Incluir cooperando: da cooperação na sala de aula à inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Cristina Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5488
Resumo: Cada vez mais a escola tem um papel preponderante na formação de futuros cidadãos, dotados de competências científicas e sociais, que lhes permita intervir e transformar os seus contextos: a sociedade de que fazem parte. Contudo, não é possível conceber ações de intervenção ou transformação sem que exista inclusão nessa mesma sociedade. Esta condição leva-nos, de novo, ao ponto de partida: a escola. Posto isto, é fundamental que a escola assuma a educação numa perspetiva de inclusão, pois só desta forma estará a cumprir o seu verdadeiro papel. Neste sentido, o presente relatório compreende as diversas etapas de um trabalho de projeto de investigação-ação, no âmbito do Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor. Com ele pretendeu-se elaborar uma investigação-ação numa turma do sexto ano do 2.º ciclo do ensino Básico, com vários casos emergentes de alunos com problemáticas distintas. As diferentes problemáticas base dos alunos provocavam neles uma constante desmotivação, em relação ao seu processo de aprendizagem, encontrando-se numa situação de grandes dificuldades de aprendizagem que comprometiam o seu sucesso no final de ciclo. O grupo/turma evidenciava também uma dinâmica pouco positiva, encontrando-se numa espiral decrescente de desânimo e desinteresse pelas atividades letivas e até pelas relações entre os vários indivíduos do grupo. Neste sentido, o objetivo primordial deste projeto é promover a inclusão através da cooperação, da entreajuda e da partilha, dotando os alunos de capacidades de espírito crítico e de reflexão, fomentando o desenvolvimento da metacognição. Posto isto, pretende-se que a par do desenvolvimento de competências académicas, os alunos da turma desenvolvam valores como a fraternidade e a solidariedade que lhes permitam crescer em termos sociomorais, assumindo um papel ativo tanto no seu processo de aprendizagem como no dos demais.
id RCAP_f713fb73f955058868df7d4d244b081d
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Incluir cooperando: da cooperação na sala de aula à inclusãoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVAAPRENDIZAGEM COOPERATIVAMETACOGNIÇÃOMODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEMMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORINVESTIGAÇÃO-AÇÃOEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONCOOPERATIVE LEARNINGMETACOGNITIONTEACHING AND LEARNING MODELSACTION RESEARCHCada vez mais a escola tem um papel preponderante na formação de futuros cidadãos, dotados de competências científicas e sociais, que lhes permita intervir e transformar os seus contextos: a sociedade de que fazem parte. Contudo, não é possível conceber ações de intervenção ou transformação sem que exista inclusão nessa mesma sociedade. Esta condição leva-nos, de novo, ao ponto de partida: a escola. Posto isto, é fundamental que a escola assuma a educação numa perspetiva de inclusão, pois só desta forma estará a cumprir o seu verdadeiro papel. Neste sentido, o presente relatório compreende as diversas etapas de um trabalho de projeto de investigação-ação, no âmbito do Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor. Com ele pretendeu-se elaborar uma investigação-ação numa turma do sexto ano do 2.º ciclo do ensino Básico, com vários casos emergentes de alunos com problemáticas distintas. As diferentes problemáticas base dos alunos provocavam neles uma constante desmotivação, em relação ao seu processo de aprendizagem, encontrando-se numa situação de grandes dificuldades de aprendizagem que comprometiam o seu sucesso no final de ciclo. O grupo/turma evidenciava também uma dinâmica pouco positiva, encontrando-se numa espiral decrescente de desânimo e desinteresse pelas atividades letivas e até pelas relações entre os vários indivíduos do grupo. Neste sentido, o objetivo primordial deste projeto é promover a inclusão através da cooperação, da entreajuda e da partilha, dotando os alunos de capacidades de espírito crítico e de reflexão, fomentando o desenvolvimento da metacognição. Posto isto, pretende-se que a par do desenvolvimento de competências académicas, os alunos da turma desenvolvam valores como a fraternidade e a solidariedade que lhes permitam crescer em termos sociomorais, assumindo um papel ativo tanto no seu processo de aprendizagem como no dos demais.The school has an increasingly leading role in the development of future citizens, endowed with scientific and social skills, which allows them to intervene and transform their contexts: the society they are part of. However, it is not possible to conceive actions of intervention or transformation with the absence of inclusion in that same society. This condition takes us back to the starting point: the school. Therefore, it is crucial that the school regards education in a perspective of inclusion, because only this way will it fulfill its true role. As a result, the present report covers the