Novas e velhas análises da arquitectura megalítica funerária: o caso da Mamoa do Monte dos Condes (Pavia, Mora)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Leonor
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Alvim, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16698
Resumo: A Mamoa do Monte dos Condes foi identificada em 1994, no decurso dos traba‑ lhos de investigação que um dos signatários (LR) estava a desenvolver no concelho de Mora. O conjunto megalítico funerário nesta área apresenta ‑se como um denso aglomerado de monumentos, comparável em termos de concentração e distribuição aos de Reguengos de Monsaraz e Évora. Em termos de arquitecturas e espólios, os dados existentes para a área de Mora ‑Pavia têm apontado para utilizações mais ou menos contínuas entre o Neolítico médio e o Calcolítico inicial/médio (Rocha, 1999). Apesar de esta imagem se manter válida, os resultados obtidos nesta intervenção vêm trazer novos dados que contribuem para um melhor conhecimento do polimorfismo do megalitismo funerário do Alentejo Central.
id RCAP_f7078a479e08297ed0f24742d2fe3be8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16698
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novas e velhas análises da arquitectura megalítica funerária: o caso da Mamoa do Monte dos Condes (Pavia, Mora)Megalitismo funerárioEvoluçãoAlentejo CentralPortugalA Mamoa do Monte dos Condes foi identificada em 1994, no decurso dos traba‑ lhos de investigação que um dos signatários (LR) estava a desenvolver no concelho de Mora. O conjunto megalítico funerário nesta área apresenta ‑se como um denso aglomerado de monumentos, comparável em termos de concentração e distribuição aos de Reguengos de Monsaraz e Évora. Em termos de arquitecturas e espólios, os dados existentes para a área de Mora ‑Pavia têm apontado para utilizações mais ou menos contínuas entre o Neolítico médio e o Calcolítico inicial/médio (Rocha, 1999). Apesar de esta imagem se manter válida, os resultados obtidos nesta intervenção vêm trazer novos dados que contribuem para um melhor conhecimento do polimorfismo do megalitismo funerário do Alentejo Central.Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa2016-01-18T17:13:58Z2016-01-182015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/16698http://hdl.handle.net/10174/16698porECS, HISlrocha@uevora.ptnd270Rocha, LeonorAlvim, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:54.135329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novas e velhas análises da arquitectura megalítica funerária: o caso da Mamoa do Monte dos Condes (Pavia, Mora)
title Novas e velhas análises da arquitectura megalítica funerária: o caso da Mamoa do Monte dos Condes (Pavia, Mora)
spellingShingle Novas e velhas análises da arquitectura megalítica funerária: o caso da Mamoa do Monte dos Condes (Pavia, Mora)
Rocha, Leonor
Megalitismo funerário
Evolução
Alentejo Central
Portugal
title_short Novas e velhas análises da arquitectura megalítica funerária: o caso da Mamoa do Monte dos Condes (Pavia, Mora)
title_full Novas e velhas análises da arquitectura megalítica funerária: o caso da Mamoa do Monte dos Condes (Pavia, Mora)
title_fullStr Novas e velhas análises da arquitectura megalítica funerária: o caso da Mamoa do Monte dos Condes (Pavia, Mora)
title_full_unstemmed Novas e velhas análises da arquitectura megalítica funerária: o caso da Mamoa do Monte dos Condes (Pavia, Mora)
title_sort Novas e velhas análises da arquitectura megalítica funerária: o caso da Mamoa do Monte dos Condes (Pavia, Mora)
author Rocha, Leonor
author_facet Rocha, Leonor
Alvim, Pedro
author_role author
author2 Alvim, Pedro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Leonor
Alvim, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Megalitismo funerário
Evolução
Alentejo Central
Portugal
topic Megalitismo funerário
Evolução
Alentejo Central
Portugal
description A Mamoa do Monte dos Condes foi identificada em 1994, no decurso dos traba‑ lhos de investigação que um dos signatários (LR) estava a desenvolver no concelho de Mora. O conjunto megalítico funerário nesta área apresenta ‑se como um denso aglomerado de monumentos, comparável em termos de concentração e distribuição aos de Reguengos de Monsaraz e Évora. Em termos de arquitecturas e espólios, os dados existentes para a área de Mora ‑Pavia têm apontado para utilizações mais ou menos contínuas entre o Neolítico médio e o Calcolítico inicial/médio (Rocha, 1999). Apesar de esta imagem se manter válida, os resultados obtidos nesta intervenção vêm trazer novos dados que contribuem para um melhor conhecimento do polimorfismo do megalitismo funerário do Alentejo Central.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01T00:00:00Z
2016-01-18T17:13:58Z
2016-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16698
http://hdl.handle.net/10174/16698
url http://hdl.handle.net/10174/16698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ECS, HIS
lrocha@uevora.pt
nd
270
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136571607220224