Relatório de Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária, c/3ºCiclo, Padre António Vieira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10222 |
Resumo: | O presente relatório de estágio apresenta as opções tomadas por mim, em quatro áreas de intervenção, durante o estágio referente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos básicos e secundários, bem como os pontos fortes de cada área e algumas mudanças que faria numa segunda oportunidade, após reflexão e fundamentação da minha atuação no estágio, após término do ano letivo. Na área de Lecionação destaco o facto de ter conseguido que quase todos os alunos do 12ºCT2, com exceção de dois casos, cumprissem o nível Introdução de dois JDC, com apenas um período letivo em que os pude acompanhar, uma vez que as matérias em questão, pela sua complexidade, são as de mais difícil aprendizagem. No que concerne ao 9º4, estes tornaram-se uma turma empenhada, onde o trabalho ao nível de gestão e de instrução resultou num grande aproveitamento do tempo útil de aula. Na área de Direção de Turma, relativamente à turma do 12ºCT2, para promover mais possibilidades de decisão na escolha dos cursos de ensino superior, decidi, juntamente com o meu colega de estágio, implementar um projeto de tutorias de ensino recíproco, o qual, mesmo após o abandono das turmas, foi abraçado e aproveitado pelos alunos. Quanto ao 9º4, de modo a ajudar na resolução de problemas de aproveitamento escolar, especificamente da disciplina de Matemática, tentámos resolver os mesmos através de uma medida de caráter interdisciplinar, a qual não teve sucesso, mas que foi agarrada com rigor por nós, atribuindo eu o insucesso à clara dificuldade de implementação destas medidas numa escola onde estas práticas não são habituais. Na área de Desporto Escolar, trabalhei com o núcleo de basquetebol e consegui que todos os alunos, apesar de não cumprirem na sua totalidade o nível Introdução, percebessem e executassem com sentido de responsabilidade a procura de pontos, na sua grande maioria, através de lançamentos na passada. No Seminário abordei a questão de aferição dos critérios de avaliação do AEA e adotei uma postura que, apesar de não ter ido de encontro aos resultados desejados para o mesmo, promoveu a necessidade de olhar criticamente para os critérios e promoveu maior consenso sobre a temática dentro do GEF. O processo de estágio foi conduzido ao longo do ano letivo, conforme o que está descrito no programa de estágio, existindo uma colaboração entre a Escola Secundária, c/3ºciclo, Padre António Vieira e a Universidade Lusófona. |
id |
RCAP_f72da05bf1a34e332fe743663f1704bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10222 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária, c/3ºCiclo, Padre António VieiraMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTO ESCOLARDIRETORES DE TURMAESTÁGIOSDOCÊNCIASPORTPHYSICAL EDUCATIONSCHOOL SPORTSFORM TEACHERSTRAINEESHIPSTEACHINGO presente relatório de estágio apresenta as opções tomadas por mim, em quatro áreas de intervenção, durante o estágio referente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos básicos e secundários, bem como os pontos fortes de cada área e algumas mudanças que faria numa segunda oportunidade, após reflexão e fundamentação da minha atuação no estágio, após término do ano letivo. Na área de Lecionação destaco o facto de ter conseguido que quase todos os alunos do 12ºCT2, com exceção de dois casos, cumprissem o nível Introdução de dois JDC, com apenas um período letivo em que os pude acompanhar, uma vez que as matérias em questão, pela sua complexidade, são as de mais difícil aprendizagem. No que concerne ao 9º4, estes tornaram-se uma turma empenhada, onde o trabalho ao nível de gestão e de instrução resultou num grande aproveitamento do tempo útil de aula. Na área de Direção de Turma, relativamente à turma do 12ºCT2, para promover mais possibilidades de decisão na escolha dos cursos de ensino superior, decidi, juntamente com o meu colega de estágio, implementar um projeto de tutorias de ensino recíproco, o qual, mesmo após o abandono das turmas, foi abraçado e aproveitado pelos alunos. Quanto ao 9º4, de modo a ajudar na resolução de problemas de aproveitamento escolar, especificamente da disciplina de Matemática, tentámos resolver os mesmos através de uma medida de caráter interdisciplinar, a qual não teve sucesso, mas que foi agarrada com rigor por nós, atribuindo eu o insucesso à clara dificuldade de implementação destas medidas numa escola onde estas práticas não são habituais. Na área de Desporto Escolar, trabalhei com o núcleo de basquetebol e consegui que todos os alunos, apesar de não cumprirem na sua totalidade o nível Introdução, percebessem e executassem com sentido de responsabilidade a procura de pontos, na sua grande maioria, através de lançamentos na passada. No Seminário abordei a questão de aferição dos critérios de avaliação do AEA e adotei uma postura que, apesar de não ter ido de encontro aos resultados desejados para o mesmo, promoveu a necessidade de olhar criticamente para os critérios e promoveu maior consenso sobre a temática dentro do GEF. O processo de estágio foi conduzido ao longo do ano letivo, conforme o que está descrito no programa de estágio, existindo uma colaboração entre a Escola Secundária, c/3ºciclo, Padre António Vieira e a Universidade Lusófona.This internship report presents the options selected by me, in four areas of intervention, during the internship related to the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in basic and secondary education, as well as the strengths of each area and some changes that could be made at the second opportunity, after reflection and justification of my performance in the internship, after the end of the school year. In the area of Teaching almost all students of 12ºCT2, with the exception of two cases, fulfill the Introduction level of two JDC, with only one academic period in which the students were taught by me, since