various stages of a research-action project, within the framework of the master's degree in special education-cognitive and Motor Domain. It was intended to establish a research-action in a sixth year of the second cycle of basic education class, with several emerging cases of students with different issues. The different problematic student base caused them a constant lack of motivation, concerning their learning process, putting them in a situation of major learning difficulties which were clouding their success at the end of the cycle. The group/class also showed a poor dynamic, revealing a descending spiral of discouragement and disengagement in the school activities and in the relationships between the various individuals in the group. In this sense, the primary objective of this project is to promote inclusion through cooperation, assistance and sharing, providing the students with critical and reflection skills and encouraging the development of metacognition. Having said that, alongside with the development of academic skills, the students are expected to develop values such as fraternity and solidarity which allow them to grow in social and moral conscience terms, assuming an active role both in their own learning process and in that of others.2014-09-11T10:10:32Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5488TID:201282852porFernandes, Ana Cristina Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:45Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:28.069267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Incluir cooperando: da cooperação na sala de aula à inclusão
title Incluir cooperando: da cooperação na sala de aula à inclusão
spellingShingle Incluir cooperando: da cooperação na sala de aula à inclusão
Fernandes, Ana Cristina Martins
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
METACOGNIÇÃO
MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
COOPERATIVE LEARNING
METACOGNITION
TEACHING AND LEARNING MODELS
ACTION RESEARCH
title_short Incluir cooperando: da cooperação na sala de aula à inclusão
title_full Incluir cooperando: da cooperação na sala de aula à inclusão
title_fullStr Incluir cooperando: da cooperação na sala de aula à inclusão
title_full_unstemmed Incluir cooperando: da cooperação na sala de aula à inclusão
title_sort Incluir cooperando: da cooperação na sala de aula à inclusão
author Fernandes, Ana Cristina Martins
author_facet Fernandes, Ana Cristina Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Cristina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
METACOGNIÇÃO
MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
COOPERATIVE LEARNING
METACOGNITION
TEACHING AND LEARNING MODELS
ACTION RESEARCH
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
METACOGNIÇÃO
MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
COOPERATIVE LEARNING
METACOGNITION
TEACHING AND LEARNING MODELS
ACTION RESEARCH
description Cada vez mais a escola tem um papel preponderante na formação de futuros cidadãos, dotados de competências científicas e sociais, que lhes permita intervir e transformar os seus contextos: a sociedade de que fazem parte. Contudo, não é possível conceber ações de intervenção ou transformação sem que exista inclusão nessa mesma sociedade. Esta condição leva-nos, de novo, ao ponto de partida: a escola. Posto isto, é fundamental que a escola assuma a educação numa perspetiva de inclusão, pois só desta forma estará a cumprir o seu verdadeiro papel. Neste sentido, o presente relatório compreende as diversas etapas de um trabalho de projeto de investigação-ação, no âmbito do Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor. Com ele pretendeu-se elaborar uma investigação-ação numa turma do sexto ano do 2.º ciclo do ensino Básico, com vários casos emergentes de alunos com problemáticas distintas. As diferentes problemáticas base dos alunos provocavam neles uma constante desmotivação, em relação ao seu processo de aprendizagem, encontrando-se numa situação de grandes dificuldades de aprendizagem que comprometiam o seu sucesso no final de ciclo. O grupo/turma evidenciava também uma dinâmica pouco positiva, encontrando-se numa espiral decrescente de desânimo e desinteresse pelas atividades letivas e até pelas relações entre os vários indivíduos do grupo. Neste sentido, o objetivo primordial deste projeto é promover a inclusão através da cooperação, da entreajuda e da partilha, dotando os alunos de capacidades de espírito crítico e de reflexão, fomentando o desenvolvimento da metacognição. Posto isto, pretende-se que a par do desenvolvimento de competências académicas, os alunos da turma desenvolvam valores como a fraternidade e a solidariedade que lhes permitam crescer em termos sociomorais, assumindo um papel ativo tanto no seu processo de aprendizagem como no dos demais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-09-11T10:10:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5488
TID:201282852
url http://hdl.handle.net/10437/5488
identifier_str_mv TID:201282852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131231563022336