Criação de uma solução conceptual que permita uma integração entre ERPs e redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Restolho, André Filipe Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9378
Resumo: O presente trabalho apresenta uma solução conceptual para a problemática de integração de ERP com Redes Sociais. Para isto é proposto um modelo conceptual de integração entre estes sistemas. Baseado no modelo proposto foi implementada uma aplicação que permite a integração entre ERP e redes sociais usando CRM. O ERP utilizado nesta implementação foi o SAP. A escolha do ERP baseou-se com o facto de tentar criar uma solução o mais abrangente possível, já que este é o ERP com mais quota de mercado atualmente. Para rede social foi selecionada o Facebook por motivos semelhantes de mercado. Foi efetuada uma revisão da literatura, que inclui uma preocupação com todos os temas necessários e relevantes para a resolução e compreensão deste problema. A aplicação implementada consiste em criar campanhas publicitarias utilizando dados diretamente do ERP em questão e exportando-os de forma especifica, controlada e personalizada para o Facebook. Os utilizadores desta aplicação podem personalizar aspetos das campanhas publicitarias como os artigos pertencentes, os clientes que vão receber a campanha entre outros aspetos. O modelo desenvolvido é facilmente aplicado a uma qualquer industria e pode servir como suporte para empresas informáticas que pretendam desenvolver software nesta área.
id RCAP_f73d41c2f26a55d82ce3d1184c8f87c0
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de uma solução conceptual que permita uma integração entre ERPs e redes sociaisCRMERPSAPFacebookO presente trabalho apresenta uma solução conceptual para a problemática de integração de ERP com Redes Sociais. Para isto é proposto um modelo conceptual de integração entre estes sistemas. Baseado no modelo proposto foi implementada uma aplicação que permite a integração entre ERP e redes sociais usando CRM. O ERP utilizado nesta implementação foi o SAP. A escolha do ERP baseou-se com o facto de tentar criar uma solução o mais abrangente possível, já que este é o ERP com mais quota de mercado atualmente. Para rede social foi selecionada o Facebook por motivos semelhantes de mercado. Foi efetuada uma revisão da literatura, que inclui uma preocupação com todos os temas necessários e relevantes para a resolução e compreensão deste problema. A aplicação implementada consiste em criar campanhas publicitarias utilizando dados diretamente do ERP em questão e exportando-os de forma especifica, controlada e personalizada para o Facebook. Os utilizadores desta aplicação podem personalizar aspetos das campanhas publicitarias como os artigos pertencentes, os clientes que vão receber a campanha entre outros aspetos. O modelo desenvolvido é facilmente aplicado a uma qualquer industria e pode servir como suporte para empresas informáticas que pretendam desenvolver software nesta área.The present work presents a conceptual solution to solve the problems related with a ERP/Social Network integration. In order to fulfill that goal a conceptual model was created. Based on this model an application was proposed that allows such integration. The ERP system used in this implementation was SAP. The choice of this ERP was based on the fact that we are trying to create the broadest solution possible since SAP is currently the ERP with more market share. The social network selected for this work was Facebook, it was chosen for the same reasons than SAP. A literature review was carried out, which includes a concern with every theme necessary and relevant to the resolution and understanding of this problem. The application consists on creating publicity campaigns using data from the ERP database and exporting it, in a specific, controlled, and personalized way to Facebook. The users of this application will be able to personalize the aspects of publicity campaigns they create such as items or the clients that will receive that particular campaign. The model developed is easily applied to any industry and it can serve as support for other IT companies that intend to develop software on this field.2015-07-21T14:07:46Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/9378TID:201047349porRestolho, André Filipe Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:14Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:16.239939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de uma solução conceptual que permita uma integração entre ERPs e redes sociais
title Criação de uma solução conceptual que permita uma integração entre ERPs e redes sociais
spellingShingle Criação de uma solução conceptual que permita uma integração entre ERPs e redes sociais
Restolho, André Filipe Costa
CRM
ERP
SAP
Facebook
title_short Criação de uma solução conceptual que permita uma integração entre ERPs e redes sociais
title_full Criação de uma solução conceptual que permita uma integração entre ERPs e redes sociais
title_fullStr Criação de uma solução conceptual que permita uma integração entre ERPs e redes sociais
title_full_unstemmed Criação de uma solução conceptual que permita uma integração entre ERPs e redes sociais
title_sort Criação de uma solução conceptual que permita uma integração entre ERPs e redes sociais
author Restolho, André Filipe Costa
author_facet Restolho, André Filipe Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Restolho, André Filipe Costa
dc.subject.por.fl_str_mv CRM
ERP
SAP
Facebook
topic CRM
ERP
SAP
Facebook
description O presente trabalho apresenta uma solução conceptual para a problemática de integração de ERP com Redes Sociais. Para isto é proposto um modelo conceptual de integração entre estes sistemas. Baseado no modelo proposto foi implementada uma aplicação que permite a integração entre ERP e redes sociais usando CRM. O ERP utilizado nesta implementação foi o SAP. A escolha do ERP baseou-se com o facto de tentar criar uma solução o mais abrangente possível, já que este é o ERP com mais quota de mercado atualmente. Para rede social foi selecionada o Facebook por motivos semelhantes de mercado. Foi efetuada uma revisão da literatura, que inclui uma preocupação com todos os temas necessários e relevantes para a resolução e compreensão deste problema. A aplicação implementada consiste em criar campanhas publicitarias utilizando dados diretamente do ERP em questão e exportando-os de forma especifica, controlada e personalizada para o Facebook. Os utilizadores desta aplicação podem personalizar aspetos das campanhas publicitarias como os artigos pertencentes, os clientes que vão receber a campanha entre outros aspetos. O modelo desenvolvido é facilmente aplicado a uma qualquer industria e pode servir como suporte para empresas informáticas que pretendam desenvolver software nesta área.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2014-12
2015-07-21T14:07:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/9378
TID:201047349
url http://hdl.handle.net/10071/9378
identifier_str_mv TID:201047349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134864506617856