A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barão, Josué Ruben Nunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27378
Resumo: Mestrado Bolonha em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
id RCAP_f73ed171baa361475be713424ed9dd7e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto EgroundwaterCiência CidadãGovernançaEducaçãoSustentabilidadeAquíferoCitizen ScienceGovernanceEducationSustainabilityAquiferMestrado Bolonha em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e InovaçãoA ciência cidadã consiste numa forma de investigação que inclui cidadãos/ãs não investigadores/as no processo científico, procurando facilitar de forma inovadora o diálogo da ciência com a sociedade. A presente dissertação interroga-se acerca deste paradigma que reflete a transformação da relação entre ciência-sociedade, e que coloca desafios tanto no processo como nos resultados obtidos (a capacidade dos vários atores participantes, o nível de colaboração e de intervenção no processo e a qualidade e a natureza dos resultados alcançados). Para compreender como funciona a ciência cidadã, a tese usa o método de estudo de caso. O caso analisado corresponde a um projeto internacional em curso- o projeto eGroundwater- que aplica a ciência cidadã em contexto escolar no âmbito do problema da degradação dos aquíferos, em particular do aquífero de Campina-Faro (Algarve). Apoiandose, em parte, em Capdevilla et al., (2020) e Kieslinger et al. (2018), o trabalho levanta as seguintes questões: (1) quais as entidades e os atores participantes que integram este projeto de ciência cidadã no contexto escolar, e que atributos os/as caraterizam? (2) quais os processos postos em prática na implementação de projetos de Ciência Cidadã nas escolas? e (3) que impactos se podem esperar de projetos de ciência cidadã com escolas? O trabalho é amplamente exploratório e qualitativo pois usa a observação etnográfica e entrevistas realizadas a professores participantes no projeto. Cruzando os vários registos sobre este estudo de caso, observou-se que a operacionalização de um projeto de Ciência Cidadã depende da conjugação de processos, como o treino e a comunicação entre partes, como também da natureza dos atributos dos atores e entidades integrantes e do seu desenvolvimento. Finalmente, depreende-se que é possível criar conhecimento científico a partir da cooperação entre universidades e escolas, empoderando professores na sua atividade letiva, estimulando a reflexão dos estudantes para a cidadania, e expandindo o acesso dos investigadores a novos dados.Citizen science is a form of research that includes citizens in the scientific process, seeking to facilitate the dialogue between science and society in an innovative way. This dissertation questions this paradigm that reflect the transformation of the relationship between science and society, and that poses challenges both in the process and in the results obtained (the capacity of the various participating actors, the level of collaboration and intervention in the process and the quality and nature of the results achieved). To understand how citizen science works, the thesis uses the case study method. The analysed case corresponds to an ongoing international project - the eGroundwater project - which applies citizen science in a school context within the scope of the problem of aquifer degradation, in particular the Campina-Faro aquifer (Algarve). Relying, in part, on Capdevilla et al., (2020) and Kieslinger et al. (2018), the work raises the following questions: (1) which entities and participating actors are part of this citizen science project in a school context, and what attributes characterize them? (2) what are the processes put into practice in the implementation of Citizen Science projects in schools? and (3) what impacts can be expected from citizen science projects with schools? The work is largely exploratory and qualitative as it uses ethnographic observation and interviews with teachers participating in the project. Crossing the various records on this case study, it was observed that the implementation of a Citizen Science project depends on the combination of processes, such as training and communication between parties, as well as on the nature of the attributes of the actors and constituent entities and their development. Finally, it appears that it is possible to create scientific knowledge from cooperation between universities and schools, empowering teachers in their teaching activity, stimulating students' reflection on citizenship, and expanding researchers' access to new data.Instituto Superior de Economia e GestãoBento, SofiaRepositório da Universidade de LisboaBarão, Josué Ruben Nunes2023-03-02T16:38:18Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27378porBarão, Josué Ruben Nunes (2022). “A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:51.444390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater
title A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater
spellingShingle A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater
Barão, Josué Ruben Nunes
Ciência Cidadã
Governança
Educação
Sustentabilidade
Aquífero
Citizen Science
Governance
Education
Sustainability
Aquifer
title_short A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater
title_full A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater
title_fullStr A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater
title_full_unstemmed A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater
title_sort A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater
author Barão, Josué Ruben Nunes
author_facet Barão, Josué Ruben Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bento, Sofia
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barão, Josué Ruben Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Cidadã
Governança
Educação
Sustentabilidade
Aquífero
Citizen Science
Governance
Education
Sustainability
Aquifer
topic Ciência Cidadã
Governança
Educação
Sustentabilidade
Aquífero
Citizen Science
Governance
Education
Sustainability
Aquifer
description Mestrado Bolonha em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-03-02T16:38:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/27378
url http://hdl.handle.net/10400.5/27378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barão, Josué Ruben Nunes (2022). “A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131205929533440