the subjects in question, by their complexity, are the most difficult to learn. About 9º4, they learned how to have a good work ethic and became a committed class, where work at the management and instruction level resulted in a great use of class time. In the Class Management area, in relation to the 12ºCT2 class, to promote more possibilities of decision when choosing higher education courses, with help from my internship colleague, we decided to implement a reciprocal tutoring project, that even after leaving the classes, it was embraced and used by the students. As for 9º4, to help solving problems of academic achievement on the mathematics discipline, we decided about solving problems through an interdisciplinary measure. Although, this measure was unsuccessful, due to the fact that these measures were not usual in that school. In the School Sports area, I worked with the basketball team and got all the students, despite not meeting the initial level, realized and executed with the objective of responsibility in the search for points, most of them, through launches in the past. At the Seminar, the question was assessing the AEA's evaluation criteria and i adopted a posture that, despite not having met with the desired results for it, promoted the need to look critically from the candidates and promote greater consensus on the subject within the GEF. The internship process was conducted throughout the school year, as described in the internship program, with a collaboration between the Secondary School, with 3rd cycle, Padre António Vieira and Universidade Lusófona.2020-06-04T18:17:57Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10222TID:202460843porSerra, Francisco Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:31:50Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:52.377379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária, c/3ºCiclo, Padre António Vieira |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária, c/3ºCiclo, Padre António Vieira |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária, c/3ºCiclo, Padre António Vieira Serra, Francisco Ferreira MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA ESTÁGIOS DOCÊNCIA SPORT PHYSICAL EDUCATION SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS TRAINEESHIPS TEACHING |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária, c/3ºCiclo, Padre António Vieira |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária, c/3ºCiclo, Padre António Vieira |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária, c/3ºCiclo, Padre António Vieira |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária, c/3ºCiclo, Padre António Vieira |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária, c/3ºCiclo, Padre António Vieira |
author |
Serra, Francisco Ferreira |
author_facet |
Serra, Francisco Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serra, Francisco Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA ESTÁGIOS DOCÊNCIA SPORT PHYSICAL EDUCATION SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS TRAINEESHIPS TEACHING |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA ESTÁGIOS DOCÊNCIA SPORT PHYSICAL EDUCATION SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS TRAINEESHIPS TEACHING |
description |
O presente relatório de estágio apresenta as opções tomadas por mim, em quatro áreas de intervenção, durante o estágio referente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos básicos e secundários, bem como os pontos fortes de cada área e algumas mudanças que faria numa segunda oportunidade, após reflexão e fundamentação da minha atuação no estágio, após término do ano letivo. Na área de Lecionação destaco o facto de ter conseguido que quase todos os alunos do 12ºCT2, com exceção de dois casos, cumprissem o nível Introdução de dois JDC, com apenas um período letivo em que os pude acompanhar, uma vez que as matérias em questão, pela sua complexidade, são as de mais difícil aprendizagem. No que concerne ao 9º4, estes tornaram-se uma turma empenhada, onde o trabalho ao nível de gestão e de instrução resultou num grande aproveitamento do tempo útil de aula. Na área de Direção de Turma, relativamente à turma do 12ºCT2, para promover mais possibilidades de decisão na escolha dos cursos de ensino superior, decidi, juntamente com o meu colega de estágio, implementar um projeto de tutorias de ensino recíproco, o qual, mesmo após o abandono das turmas, foi abraçado e aproveitado pelos alunos. Quanto ao 9º4, de modo a ajudar na resolução de problemas de aproveitamento escolar, especificamente da disciplina de Matemática, tentámos resolver os mesmos através de uma medida de caráter interdisciplinar, a qual não teve sucesso, mas que foi agarrada com rigor por nós, atribuindo eu o insucesso à clara dificuldade de implementação destas medidas numa escola onde estas práticas não são habituais. Na área de Desporto Escolar, trabalhei com o núcleo de basquetebol e consegui que todos os alunos, apesar de não cumprirem na sua totalidade o nível Introdução, percebessem e executassem com sentido de responsabilidade a procura de pontos, na sua grande maioria, através de lançamentos na passada. No Seminário abordei a questão de aferição dos critérios de avaliação do AEA e adotei uma postura que, apesar de não ter ido de encontro aos resultados desejados para o mesmo, promoveu a necessidade de olhar criticamente para os critérios e promoveu maior consenso sobre a temática dentro do GEF. O processo de estágio foi conduzido ao longo do ano letivo, conforme o que está descrito no programa de estágio, existindo uma colaboração entre a Escola Secundária, c/3ºciclo, Padre António Vieira e a Universidade Lusófona. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019 2020-06-04T18:17:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/10222 TID:202460843 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/10222 |
identifier_str_mv |
TID:202460843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131225499107328 |