Desenvolvimento de competências para um cuidado de enfermagem seguro e de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Mariana Barroso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41620
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” decorrente do 15º curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica do Instituto de Ciências da Saúde (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. Através de metodologia descritiva e reflexiva, aborda o processo de aquisição de competências comuns e específicas, na assistência à pessoa em situação crítica nos contextos de estágio de Serviço de Urgência e de Emergência Extra-Hospitalar, fazendo também uma breve referência ao estágio do 1º ano numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. Realizou-se uma reflexão sobre a importância da segurança e da qualidade nos cuidados de enfermagem, como temática central, salientando-se a importância da implementação de políticas e estratégias que reduzam os incidentes durante a prestação de cuidados, como também, a importância do cumprimento das regras e da procura da melhor e mais atual evidência científica por parte dos enfermeiros. No estágio do 1º ano do curso foi possível desenvolver um trabalho relacionado com a abordagem à família da pessoa em situação crítica com o objetivo de satisfazer as suas necessidades e facilitando também a conduta de atuação dos profissionais de enfermagem. Em contexto de Serviço de Urgência e de Emergência Extra-Hospitalar, tendo por base os domínios das competências comuns do Enfermeiro Especialista, no domínio da prática profissional ética e legal, foi desenvolvida a capacidade de execução de práticas com base nas normas legais, nos princípios éticos e na deontologia profissional respeitando os direitos humanos. No domínico da melhoria contínua da qualidade foram realizados trabalhos sobre o transporte secundário da pessoa em situação crítica e sobre os contributos da supervisão clínica em enfermagem que visaram colaborar nos programas de melhoria contínua e desenvolver práticas seguras e de qualidade. Quanto ao domínico da gestão dos cuidados destaca-se a capacidade de gestão de cuidados e de recursos otimizando a resposta da equipa e, por fim, no domínio do desenvolvimento das aprendizagens o desenvolvimento do autoconhecimento e da assertividade. As pesquisas de literatura realizadas, as reflexões e atividades desenvolvidas, os cuidados prestados e as experiências vividas contribuíram para o crescimento profissional e pessoal, promovendo o pensamento crítico-reflexivo enquanto Mestre e Enfermeira Especialista. Todo este percurso trouxe implicações para a prática profissional, pois, permitiu desenvolver conhecimentos e competências alicerçadas na investigação contribuindo para a resolução de problemas e para a gestão de qualidade em saúde.
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spelling Desenvolvimento de competências para um cuidado de enfermagem seguro e de qualidadeDevelopment of skills for safe and quality nursing carePessoa em situação críticaSegurançaQualidadeSupervisão clínicaCritically ill patientSafetyQualityClinical supervisionDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” decorrente do 15º curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica do Instituto de Ciências da Saúde (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. Através de metodologia descritiva e reflexiva, aborda o processo de aquisição de competências comuns e específicas, na assistência à pessoa em situação crítica nos contextos de estágio de Serviço de Urgência e de Emergência Extra-Hospitalar, fazendo também uma breve referência ao estágio do 1º ano numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. Realizou-se uma reflexão sobre a importância da segurança e da qualidade nos cuidados de enfermagem, como temática central, salientando-se a importância da implementação de políticas e estratégias que reduzam os incidentes durante a prestação de cuidados, como também, a importância do cumprimento das regras e da procura da melhor e mais atual evidência científica por parte dos enfermeiros. No estágio do 1º ano do curso foi possível desenvolver um trabalho relacionado com a abordagem à família da pessoa em situação crítica com o objetivo de satisfazer as suas necessidades e facilitando também a conduta de atuação dos profissionais de enfermagem. Em contexto de Serviço de Urgência e de Emergência Extra-Hospitalar, tendo por base os domínios das competências comuns do Enfermeiro Especialista, no domínio da prática profissional ética e legal, foi desenvolvida a capacidade de execução de práticas com base nas normas legais, nos princípios éticos e na deontologia profissional respeitando os direitos humanos. No domínico da melhoria contínua da qualidade foram realizados trabalhos sobre o transporte secundário da pessoa em situação crítica e sobre os contributos da supervisão clínica em enfermagem que visaram colaborar nos programas de melhoria contínua e desenvolver práticas seguras e de qualidade. Quanto ao domínico da gestão dos cuidados destaca-se a capacidade de gestão de cuidados e de recursos otimizando a resposta da equipa e, por fim, no domínio do desenvolvimento das aprendizagens o desenvolvimento do autoconhecimento e da assertividade. As pesquisas de literatura realizadas, as reflexões e atividades desenvolvidas, os cuidados prestados e as experiências vividas contribuíram para o crescimento profissional e pessoal, promovendo o pensamento crítico-reflexivo enquanto Mestre e Enfermeira Especialista. Todo este percurso trouxe implicações para a prática profissional, pois, permitiu desenvolver conhecimentos e competências alicerçadas na investigação contribuindo para a resolução de problemas e para a gestão de qualidade em saúde.This This report comes within the scope of the Curricular Unit “Final Internship and Report” resulting from the 15th Master's Degree in Nursing with specialization in Medical Surgical Nursing in the area of Critical Care Patients of the Institute of Health Sciences (Porto) of the Universidade Católica Portuguesa. Through a descriptive and reflective methodology, it addresses the process of acquiring common and specific skills in the assistance to critically ill patient in the internship contexts of the Emergency Service and Extra-Hospital Emergency, also making a brief reference to the 1st year internship in a Multipurpose Intensive Care Unit. A reflection was carried out on the importance of safety and quality in nursing care, as a central theme, emphasizing the importance of implementing policies and strategies that reduce incidents during the provision of care, as well as the importance of nurses ‘compliance of the rules and the search for the best and most current scientific evidence. In the internship of the 1st year of the course, it was possible to develop a work related to the approach to the family of the person in a critical condition, with the objective of satisfying their needs and also facilitating the behavior of the nursing professionals. In the context of Emergency Service and Extra-Hospital Emergency, based on the areas of common competences of the Specialist Nurse, in the field of ethical and legal professional practice, the capacity to carry out practices was developed based on legal norms, on the principles ethics and professional deontology respecting human rights. In the field of continuous quality improvement, work was carried out on the secondary transport of critically ill patients and on the contributions of clinical supervision in nursing, which aimed to collaborate in continuous improvement programs and to develop safe and quality practices. As for the domain of care management, emphasis is given to the ability to manage care and resources by optimizing the team's response and, finally, in the area of learning development, the development of self-knowledge and assertiveness. The literature searches carried out, the reflections and activities developed, the care provided and the experiences lived contributed to professional and personal growth, promoting critical-reflective thinking as a Master and Specialist Nurse. This entire path has implications for professional practice, as it has allowed the development of knowledge and skills based on research, contributing to problem solving and quality management in health.Oliveira, Irene Maria SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSaraiva, Mariana Barroso2024-01-01T01:30:42Z2023-06-282023-032023-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41620TID:203324196porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-02T01:36:16Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:17.343543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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