A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/27378 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação |
id |
RCAP_f73ed171baa361475be713424ed9dd7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27378 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto EgroundwaterCiência CidadãGovernançaEducaçãoSustentabilidadeAquíferoCitizen ScienceGovernanceEducationSustainabilityAquiferMestrado Bolonha em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e InovaçãoA ciência cidadã consiste numa forma de investigação que inclui cidadãos/ãs não investigadores/as no processo científico, procurando facilitar de forma inovadora o diálogo da ciência com a sociedade. A presente dissertação interroga-se acerca deste paradigma que reflete a transformação da relação entre ciência-sociedade, e que coloca desafios tanto no processo como nos resultados obtidos (a capacidade dos vários atores participantes, o nível de colaboração e de intervenção no processo e a qualidade e a natureza dos resultados alcançados). Para compreender como funciona a ciência cidadã, a tese usa o método de estudo de caso. O caso analisado corresponde a um projeto internacional em curso- o projeto eGroundwater- que aplica a ciência cidadã em contexto escolar no âmbito do problema da degradação dos aquíferos, em particular do aquífero de Campina-Faro (Algarve). Apoiandose, em parte, em Capdevilla et al., (2020) e Kieslinger et al. (2018), o trabalho levanta as seguintes questões: (1) quais as entidades e os atores participantes que integram este projeto de ciência cidadã no contexto escolar, e que atributos os/as caraterizam? (2) quais os processos postos em prática na implementação de projetos de Ciência Cidadã nas escolas? e (3) que impactos se podem esperar de projetos de ciência cidadã com escolas? O trabalho é amplamente exploratório e qualitativo pois usa a observação etnográfica e entrevistas realizadas a professores participantes no projeto. Cruzando os vários registos sobre este estudo de caso, observou-se que a operacionalização de um projeto de Ciência Cidadã depende da conjugação de processos, como o treino e a comunicação entre partes, como também da natureza dos atributos dos atores e entidades integrantes e do seu desenvolvimento. Finalmente, depreende-se que é possível criar conhecimento científico a partir da cooperação entre universidades e escolas, empoderando professores na sua atividade letiva, estimulando a reflexão dos estudantes para a cidadania, e expandindo o acesso dos investigadores a novos dados.Citizen science is a form of research that includes citizens in the scientific process, seeking to facilitate the dialogue between science and society in an innovative way. This dissertation questions this paradigm that reflect the transformation of the relationship between science and society, and that poses challenges both in the process and in the results obtained (the capacity of the various participating actors, the level of collaboration and intervention in the process and the quality and nature of the results achieved). To understand how citizen science works, the thesis uses the case study method. The analysed case corresponds to an ongoing international project - the eGroundwater project - which applies citizen science in a school context within the scope of the problem of aquifer degradation, in particular the Campina-Faro aquifer (Algarve). Relying, in part, on Capdevilla et al., (2020) and Kieslinger et al. (2018), the work raises the following questions: (1) which entities and participating actors are part of this citizen science project in a school context, and what attributes characterize them? (2) what are the processes put into practice in the implementation of Citizen Science projects in schools? and (3) what impacts can be expected from citizen science projects with schools? The work is largely exploratory and qualitative as it uses ethnographic observation and interviews with teachers participating in the project. Crossing the various records on this case study, it was observed that the implementation of a Citizen Science project depends on the combination of processes, such as training and communication between parties, as well as on the nature of the attributes of the actors and constituent entities and their development. Finally, it appears that it is possible to create scientific knowledge from cooperation between universities and schools, empowering teachers in their teaching activity, stimulating students' reflection on citizenship, and expanding researchers' access to new data.Instituto Superior de Economia e GestãoBento, SofiaRepositório da Universidade de LisboaBarão, Josué Ruben Nunes2023-03-02T16:38:18Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27378porBarão, Josué Ruben Nunes (2022). “A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:51.444390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater |
title |
A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater |
spellingShingle |
A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater Barão, Josué Ruben Nunes Ciência Cidadã Governança Educação Sustentabilidade Aquífero Citizen Science Governance Education Sustainability Aquifer |
title_short |
A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater |
title_full |
A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater |
title_fullStr |
A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater |
title_full_unstemmed |
A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater |
title_sort |
A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater |
author |
Barão, Josué Ruben Nunes |
author_facet |
Barão, Josué Ruben Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bento, Sofia Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barão, Josué Ruben Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Cidadã Governança Educação Sustentabilidade Aquífero Citizen Science Governance Education Sustainability Aquifer |
topic |
Ciência Cidadã Governança Educação Sustentabilidade Aquífero Citizen Science Governance Education Sustainability Aquifer |
description |
Mestrado Bolonha em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10 2022-10-01T00:00:00Z 2023-03-02T16:38:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/27378 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/27378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barão, Josué Ruben Nunes (2022). “A escola, o aquífero e a ciência cidadã : processo e impacto da ciência cidadã no projeto Egroundwater”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131205929533440 |