O papel das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na extensão rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, C.A.M.
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1090
Resumo: Os conhecimentos genéricos que viabilizam a utilização das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (NTIC) na formação dos alunos e técnicos, bem como as razões que justificam essa utilização, são de natureza transversal e como tal aplicáveis em praticamente todas as disciplinas. Não obstante, as disciplinas que leccionamos (Extensão Florestal, Extensão Rural, Desenvolvimento Rural e Sociologia do Ambiente), contemplam o recurso a metodologias que, na sua essência, se fundamentam no processo de comunicação entre investigadores, técnicos e agricultores. Por esta ordem de ideias, revela-se bastante oportuna a inclusão, nos planos curriculares destas disciplinas, do estudo das NTIC e das condições e implicações da sua utilização, se bem que este deva ser feito segundo diferentes abordagens e diferentes objectivos. Relativamente a estes, somos de opinião que não devemos enveredar pelo estudo de especificações técnicas das NTIC, no sentido de dar a conhecer como funcionam nem como se estruturam as redes e os protocolos utilizados. Os objectivos devem centrar-se na óptica do utilizador das NTIC, que para uma utilização eficiente, apenas deve ter conhecimento das suas potencialidades. Neste âmbito, deve-se privilegiar o ensino das suas vantagens e limitações bem como o processo de adopção das NTIC e consequentes implicações, nomeadamente no que respeita a sociedade em geral, ao mundo agrícola e ao mundo rural.
id RCAP_f72d6434ad52deeeefa3806f4c4fbb9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1090
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na extensão ruralTICExtensão ruralOs conhecimentos genéricos que viabilizam a utilização das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (NTIC) na formação dos alunos e técnicos, bem como as razões que justificam essa utilização, são de natureza transversal e como tal aplicáveis em praticamente todas as disciplinas. Não obstante, as disciplinas que leccionamos (Extensão Florestal, Extensão Rural, Desenvolvimento Rural e Sociologia do Ambiente), contemplam o recurso a metodologias que, na sua essência, se fundamentam no processo de comunicação entre investigadores, técnicos e agricultores. Por esta ordem de ideias, revela-se bastante oportuna a inclusão, nos planos curriculares destas disciplinas, do estudo das NTIC e das condições e implicações da sua utilização, se bem que este deva ser feito segundo diferentes abordagens e diferentes objectivos. Relativamente a estes, somos de opinião que não devemos enveredar pelo estudo de especificações técnicas das NTIC, no sentido de dar a conhecer como funcionam nem como se estruturam as redes e os protocolos utilizados. Os objectivos devem centrar-se na óptica do utilizador das NTIC, que para uma utilização eficiente, apenas deve ter conhecimento das suas potencialidades. Neste âmbito, deve-se privilegiar o ensino das suas vantagens e limitações bem como o processo de adopção das NTIC e consequentes implicações, nomeadamente no que respeita a sociedade em geral, ao mundo agrícola e ao mundo rural.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAlmeida, C.A.M.2011-12-19T16:13:42Z19981998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1090porALMEIDA, C.A.M. (1998) - O papel das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na extensão rural. Castelo Branco : [s.n.]. 36 p. Provas Públicas para a categoria de Professor Coordenador apresentadas à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:48:38Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:37.021835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na extensão rural
title O papel das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na extensão rural
spellingShingle O papel das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na extensão rural
Almeida, C.A.M.
TIC
Extensão rural
title_short O papel das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na extensão rural
title_full O papel das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na extensão rural
title_fullStr O papel das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na extensão rural
title_full_unstemmed O papel das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na extensão rural
title_sort O papel das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na extensão rural
author Almeida, C.A.M.
author_facet Almeida, C.A.M.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, C.A.M.
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Extensão rural
topic TIC
Extensão rural
description Os conhecimentos genéricos que viabilizam a utilização das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (NTIC) na formação dos alunos e técnicos, bem como as razões que justificam essa utilização, são de natureza transversal e como tal aplicáveis em praticamente todas as disciplinas. Não obstante, as disciplinas que leccionamos (Extensão Florestal, Extensão Rural, Desenvolvimento Rural e Sociologia do Ambiente), contemplam o recurso a metodologias que, na sua essência, se fundamentam no processo de comunicação entre investigadores, técnicos e agricultores. Por esta ordem de ideias, revela-se bastante oportuna a inclusão, nos planos curriculares destas disciplinas, do estudo das NTIC e das condições e implicações da sua utilização, se bem que este deva ser feito segundo diferentes abordagens e diferentes objectivos. Relativamente a estes, somos de opinião que não devemos enveredar pelo estudo de especificações técnicas das NTIC, no sentido de dar a conhecer como funcionam nem como se estruturam as redes e os protocolos utilizados. Os objectivos devem centrar-se na óptica do utilizador das NTIC, que para uma utilização eficiente, apenas deve ter conhecimento das suas potencialidades. Neste âmbito, deve-se privilegiar o ensino das suas vantagens e limitações bem como o processo de adopção das NTIC e consequentes implicações, nomeadamente no que respeita a sociedade em geral, ao mundo agrícola e ao mundo rural.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-01-01T00:00:00Z
2011-12-19T16:13:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1090
url http://hdl.handle.net/10400.11/1090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ALMEIDA, C.A.M. (1998) - O papel das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na extensão rural. Castelo Branco : [s.n.]. 36 p. Provas Públicas para a categoria de Professor Coordenador apresentadas à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130783827361792