Necessidades de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico : um contributo para o seu estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sandra Cristina Vieira Guiomar da, 1978-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2828
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
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spelling Necessidades de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico : um contributo para o seu estudoFormação de professoresNecessidades de formaçãoEnsino básico (1º ciclo)Teses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O presente trabalho insere-se na área científica das Ciências da Educação, no domínio da Formação de Professores, mais concretamente na Formação Contínua de Professores, em Portugal. Teve como objectivo primordial o estudo das necessidades de formação segundo a perspectiva dos professores do 1º ciclo relativamente a competências hoje definidas como essenciais para a profissão docente. Defendemos que a determinação das necessidades de formação é um instrumento fundamental de planificação da formação que deverá informar a tomada de decisão de todos os agentes envolvidos no sistema educativo, nomeadamente no que se refere à Formação de Professores. A partir da análise dos perfis geral e específico de desempenho profissional do professor do 1º ciclo do Ensino Básico e de trabalhos de Philippe Perrenoud, desenvolvemos um questionário dirigido a conhecer o grau de interesse desses profissionais em frequentar acções de formação orientadas para a aquisição/desenvolvimento de competências aí referenciadas. O questionário, aplicado a todos os professores de três agrupamentos de escola pertencentes ao concelho de Cascais, distrito de Lisboa, permitiu recolha de dados que foram tratados estatisticamente através do programa Statistical Package for the Social Sciences, vulgarmente designado por SPSS. Desde o primeiro momento, considerámos que as eventuais necessidades de formação desses professores estariam directamente relacionadas com o seu desejo, a sua vontade, o seu interesse em frequentar acções de formação no sentido do desenvolvimento do seu próprio conhecimento ou de forma a preencher uma lacuna. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que os professores que participaram no nosso estudo revelam ter elevados graus de interesse em várias categorias de competências. Destacamos a categoria Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação, sendo o item relativo à concepção de planos de aulas para crianças com necessidades educativas específicas o que reuniu mais interesse por parte dos docentes, assinalamos também que a categoria menos escolhida foi a directamente relacionada com o confronto dos deveres e os dilemas éticos da profissão. Os professores da amostra estudada consideraram possuir interesse em quase todas as áreas propostas, o que pode eventualmente significar que estão motivados para frequentar acções de formação que englobem a maioria dos objectivos previstos através do questionário apresentado. Manifestam interesse em reflectir e em desenvolver competências englobadas em diferentes categorias o que nos leva a pensar que têm vontade em introduzir alguma mudança no quotidiano educativo. Também pudemos determinar que os factores de caracterização dos docentes não influenciaram os níveis de interesse revelados.This present dissertation is inserted in the scientific field of Education Sciences, specifically in Teacher Formation, in Portugal. Had as its primary objective the study of training needs from the perspective of teachers from basic instruction in relation to competencies defined by Philippe Perrenoud (1999) as essential to teaching profession. From those ten categories of competencies and profiles of general and specific job performance of the teacher from first cycle of basic education were extrapolated item for each one. We developed a questionnaire with fifty nine items in which teacher were asked to rate their level of interest in attending training in various ways that mirror these items. The questionnaires were distributed personally to all teachers in three school groups belonging to the municipality of Cascais, Lisbon district. All data were treated statistically. For treatment of the data, we used the Statistical Package for Social Sciences, commonly referred to SPSS. From the first moment, we felt that any training needs of these teachers would be directly related to their desire, their will and their interest in attending training in developing their own knowledge or to fill a gap. The analysis of data collected showed that the teachers who participated in our study show high degrees of interest in several categories of skills. Within which we highlight the category Design and evolving devices for differentiation, being the item on the design of lesson plans for children with special educational needs the one who attracted more interest from teachers. Moreover, the category least chosen, but in a very peculiar way, was the one directly related to the clash of duties and ethical dilemmas of the profession. Teachers of the sample have showed interest in almost all proposed areas which could eventually mean that they are motivated to attend training courses covering most objectives set through the questionnaire. We can also determine that the characterization of teachers did not influence the levels of interest disclosed. In general, teachers in our study manifest an interest in reflect, develop skills encompassed in different categories which lead us to think that they have desire to introduce any changes in everyday education. We believe that the determination of training needs is an essential tool for planning of training, which should inform the decision making of all involved elements in the education system. It is undeniable that in a society in constant change, teacher education has a key role in monitoring these changes permanent, just so the teachers of our country could outline objectives as the way forward to contribute to the fight against school failure and develop efficient means of research and practical reflection.Rodrigues, Ângela, 1948-Repositório da Universidade de LisboaRocha, Sandra Cristina Vieira Guiomar da, 1978-2011-03-28T09:18:13Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:04.886147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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