalberto Dias Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pedagogia Social; n. 2 (2008): Educação e solidariedade social; 31-43
1646-7280
10.34632/cpedagogiasocial.2008.n2
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130357911519232